Curso de empreendedorismo: aprenda antes de abrir um negócio

Por Redação Azulis

Entre no mundo dos negócios com muito conhecimento e seja bem-sucedido

Abrir um negócio é o sonho de muita gente, apesar das conhecidas dificuldades.

Por isso, é preciso obter todo conhecimento possível antes de partir para a prática, a fim de adquirir características empreendedoras, como liderança, resiliência, proatividade e estratégia, e também entender como funcionam as atividades inerentes a um negócio, pesquisando seu mercado, realizando um planejamento, estipulando metas, objetivos e indicadores.

Assim, realizar um curso de empreendedorismo é um procedimento bastante indicado antes de abrir uma empresa.

Como funciona um curso de empreendedorismo

Um curso de empreendedorismo basicamente ensina os participantes a empreender. Para isso, ele precisa adquirir certas características para enfrentar os desafios que virão.

Além disso, esses cursos também proporcionam conhecimento sobre questões práticas do dia a dia dos empreendedores, como a realização de um planejamento estratégico, a avaliação das finanças, como realizar a contabilidade, como importar e exportar produtos etc. 

Um curso de empreendedorismo pode ser mais prático, mais teórico, de maior ou menor duração, individual, em grupo, a distância ou presencial. O que não faltam são modalidades desses cursos e nem instituições que os disponibilizam.

Por isso, abaixo, escolhemos alguns dos melhores cursos do país para você se basear.

O guia COMPLETO dos melhores cursos de empreendedorismo

IMPERDÍVEL - Este ebook da Azulis te mostra quais são os cursos de empreendedorismo que estão bombando Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Exemplos de cursos de empreendedorismo

Empretec, do Sebrae

O Empretec é um curso vivencial, ou seja, o empreendedor é estimulado a adquirir talentos empreendedores por meio de várias simulações de situações que podem acontecer na prática. É um curso bastante profundo, até de conhecimento pessoal, presencial, que prepara o empreendedor para o mercado e tem duração de seis dias de imersão. 

Estrutura e Processos Organizacionais, da FGV

Com 30 horas de duração, o curso online Estrutura e Processos Organizacionais apresenta e contextualiza a estrutura e os processos organizacionais, diferenciando uma organização de uma empresa, explicando como elas reagem aos ambientes, qual é a função dos organogramas e como essa estrutura tem uma relação estreita com o planejamento estratégico.

Negociação (Método Harvard), da Nexxt

O curso Negociação (Método Harvard) capacita o empreendedor para negociar em diferentes áreas da empresa, como compras, marketing, finanças e relacionamento com clientes. A negociação é uma habilidade estratégica para o negócio e serve não somente para negociar valores financeiros, mas também resolver conflitos dos mais diversos. 

Plano de Negócios, do Sebrae

Este curso apresenta, de forma breve, como elaborar seu plano de negócios. São apenas duas horas de curso, online. Além disso, o Sebrae também disponibiliza, de forma gratuita, a ferramenta Business Model Canvas, uma forma simplificada, moderna e eficaz de planejar (ou replanejar) um negócio.

Três benefícios de um curso de empreendedorismo

  • Aquisição de habilidades práticas

Os cursos de empreendedorismo proporcionam vivências para que o empreendedor adquira características que o torne mais confiante para superar adversidades. 

  • Compreensão do mercado

Um curso de empreendedorismo também auxilia o empreendedor a utilizar ferramentas para analisar o mercado e entender a viabilidade do seu negócio, por exemplo. 

  • Ampliação do networking

Principalmente em cursos presenciais, os participantes conhecem outros empreendedores e podem até concluir negócios entre eles, como clientes ou fornecedores. 

Como escolher o curso de empreendedorismo ideal para você

A escolha do melhor curso de empreendedorismo vai depender dos seus objetivos. Se você quiser adquirir ou aprimorar talentos empreendedores, optará por um curso mais vivencial, que desperte suas potencialidades.

Se você acredita já possuir essas características e quer partir direto para o planejamento ou para alguma outra especificidade do negócio, sua opção precisa ser mais focada nesses quesitos.

O importante é não chegar no mercado sem essas características e conhecimentos e, assim, conseguir driblar os concorrentes, cativar seus clientes e ser bem-sucedido.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!