Curso profissionalizante: como escolher o melhor para você

Por Redação Azulis

Quer iniciar uma carreira ou se especializar em uma profissão? Essa modalidade pode ser ideal para você

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e a taxa de desemprego permanece alta no Brasil. Assim, com tantas pessoas batalhando por uma posição, é preciso estar preparado para competir, potencializando ao máximo o seu currículo. Um dos meios de tornar-se mais atrativo para o mercado é realizando um curso profissionalizante.

Abaixo, você terá todas as informações necessárias sobre esse adendo ao seu currículo. Confira!

Como funciona um curso profissionalizante

Um curso profissionalizante, também chamado de curso livre, tende a ser um curso de curta duração, bastante específico para determinada atividade de trabalho, além de ser bem prático.

Ele pode ser realizado por pessoas que já estão trabalhando na área, a fim de aprimorar seus conhecimentos, ou por quem quer começar do zero e aprender uma nova habilidade. 

Esse tipo de curso não requer que os participantes tenham algum pré-requisito (geralmente), portanto, na maior parte das vezes, pode ser realizado por trabalhadores que não finalizaram o Ensino Médio. 

A diferença de um curso profissionalizante para um curso técnico é que o segundo tem uma maior duração e é bem mais aprofundado.

Como dito, o curso profissionalizante é rápido e bastante específico, inclusive sem necessidade do aval do Ministério da Educação (MEC).

Ao final, no entanto, o aluno recebe um certificado de conclusão. Vale lembrar que cursos profissionalizantes podem ser oferecidos de forma presencial ou a distância.

Exemplos de cursos profissionalizantes

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são as duas instituições mais conhecidas no Brasil por seus cursos profissionalizantes, disponibilizados a distância ou presencialmente, nas suas unidades por todo o país, em áreas como Turismo, Gastronomia, Indústria em geral, Moda, Vendas etc.

Alguns cursos oferecidos pelo Senac são:

Cursos oferecidos pelo Senai:

Cinco benefícios de um curso profissionalizante

  • Melhores oportunidades

Claro que o grande benefício de um curso profissionalizante é a possibilidade de melhores oportunidades no mercado de trabalho. Para quem quer entrar no mercado ou mudar de carreira, mas não tem uma graduação e nem tempo para um curso mais aprofundado, os cursos profissionalizantes são ideais. Vale realizar uma pesquisa de locais que estão contratando e quais os principais cursos para inserir no currículo. 

  • Carga horária menor

Para quem busca praticidade e não tem tempo sobrando, os cursos profissionalizantes apresentam uma carga horária bem menor que cursos técnicos, tecnológicos ou mesmo uma graduação. No entanto, é preciso focar precisamente na área de atuação, já que esses cursos são bastante específicos.

  • Baixo custo

Um curso profissionalizante é bem mais barato que um curso técnico, por exemplo. É um curso mais democrático, ideal para pessoas que estão iniciando ou querem aumentar sua renda, com um salário maior, em outra carreira. 

  • Foco na prática

Sem muita teoria, o curso profissionalizante vai direto à parte prática, preparando os profissionais para atividades do dia a dia daquele trabalho. São realizadas simulações e atividades práticas para que os participantes saiam do curso já familiarizados com a situação real da profissão. 

  • Aumento de salário

Ter uma especialidade exatamente dirigida a uma determinada vaga com certeza ajuda a conquistar um melhor salário, muitas vezes maior ainda que o de uma pessoa com um curso de graduação. Por exemplo, um vendedor que, além de atuar bem na empresa, ainda se profissionalizou em técnicas de vendas, retenção de clientes etc., tem muitas chances de ser promovido a gerente e aumentar muito o salário.

Como escolher o curso profissionalizante ideal para você

Para escolher o melhor curso profissionalizante (ou os melhores), é preciso que você, antes de mais nada, defina seus objetivos.

Você quer entrar no mercado? Com que área você tem mais afinidade? Já procurou saber como está a empregabilidade? O que as vagas estão pedindo como requisitos? Ou você quer se profissionalizar em uma área específica de uma profissão na qual você já atua?

Todas essas questões são muito importantes para essa escolha. 

Em seguida, liste os cursos que mais se encaixam nas suas preferências e opte pelo que trará maiores benefícios, levando-se em conta os custos e o tempo de dedicação.

Antes de escolher definitivamente o curso profissionalizante, procure saber mais sobre a escola na qual você encontrou o curso.

Informe-se com outras pessoas que já participaram de cursos na instituição e saiba se é um local idôneo e competente.

Escolha tomada, matricule-se e bons estudos!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!