O que é um arquivo OFX?

Por Redação Azulis

O OFX é um tipo de arquivo que pode ser um grande aliado no controle financeiro do seu negócio. Saiba mais!

OFX, sigla de Open Financial Exchange, em inglês, é um tipo de arquivo sobre dados financeiros. Nele, é possível encontrar as mesmas informações que constam no extrato impresso da sua empresa, mas de maneira digital. 

Vale lembrar que no OFX você encontra somente informações sobre as movimentações bancárias. Por isso, ele é considerado seguro, já que não exibe senhas ou outras informações sigilosas.

Por que trabalhar com o formato OFX na gestão financeira da sua empresa?

O OFX é importante porque ajuda você a controlar todos os gastos da empresa, os quais podem ser acessados diretamente pelo internet banking.

Ou seja, por esse arquivo é possível fazer as conferências financeiras dos gastos do seu negócio, como as despesas com cartão corporativo, boletos pagos e quaisquer outras movimentações financeiras da conta empresarial. 

Além da agilidade para a conferência, você economiza com extratos impressos que podem ser taxados, dependendo do pacote de serviços adquiridos com o banco. 

Como usar?

Não há muito mistério para abrir o arquivo importado em OFX. Geralmente, ele consegue ser aberto no Excel. Mas, para isso, você precisa escolher a opção “Todos os arquivos” quando for abrir o arquivo. Em seguida, selecione “Como uma tabela XML” para concluir.

Ainda assim, alguns dados podem não aparecer de modo adequado na planilha. Por isso, o ideal é utilizar um sistema de gestão operacional para importar os arquivos OFX.  É a partir desse sistema que você consegue fazer toda a conciliação bancária automaticamente. 

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é quando uma empresa faz a comparação das transações financeiras de seu controle interno com o extrato bancário. Ou seja: é a comparação do que foi planejado para com o que de fato aconteceu.

É nesse momento que é possível verificar os pagamentos efetuados versus os que estão pendentes de recebimento, assim como atuar para prevenir erros e fraudes. 

Para uma empresa com poucas movimentações, isso pode parecer simples. Mas, em um negócio com um fluxo de caixa muito grande, essa conferência pode ser bem trabalhosa. Por isso, com o OFX essa tarefa fica bem mais prática. 

Em vez de ter que imprimir um extrato todos os dias e fazer a conferência manualmente, basta o gestor financeiro gerar o arquivo OFX e fazer a comparação, de forma muito mais ágil e segura. 

Como exportar o arquivo OFX?

O jeito de exportar o arquivo OFX vai depender do seu banco parceiro, pois cada instituição tem uma interface própria. 

Porém, no internet banking, geralmente esse tipo de arquivo é gerado na seção de extrato bancário. 

Entendeu a importância de utilizar o OFX para fazer a conciliação bancária do seu negócio?

Se quiser conhecer mais ferramentas que ajudem a sua empresa a crescer, confira o nosso conteúdo exclusivo para você, empreendedor que aprende na prática a gerir o seu negócio! 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!