Maquininha com bobina: conheça as vantagens e as desvantagens

Por Redação Azulis

maquininha-com-bobina-vantagens-e-desvantagens

O que é uma máquina de cartão com bobina?

Bobina nada mais é do que aquele rolinho de papel preso na parte superior interna de algumas máquinas de cartão. O grande diferencial desses aparelhos é que eles imprimem o comprovante de pagamento. A primeira via, que fica com o estabelecimento comercial, sai automaticamente após a transação ser confirmada. Já a segunda via, que fica com o cliente, é opcional e pode ser simplesmente cancelada após a impressão da primeira.

A outra opção que o empreendedor tem é escolher uma máquina de cartão sem bobina, que, normalmente, é mais barata. Nesse caso, o comprovante é enviado ao cliente apenas por e-mail ou SMS.

SAIBA+IQ: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

Quais são as vantagens da maquininha com bobina?

Listamos as principais vantagens de comprar ou alugar uma máquina de cartão que imprime comprovantes de pagamento. Veja.

1. Elas já vêm com chip de dados incluso

Todas as maquininhas de cartão com bobina já vêm com um chip de dados. Portanto, elas não precisam estar conectadas a um celular para acessar a internet e processar os pagamentos. A velocidade depende da conexão escolhida pelo empresário, que pode ser GPRS, 3G ou 4G, e do pacote de dados contratado. Por ser um modelo mais completo de máquinas de cartão, todas tem a possibilidade de conexão por Wi-Fi.

A conexão com chip dá mais segurança e independência ao negócio, pois:

  • Não é preciso manter o celular próximo à máquina o tempo todo;
  • Não fica mais lenta com o fim do pacote de dados do celular.
  • Os pagamentos são mais rápidos

O pagamento realizado por meio das maquininhas com bobina é mais ágil, em razão de a conexão com chip costumar ser mais rápida que a conexão pelo celular. Além disso, a impressão do comprovante sai na hora – não é preciso perguntar o e-mail ou o telefone celular do cliente para enviar o recibo digital e ainda aguardar para saber se o processo foi concluído.

2. A empresa fica mais produtiva

Finalizando as vendas com mais rapidez, os empreendedores ganham tempo para atender outros clientes e resolver as demais pendências do estabelecimento. Além disso, não precisam se preocupar com eventuais problemas no comprovante. Essa agilidade aumenta a produtividade da empresa.

3. Dá mais credibilidade ao negócio

Além de serem positivas para o negócio, por conta da agilidade nas transações, as maquininhas com bobina transmitem uma ideia de credibilidade. Isso porque oferecem um serviço mais rápido e completo, chamando a atenção dos clientes para a profissionalização do estabelecimento.

4. Imprime relatórios de vendas diário, semanal e mensal

Outra vantagem das maquininhas com bobina é que elas permitem imprimir relatórios periódicos de venda. Esse controle facilita o fechamento do caixa da empresa, pois informa os valores de todas as transações e ajuda o empreendedor a ter uma visão melhor sobre o andamento do negócio. Algumas máquinas de cartões, como a Cielo Lio, disponibilizam tanto relatórios dos pagamentos no cartão como também em dinheiro.

5. Ideal para quem tem grande volume de vendas

Exatamente por dar agilidade às transações, as maquininhas com bobina são indicadas aos estabelecimentos que têm grande volume diário de vendas. Além disso, os relatórios periódicos e os comprovantes em papel ajudam o dono do negócio a ter mais controle sobre o caixa.

6. Vem com ferramentas de gestão

Por serem mais completas, as maquininhas com bobina podem ter também ferramentas que ajudam na administração do negócio, como catálogo para controle de estoque na própria maquininha e programas de gestão disponibilizadas pelas empresas adquirentes. É o caso do aplicativo PagSeguro Vendas, que é integrado aos modelos mais completos da PagSeguro, ou da SuperGet com bobina, que faz recarga de celular.

SAIBA+IQ: 6 dificuldades que todo empreendedor tem – e como lidar com elas

Quais são as desvantagens da maquininha com bobina?

Apesar das vantagens da máquina com bobina superarem as desvantagens, é preciso considerar alguns pontos negativos ao adquirir uma dessas para o seu negócio. Acompanhe.

1. Elas são mais caras

Conexão com chip, agilidade na transação, relatórios mensais: tudo isso tem um preço. As maquininhas com bobina costumam ter um valor de mercado para compra ou aluguel mais alto do que aquelas sem bobina, que são mais simples e oferecem menos vantagens.

2. Poucas opções no mercado

Além da desvantagem do preço, há poucas opções de máquinas de cartão com bobina no mercado. Isso significa que é preciso negociar bastante para conseguir as melhores condições.

Uma boa dica é usar nosso comparador de maquininhas. Você conhece os melhores modelos disponíveis e os atributos de cada um deles. Assim, fica bem mais fácil encontrar o ideal para o seu negócio.

3. São mais difíceis de transportar

As máquinas com bobina são maiores e mais pesadas do que as sem bobina, exatamente por serem mais completas. Por isso, podem não ser a melhor opção para vendedores de rua que precisam transportá-las o tempo todo.

SAIBA+IQ: Crédito para pequeno empreendedor está ficando mais fácil e barato

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!