Viajar de graça? Veja como viajar sem gastar com passagens

Por Redação Azulis

Sabia que é possível viajar sem pagar nada? Confira nossas dicas e saiba como viajar de graça.

Viajar de graça

Você sabia que viajar é uma das maiores experiências da vida de uma pessoa? E viajar de graça, então? Pois bem, a ideia de planejar viagens, nas quais não se gaste nada com passagens, ou muito pouco, é tentadora e bastante real, bastando apenas conhecer algumas dicas que vão facilitar sua vida.

Quer saber quais são elas? Então leia o post e descubra como isso é possível!

FAB

A FAB tem vários tipos de aviões. Assim sendo, você poderá conseguir o pedido de viagem aceito de maneira muito rápida. Para voar com a FAB, é necessário:

  • Preencher uma ficha de interesse no Correio Aéreo Nacional (CAN), sendo que cada região do Brasil apresenta ao menos três postos, todos dentro de bases aéreas;
  • Apresentar cópia do RG e comprovante de residência atualizado;

A pessoa que tem interesse em fazer uma viagem com a FAB, necessita se cadastrar no CAN (Correio Aéreo Nacional) no lugar no qual ela deseja embarcar de avião, sempre informando o destino que interessa. Aqui está uma lista para saber onde encontrá-las:

  • Região Sul — Canoas/RS, Florianópolis/SC e Santa Maria/RS;
  • Região Sudeste — Pirassununga/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP;
  • Região Centro-Oeste — Brasília/DF e Campo Grande/MS;
  • Região Norte — Belém/PA, Boa Vista/RR, Manaus/AM e Porto Velho/RO;
  • Região Nordeste — Fortaleza/CE, Natal/RN, Recife/PE e Salvador/BA.

Após realizar o cadastro, a FAB apresenta o prazo de até 10 dias para a pessoa interessada entrar em contato, sendo que isso não é uma garantia. Para que a pessoa seja chamada, vai depender de vários fatores para que isso aconteça, sendo o primeiro o número de vagas disponíveis no avião.

Se ela não for chamada em 10 dias e ainda quiser viajar, basta procurar o local novamente e fazer a renovação da inscrição.

SAIBA+AZULIS: 5 Ideias criativas para ganhar dinheiro

Ônibus

No Brasil, a viagem gratuita é um direito previsto em lei, sendo que ela é direcionada para os idosos e os jovens entre 15 e 29 anos. Assim sendo, é possível viajar de graça de ônibus entre estados.

Para o jovem, é preciso ter um registro no NIS e apresentar baixa renda, correspondente até dois salários-mínimos, podendo ser solicitada a ID Jovem. Vão conseguir passagens gratuitas os que forem registrados no programa ID Jovem, que apresentem esse registro no guichê físico da transportadora.

Já para que o idoso possa viajar de graça, é necessário:

  • Ter acima de 60 anos;
  • Apresentar Carteira do Idoso, bastando ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade ou comparecer na Secretaria de Assistência Social, onde será gerado um Cadastro Único e o NIS (Número de Identificação Social);
  • Reservar passagem gratuita e solicitá-la com, no mínimo, 3 horas de antecedência do início da viagem — aconselhável registrar com antecedência de 30 dias!

Trens

Além do ônibus, a passagem gratuita também é concedida para os trens. Há até mesmo alguns cruzeiros que praticam essa ação, porém, normalmente, as empresas de viagens marítimas concedem descontos e não isenção total da passagem.

É importante saber que as transportadoras interestaduais têm o dever de reservar duas poltronas destinadas para jovens e idosos. No entanto, no caso de haver lotação das vagas, deverá ser disposta uma cadeira com desconto de 50% do valor da passagem.

SAIBA+AZULIS: Quer faturar no Carnaval? Veja 5 opções infalíveis

Milhas áreas

Muitas pessoas ainda não sabem que a utilização do cartão de crédito pode propiciar milhas para trocar por viagens, assim como outros benefícios disponíveis!

Em outras palavras, quanto mais você gasta com o cartão de crédito, mais milhas você está acumulando e, consequentemente, mais você pode viajar de graça.

Essa é uma das maneiras mais utilizadas pelos brasileiros para viajar de graça.

ID Jovem

Se você tem entre 15 a 29 anos, saiba que está perdendo a chance de viajar e conhecer a maioria dos estados brasileiros. Isso se deve ao fato de existir uma lei nacional, que assegura que dois assentos por ônibus sejam reservados e disponibilizados de maneira gratuita para as pessoas dessa faixa etária.

Além disso, se os dois primeiros lugares forem preenchidos, a lei permite que mais lugares sejam ofertados em condições semelhantes, com 50% de desconto.

Para ter o direito, basta apresentar o ID Jovem dentro da validade, com um documento oficial e foto.

Além disso, a pessoa não deve ter uma renda maior que 2 salários mínimos e ser inscrita no CadÚnico, um programa de cadastro para programas sociais do governo.

Estatuto do Idoso

A lei assegura, ainda, que dois lugares no ônibus devam estar disponibilizados para as pessoas da terceira idade, que vivam com até 2 salários mínimos mensais.

Se os dois primeiros assentos estiverem ocupados, a empresa deve oferecer mais 2 deles com 50% de desconto. Vale ressaltar que essas promoções são válidas somente para ônibus normais. Em outras palavras, os ônibus executivos não estão incluídos nessa categoria!

Para conseguir viajar de graça sob essas condições, o idoso deve fazer a aquisição da passagem com antecedência mínima de 3 horas antes da partida do ônibus.

Isso acontece devido ao fato de a empresa, faltando apenas 3 horas para a partida, poder colocar os 2 assentos à venda com os demais. Por isso, é preciso chegar antes para garantir.

Portador de deficiência

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) já publicou uma lei que se aplica a todas as companhias sobre o fato de que todos os ônibus da frota sejam adaptados para portadores de deficiências, e que as passagens sejam oferecidas gratuitamente.

A empresa deve manter dois assentos para pessoas que comprovem algum tipo de deficiência, sendo que elas devem embarcar com todo arsenal que precisarem para garantir seu bem-estar.

Além disso, todos os funcionários devem ser devidamente capacitados para atender de modo correto as pessoas que demandem algum auxílio específico, valendo para viagens intermunicipais e interestaduais.

Agora que você já sabe como viajar de graça, então procure saber em qual perfil você se encaixa e comece a planejar seu passeio agora mesmo. Afinal, viajar é um direito de todos nós, não é mesmo?

Gostou do artigo? Então acesse o site da Azulis e confira outros conteúdos sobre o assunto

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!