Business Intelligence: O que é e como aplicar na sua empresa
Descubra a importância do Business Intelligence e os benefícios diretos que proporciona na competitividade do negócio.
A maior arma de uma empresa para lidar com a competitividade acirrada é a informação. Ao coletar e cruzar dados, os gestores conseguem obter clareza do mercado e, a partir daí, tomar medidas acertadas para o sucesso da empresa. Esse é o conceito de Business Intelligence, que vamos detalhar para você ao longo deste artigo.
O que é Business Intelligence ou BI?
O Business Intelligence, ou BI, pode ser traduzido para Inteligência de Negócios. O conceito abrange todas as áreas da empresa, como comercial, financeira, marketing, operações, etc. Trata-se de uma série de teorias, processos, tecnologias, metodologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados em informações estratégicas para as empresas.
Para que serve o Business Intelligence?
Sendo assim, o BI é uma ferramenta de apoio à tomada de decisões, que auxilia na interpretação e análise de dados e informações, com o objetivo de identificar oportunidades e riscos para o negócio.
Benefícios do Business Intelligence
- Melhor conhecimento do negócio
- Melhoria do processo de tomada de decisão
- Facilidade de acesso e compartilhamento de informações estratégicas
- Análise em tempo real
- Identificação de gargalos operacionais
- Entrega de resultados precisos
- Identificação de oportunidades
- Resolução rápida de problemas
Como fazer uma análise de BI
Na prática, o Business Intelligence funciona em qualquer empresa, de qualquer segmento, em áreas separadas ou conjuntas, da seguinte forma:
- Há uma coleta de dados sobre tudo o que acontece em sua empresa, como por exemplo, qual foi a produtividade daquele mês, o turnover, o número de vendas, a aceitação do seu produto no mercado e quaisquer outros dados que possam ser importantes para você.
- A segunda etapa é de organização e análise dos dados, que são mostrados em painéis interativos.
- Por fim, são tomadas decisões com base nas análises realizadas. Além disso, os resultados são monitorados para se constatar se as ações foram bem-sucedidas.
3 dicas para adotar o Business Intelligence na sua empresa
Escolha da ferramenta
É preciso pesquisar uma ferramenta de BI que sirva aos propósitos de sua empresa, além do segmento e porte.
Incorporação do uso
Outra questão é encorajar as equipes a utilizarem a ferramenta de modo a incorporá-la na rotina das atividades, visualizando dados e informações e analisando-os de diversas formas para embasar suas decisões.
Definição de metas e indicadores
Ao se implantar o BI, é preciso definir metas e objetivos para cada área e acompanhar esse processo, por meio de indicadores ao longo do tempo, verificando se a ferramenta está realmente sendo eficiente na sua empresa.