Confira a lista com as 10 melhores praias do Brasil

Por Redação Azulis

Temos opções de praias para todos os gostos e bolsos. Conheça muito mais sobre o litoral brasileiro e suas maravilhas.

O litoral brasileiro é um verdadeiro presente para a nossa nação. Afinal de contas, de norte a sul, temos lugares maravilhosos para morar e visitar durante todas as estações do ano, já que na região nordeste, por exemplo, é verão o tempo todo. 

São tantas opções, que é fácil ficarmos perdidos na hora de escolher qual será o próximo destino. Por isso, neste post, reunimos as 10 melhores praias do Brasil.

Além disso, vamos te contar o que as principais plataformas e canais de comunicação especializados em viagem falam sobre quais são as praias mais legais do nosso país. Boa leitura!

Quais são as melhores praias do Brasil?

O Brasil tem praias de todos os estilos e perfis. Existem aquelas que são super badaladas, com uma vida noturna agitada, beach clubs para curtir o dia e muito glamour.

Também temos praias quase desertas, com a natureza praticamente intocada, daquelas que, se não levarmos uma garrafa de água para o passeio, não teremos o que beber, pois não há nenhum comércio.

Além disso, temos praias urbanas, que concentram uma alta densidade demográfica, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro. Então, como escolher as 10 melhores praias do Brasil?

Vamos ver o que dizem autoridades no assunto quando falamos sobre destinos de viagem.

O TripAdvisor tem o Prêmio Travellers’ Choice, embasada na avaliação dos próprios turistas. E, nesse caso, vale qualquer praia do mundo. Em 2020, Fernando de Noronha (PE) ficou no topo do ranking, com a praia da Baía do Sancho. A próxima praia brasileira, a da Ponta do Atalaia, localizada em Arraial do Cabo (RJ), está em 5º lugar.

A eleição dos Melhores Destinos para as 10 melhores praias do Brasil definiu a Baía do Sancho também como ganhadora. A Praia do Espelho (Trancoso-BA), a Praia do Aventureiro (Ilha Grande-RJ) e a de Taipu de Fora (Maraú-BA) também estão entre as eleitas.

O portal Viagem e Turismo optou por outra praia de Fernando de Noronha como melhor praia do Brasil: a Baía dos Porcos. A Baía do Sancho ficou na 2ª posição, e a Praia do Bonete (Ilhabela-SP) encerra o ranking.

Lista das 10 melhores praias do Brasil

Agora, vamos contar para você um pouco a respeito de cada uma das praias que consideramos as 10 mais bonitas do nosso país.

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

É preciso ter energia para chegar até esse verdadeiro paraíso brasileiro. O acesso à Praia do Sancho passa pela descida de alguns degraus cavados em uma fenda do paredão rochoso de lá. Quem quiser vivenciar um visual maravilhoso, não deixe de ir até ao Mirante dos Golfinhos e ao Mirante da Baía dos Porcos.

2. Taipu de Fora, Península de Maraú (BA)

O atrativo principal da praia de Taipu de Fora é o conjunto de piscinas naturais que se formam na maré baixa. Quando a maré estiver mais alta, vale a pena fazer um mergulho de snorkel para ver os corais e peixinhos coloridos nadando. O nível de visibilidade da água é algo impressionante.

3. Praia do Aventureiro, Ilha Grande (RJ)

O coqueiro deitado que fica nessa praia é onde a maioria dos turistas tira foto. Essa é uma praia bem isolada, com uma natureza linda ao redor, criando um visual bastante paradisíaco. Os surfistas adoram esse destino, já que as ondulações geram ondas muito boas. Eles costumam acampar em grupos em campings de caiçaras, nos quais a prefeitura autoriza o funcionamento.

4. Praia do Espelho, Trancoso (BA)

A Praia do Espelho tem esse nome porque as águas do mar de lá são tão calmas, que é bastante comum parecerem um verdadeiro espelho natural, de tão paradas. É um lugar bastante tranquilo, com poucas opções de infraestrutura de quiosques, ideal para quem quer descansar.

5. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

A Praia do Patacho é repleta de coqueiros na beira do mar, para os visitantes aproveitarem a sombra. Inclusive, no final de tarde, é até difícil encontrar um pedaço de sol na areia. Então se o objetivo é se bronzear, vá durante o dia. Essa é uma praia com pouco movimento, perfeita para quem quer sossego.

6. Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)

A vista do topo do morro, antes de descer para as Prainhas do Pontal do Atalaia, já é um verdadeiro paraíso. As duas praias, que ficam no Morro do Pontal do Atalaia, tornam-se uma só quando a maré está seca. O mar é calmo e supertransparente.

7. Praia de Morro Branco, Beberibe (CE)

As falésias da Praia de Morro Branco já são um espetáculo por si só. O passeio fica ainda mais interessante quando chega a parte das areias coloridas. É impressionante os artesanatos que os locais fazem, formando desenhos lindos com as diferentes cores das areias extraídas localmente.

8. Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas (PE)

Quem gosta de conforto e não precisa economizar para isso, encontrará em Muro Alto os melhores resorts e condomínios de luxo para se hospedar. O mar é super calmo, por causa dos arrecifes, que formam piscinas naturais lindas. A praia fica a 65 km da capital do estado, Recife.

9. Praia do Gunga, Maceió (AL)

A Praia do Gunga oferece várias opções de lazer para os turistas, além de muita beleza natural com coqueiros, areia branca e mar azul esverdeado. Dá para passear de bugue ou quadriciclo para ver as falésias ou sentir adrenalina do Flyboard. O passeio de lancha para o aquário natural também é incrível.

10. Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

A Praia de Lopes Mendes é outro destino que recebe surfistas em seus 3km de extensão. Mas não ache que o lugar é movimentado, pois é justamente o contrário. Trata-se de uma praia praticamente deserta, com muita sombra debaixo das amendoeiras beira-mar. Para chegar, o trajeto mais comum é pegar um barco da Praia do Abraão, centro da Ilha Grande, descer na Praia do Pouso, e fazer uma trilha de 1 km até Lopes Mendes.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e combine a próxima viagem com os amigos!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!