Cursos do Sest Senat: valem a pena?

Por Redação Azulis

Interessado nos cursos do Sest Senat? Descubra suas principais características e se eles fazem sentido para o seu perfil.

Com mais de 26 anos de atuação, o Sest Senat oferece cursos com foco no setor de transporte em unidades de todo o Brasil, e também na modalidade de ensino a distância (EAD).

Se você está cogitando se matricular em algum dos cursos do Sest Senat, vale a pena entender, antes, como funcionam as aulas, para quem os cursos são direcionados e quais as principais opções.

Embora os cursos do Sest Senat sejam pensados principalmente para os profissionais ligados ao setor de transportes, há opções para outros perfis e áreas.

Neste artigo, você vai entender o que é Sest Senat, quais são as principais características dos cursos, e para quem eles são indicados.

Quer um guia completo com os melhores cursos para empreendedores?

Baixe e tenha acesso! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que é Sest Senat

O Sest Senat é o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Integrante do conhecido Sistema S, do qual também fazem parte o Sesi e o Senac, por exemplo, ele foi criado em 1993.

Desde então, já são mais de 26 anos de atuação em unidades distribuídas em todas as regiões do país.  O principal foco do Sest Senat é garantir formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, com destaque para o setor de transporte, principal beneficiado pela entidade.

Mas o Sest Senat também oferece atendimentos de saúde para os trabalhadores e suas famílias, em áreas como odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Anualmente, de acordo com a entidade, são realizados cerca de 5 milhões de atendimentos na área de promoção social.

Os mantenedores do Sest Senat são as empresas e os trabalhadores autônomos do transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Por isso, os valores arrecadados devem ser integralmente investidos no setor.

Dentre as principais atribuições do Sest Senat, estão os cursos voltados aos profissionais da área, aos estudantes e ao público em geral. É o que veremos a seguir.

Como são os cursos do Sest Senat

Falando de uma forma geral, o Sest Senat oferece cursos presenciais e a distância, especializados para o setor de transporte.

Entretanto, dentre as opções, há modalidades para estudantes, gestores, profissionais e público em geral, em áreas que não ficam restritas apenas ao setor de transporte. Abaixo, você confere as principais modalidades e características dos cursos do Sest Senat.

Cursos livres de formação inicial

Esses cursos, oferecidos tanto nas unidades presenciais como a distância, são voltados a quem quer obter, aprofundar ou atualizar conhecimentos.

Como público-alvo desses cursos, há desde motoristas profissionais até pessoas fora do mercado de trabalho, que precisam de conhecimento técnico ou específico para encontrar uma ocupação.

Alguns dos cursos livres de formação inicial oferecidos pelo Sest Senat são:

  • Noções de Mecânica e Elétrica Básica de Veículos;
  • Atualização para Condutores de Veículo de Transportes de Escolares;
  • Formação para Taxistas Ponto Fixo e Turismo;
  • Básico para Operador de Empilhadeira.

Cursos regulamentados

Os cursos regulamentos oferecidos pelo Sest Senat seguem resoluções de órgãos públicos e agências de regulação.

São exemplos de cursos regulamentados:

  • NR 35 – Segurança no Trabalho em Altura;
  • NR 20 – Iniciação – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
  • NR 20 – Intermediário – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis – Classe III;
  • Atualização de NR 20 – Intermediário.

Esses cursos têm como público, principalmente, os profissionais que atuam com itens perigosos e, por conta disso, as empresas precisam garantir a capacitação, conforme exigência do Ministério do Trabalho.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos oferecidos pelo Sest Senat têm como público estudantes do Ensino Médio e o público em geral.

Alguns cursos técnicos da plataforma são:

  • Noções Gerais de Manutenção Preventiva;
  • Redação Técnica;
  • Excel Intermediário;
  • Inglês Básico I .

Esses cursos permitem que estudantes do Ensino Médio recebam uma capacitação a mais para enfrentar o mercado de trabalho e se mostrar à altura das exigências.

Cursos de aprendizagem profissional

Os cursos de aprendizagem profissional são voltados a jovens de 14 a 24 anos de idade, e têm como principal objetivo a inserção desses jovens no programa Jovem Aprendiz.

Além de instruir os jovens, esses cursos também criam um ranking de alunos, para estimular a meritocracia e permitir que as empresas encontrem talentos com mais facilidade.

A capacitação consiste em uma palestra sobre empregabilidade, além de um curso presencial sobre gestão do tempo, qualidade e produtividade, ética profissional, desenvolvimento motivacional e trabalho em equipe.

Cursos para gestores

O Sest Senat também oferece cursos de qualificação para quem atua no nível gerencial de empresas de transporte.

Os principais cursos de nível gerencial oferecidos pela plataforma são:

  • Especialização em Gestão de Negócios;
  • Certificação Internacional Aviation Management;
  • Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários.

Cursos a distância

Finalmente, o Sest Senat oferece mais de 200 opções de cursos a distância, para quem é autodidata e prefere aprender no conforto de casa.

Ao todo, são nove áreas do conhecimento. Alguns dos cursos oferecidos são:

  • 5S no Escritório;
  • Precificação no Transporte Rodoviário de Cargas;
  • Administração da Frota;
  • Administração de Garagens;
  • Administração de Terminais Portuários;
  • Conhecimentos Básicos para Coordenador de Tráfego;
  • Desbravando o Excel – Passos iniciais;
  • Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;
  • Unitização e Movimentação de Contêiners.

Gratuidade para trabalhadores do setor

Todos os cursos oferecidos pelo Sest Senat são gratuitos para os profissionais do setor de transportes. Para a comunidade em geral, os cursos presenciais costumam ser pagos. Na modalidade a distância, é possível encontrar várias opções gratuitas.

Todos os cursos entregam certificados.

Saiba+Azulis – Quer saber mais sobre empreendedorismo?

Confira nosso material exclusivo, objetivo e rico de conteúdo, especialmente para você, empreendedor

Cursos da Sest Senat valem a pena?

Para responder se os cursos do Sest Senat valem a pena, ninguém melhor do que os próprios alunos.

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, oito em cada dez alunos afirmam que o desempenho profissional melhorou depois das aulas. Além disso, 35% dos egressos entrevistados relataram que os cursos proporcionaram melhorias no salário.

De fato, os cursos do Sest Senat podem ser uma ótima opção para quem precisa de uma capacitação relativamente barata, porque os conteúdos são voltados ao mercado de trabalho.

Jovens, em especial, podem obter vantagens com os cursos, afinal chegarão ao mercado de trabalho mais preparados para atender às expectativas das empresas. Para conhecer mais sobre os cursos e fazer sua inscrição, acesse o site do Sest Senat.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!