Processos produtivos: o que são e como melhorar?

Por Redação Azulis

Os processos produtivos se relacionam com todas as atividades operacionais de uma empresa. Saiba o que são e como melhorar.

Processos-produtivos

Fazer uma gestão eficiente dos processos produtivos da sua empresa ajuda a melhorar o rendimento e a reduzir custos – o sonho de qualquer empreendedor.

Mas a verdade é que desde o surgimento de conceitos tão centrais quanto o taylorismo, o fordismo e o toyotismo, a indústria já passou por mudanças importantes que não podem ser ignoradas.

E como as pequenas empresas se adaptam a essa realidade e constroem um modelo de produção mais competitivo? É sobre isso que falamos ao longo deste artigo.

Se o assunto é do seu interesse, siga acompanhando!

O que são processos produtivos?

Os processos produtivos correspondem ao ciclo de etapas necessárias para transformar um insumo ou matéria-prima em bens ou serviços comercializados no mercado. O conceito vale tanto para uma grande montadora de carros quanto para um pequeno ateliê de doces artesanais.

Afinal, por mais diferentes que sejam as realidades, o objetivo é o mesmo: organizar a produção em etapas bem definidas, de modo que seja possível diminuir custos, aumentar a produtividade e manter um estoque alinhado com a demanda.

SAIBA+AZULIS: Qual o processo da DCTF e quem é obrigado a entregar?

Qual é a função dos processos produtivos?

Desenvolver processos produtivos alinhados com a estratégia do negócio é um passo essencial para manter um produto ou serviço competitivo no mercado, capaz de equilibrar a equação que envolve qualidade, custo e tempo.

Além disso, eles ajudam a identificar falhas, desperdícios e até pontos específicos que podem ser otimizados na produção. Outras características importantes incluem ainda:

  • Melhorar a capacidade do negócio de se antecipar às mudanças do mercado
  • Diminuir o ciclo de produção
  • Aumentar a qualidade dos produtos e serviços
  • Possibilitar a avaliação por indicadores de desempenho
  • Agregar valor para os stakeholders.

SAIBA+AZULIS: O que é Prospecção de Clientes e como fazer

Como os processos produtivos funcionam?

Já entendemos o que são processos produtivos. Mas como se dá o seu funcionamento?

O modo como vão ser estruturados depende muito da área de atuação, que pode ter as suas particularidades. No entanto, um aspecto em comum sempre vai ser a definição de um esquema de etapas sequenciais, que podem ser quebradas e desdobradas de acordo com as variáveis possíveis.

Sem prever as situações que fogem do comum, mas que podem ocorrer, a organização vai ser insuficiente.

Isso inclui analisar previamente a organização de métodos de trabalho, realizar o planejamento e o controle dos sistemas produtivos e dimensionar a capacidade instalada de produção. Além disso, envolve fazer a gestão de estoque e de fornecedores e mapear os critérios de segurança.

Vale lembrar que, para alcançar o máximo de eficiência, um processo produtivo precisa estar em constante análise, de modo a identificar oportunidades de aperfeiçoamento.

Tipos de processos produtivos

O que falamos logo no início do tópico anterior já permite entender que existem diferentes tipos de processos produtivos, que precisam ser adaptados de acordo com a realidade e estratégia de cada negócio. A seguir, falamos de alguns dos mais comuns deles:

  • Linha de montagem: sem muito espaço para flexibilizações, esse modelo prioriza a existência de sequências fixas e ordenadas, em que o trabalho é dividido por tarefas definidas e bastante automáticas
  • Processo de projetos: com mais possibilidades de customização, ele não costuma ser empregado em produções que tenham foco em quantidades elevadas. O produto é pensado em detalhes, mas desenvolvido a partir de um processo único de operações
  • Jobbing: aqui o volume de produção também costuma ser baixo; sua principal diferença para o tipo anterior é que os recursos usados na produção são compartilhados, e não específicos para cada produto.

E tem como melhorar processos produtivos na sua empresa? É o que vamos descobrir agora.

Como melhorar processos produtivos nas empresas?

Como vimos até aqui, a análise contínua promovida pelos processos produtivos ajuda você a tomar decisões mais estratégicas, que acompanhem as tendências do mercado e aproveitem oportunidades.

Então, é hora de focar nas dicas para colocar esse modelo de gestão em prática na sua empresa.

Realize o mapeamento de etapas

É básico, mas precisa ser feito: para começar, faça um mapeamento amplo de todas as etapas que fazem parte da produção de um produto ou serviço da sua empresa. Depois, registre cada uma delas. Pode ser até mesmo em forma de fluxograma.

Identifique gargalos

Realizada a primeira etapa, vai ficar mais fácil identificar aqueles gargalos que reduzem a capacidade de produção e aumentam os custos.

Se você perceber que a perda de tempo é um dos principais problemas, por exemplo, vai ser capaz de buscar soluções possíveis, como qualificar funcionários ou adquirir maquinário mais eficiente.

Aqui, é importante abrir espaço para o diálogo com a equipe, que pode trazer insights que passam despercebidos normalmente.

Construa um plano de ação

Depois de todo o levantamento, é hora de planejar a ação e decidir quem serão os responsáveis por cada uma das etapas programadas. Todos os itens a seguir devem ser pensados:

  • O que vai ser feito?
  • Por que vai ser realizado?
  • Onde vai acontecer?
  • Quando vai acontecer?
  • Por quem vai ser executado?
  • Como vai ser desenvolvido?
  • Quanto vai custar?

Acompanhe os resultados

Um dos pontos centrais da definição de processos produtivos é poder acompanhar o desempenho alcançado e fazer mudanças sempre que necessário. Por isso, defina indicadores e veja esse como um ponto em constante atualização.

Conte com a ajuda de quem entende do assunto

Precisa de mais tempo para focar na gestão do seu negócio? Conte com o suporte da Azulis para fazer as melhores escolhas e tornar a sua rotina como pequeno empreendedor mais eficiente.

Quer conferir mais dicas sobre o universo do empreendedorismo? Acesse o site da Azulis.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!