Saldo da Nota Fiscal Paulista: saiba como consultar

Por Redação Azulis

Todos os anos, muitas pessoas pedem a Nota Fiscal Paulista nos comércios, lanchonetes e drogarias. Com isso, podem resgatar até 20% do ICMS das compras. Saiba como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista agora mesmo!

O programa de Nota Fiscal Paulista entrou em vigor em 2007. Desde então, os comércios fornecem as notas fiscais com CPF dos consumidores para que, em alguns meses, estes possam resgatar uma porcentagem do ICMS incidido sobre o valor das compras. 

Para acompanhar, basta verificar o saldo da Nota Fiscal Paulista e resgatá-lo diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado.

Entenda nos próximos parágrafos como consultar o Saldo da Nota Fiscal Paulista.

Saiba como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista

Para aproveitar melhor as vantagens que a Nota Fiscal Paulista oferece aos consumidores, o primeiro passo é criar um cadastro no site da Secretaria da Fazenda para obter login e senha do sistema. Basta preencher os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço, telefone e email, entre outros. 

Depois disso, solicite sempre ao vendedor que insira o CPF na Nota Fiscal Paulista em cada compra. Após um determinado período, para conhecer seu saldo e resgatá-lo, é só entrar novamente no site da Secretaria da Fazenda com seu login e senha e solicitar a transferência dos valores para uma conta em seu nome. 

Saiba quem pode emitir a Nota Fiscal Paulista

A participação no projeto da Nota Fiscal Paulista é obrigatória para todos os estabelecimentos comerciais localizados no Estado de São Paulo, com exceção daqueles que fornecem serviços, como energia elétrica e comunicação. 

Todos os outros, que tenham incidência de ICMS em seus produtos, devem fornecer a Nota Fiscal Paulista com CPF, quando solicitada pelo consumidor.

Entre os empreendimentos comerciais participantes, é possível citar restaurantes, lojas, mercados, entre outros.

Podem ser emitidos até seis tipos de documentos fiscais que valem como Nota Fiscal Paulista:

  • Nota Fiscal – Modelo 1/1-A;
  • Nota Fiscal de Venda a Consumidor – Modelo 2 (impressa ou online);
  • Cupom Fiscal emitido por ECF;
  • Cupom Fiscal Eletrônico – CF-e-SAT;
  • Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e.

Como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista?

Para consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista basta entrar no site da Secretaria da Fazenda com seu login e senha, clicar em “acesso ao sistema” e selecionar o período de emissão. Assim você verifica os créditos acumulados ao decorrer das compras e pode transferir o saldo para sua conta corrente ou poupança.

O que é e como funciona a Nota Fiscal Paulista?

A Nota Fiscal Paulista é um importante artifício usado para reduzir a sonegação de impostos. Para ter direito aos créditos, o consumidor deve exigir que o comerciante insira o CPF na emissão da nota.

Após o recolhimento do ICMS, uma parcela do imposto é creditado. É possível resgatar até 20% do imposto incidido em cada compra. Vale ressaltar que nem todo produto permite o resgate, como bebidas, por exemplo. 

Como resgatar o saldo da Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista oferece aos consumidores alguns benefícios como descontos, resgates de créditos das compras e sorteios. Para compreender melhor os benefícios vamos explicar cada um:

Sorteios – A cada R$ 100,00 acumulados aproximadamente, você ganha um cupom para participar de um sorteio mensal e concorrer a prêmios. 

Resgate – É possível resgatar os créditos acumulados no Saldo da Nota Fiscal Paulista a cada seis meses. 

Descontos – É possível abater o saldo da Nota Fiscal Paulista do valor do IPVA.

O conteúdo foi útil? Saiba mais sobre como emitir eletronicamente as Notas Fiscais com a Azulis! Acesse também outros conteúdos em nosso blog para ajudar em seu negócio.