Dia dos Namorados: o que os brasileiros estão planejando?

Por Fernanda Santos

Com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado 12 de junho, o comércio vai ficando cada vez mais agitado

Saber o que está nos planos dos brasileiros pode ajudar o dono de negócio a atrair mais clientes e atender melhor as expectativas

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O Dia dos Namorados está aí e promete movimentar cerca de R$ 12,3 bilhões na economia do País. Entre presentes e jantares, 99 milhões de brasileiros estão dispostos a comemorar o dia 12 de junho com seus parceiros. Em média, eles querem gastar R$ 127 reais em presentes e garantem: estão pesquisando os preços.

A conclusão é de um estudo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e mostra que, nesses dias de reta final, quem pode ganhar é o dono de negócio. Muita gente deixa os presentes e reservas para a última hora e acaba ficando sem opção – ou encontrando só produtos e serviços caros demais.

Se você tem uma lojinha, um restaurante ou algo do tipo e quer aumentar seu movimento até quarta-feira, é bom correr para pensar em jeitos de atrair mais clientes e faturar mais no Dia dos Namorados. Para ajudar, contamos para você o que os brasileiros estão planejando para esse dia especial. Veja.

Quem gosta mais de dar presentes?

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60% dos homens casados querem presentear

O dia pode ser dos namorados, mas são os casados que mais gostam de presentear seus parceiros. Segundo o estudo da CNDL, 6 em cada 10 já estão pensando em como agradar. Do lado dos namorados, pouco mais de 3 em cada 10 querem comprar presentes. De todas as pessoas que querem presentear, a maioria são homens das classes A/B com mais de 50 anos. Quanto mais jovem, menor a intenção, diz o levantamento. Esses dados são importantes para quem quer mirar um público-alvo e fazer suas campanhas ou propagandas pensando nele.

O que os brasileiros querem dar de presente?

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Perfumes são 2º presente preferido
  • As roupas saem na frente com mais de 45% das intenções de compra. Mulheres jovens de todas as classes sociais parecem gostar bastante dessa opção;
  • Depois vêm os perfumes, cosméticos e maquiagem, com 33% das intenções de homens e mulheres de todas as idades e classes sociais;
  • Na sequência, aparecem os calçados (23%), bombons e chocolates (17%) e acessórios (17%). As flores ficam um pouco abaixo no ranking, agradando apenas cerca de 1 em cada 10 entrevistados.

Onde pretendem comprar?

A maioria das pessoas (32%) pretende fazer compras em shopping centers. Em seguida, vêm as lojas online (18%) e as lojas de rua (8%).

Onde querem comemorar a noite?

  • Na onda do corte de gastos, quase 4 em cada 10 pessoas pretendem passar a noite de Dia dos Namorados em casa;
  • Depois vêm os restaurantes, que estão nos planos de 3 em cada 10 brasileiros;
  • Em terceiro lugar, estão os motéis ou hotéis – na mira de 1 em cada 10 entrevistados.

Como eles vão se preparar?

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Brasileiros vão se preparar para o dia

Não é só para os parceiros que os brasileiros pretendem dar presentes de Dia dos Namorados. Ao menos 6 em cada 10 pessoas querem comprar algo para si mesmas. A ideia é se prepararem para a comemoração especial. As opções mais procuradas são:

  • Roupas (30%);
  • Perfumes, cosméticos e maquiagem (19%);
  • Lingeries e peças intimas (18%);
  • Calçados (11%).

No que os consumidores estão de olho?

Com certeza, estão de olho no preço. Mais da metade dos consumidores (55%) está avaliando os valores na hora de escolher os presentes. Em seguida, eles querem saber de qualidade (47%) e das tão esperadas promoções ou descontos de Dia dos Namorados (41%).

Olhando esses números com atenção, é possível direcionar melhor as suas campanhas e o tom de voz das propagandas de Dia dos Namorados. Na hora de patrocinar um post no Facebook ou Instagram, por exemplo, é possível escolher quais categorias de pessoas você mais quer atingir.

Além disso, saber o que os brasileiros estão procurando no comércio é legal para bolar algumas promoções com peças específicas. Lembrando-se sempre que ser criativo e original é sempre a melhor opção.