Business Intelligence: O que é e como aplicar na sua empresa

Por Redação Azulis

Descubra a importância do Business Intelligence e os benefícios diretos que proporciona na competitividade do negócio.

A maior arma de uma empresa para lidar com a competitividade acirrada é a informação. Ao coletar e cruzar dados, os gestores conseguem obter clareza do mercado e, a partir daí, tomar medidas acertadas para o sucesso da empresa. Esse é o conceito de Business Intelligence, que vamos detalhar para você ao longo deste artigo. 

O que é Business Intelligence ou BI?

O Business Intelligence, ou BI, pode ser traduzido para Inteligência de Negócios. O conceito abrange todas as áreas da empresa, como comercial, financeira, marketing, operações, etc. Trata-se de uma série de teorias, processos, tecnologias, metodologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados em informações estratégicas para as empresas.

Para que serve o Business Intelligence?

Sendo assim, o BI é uma ferramenta de apoio à tomada de decisões, que auxilia na interpretação e análise de dados e informações, com o objetivo de identificar oportunidades e riscos para o negócio. 

Benefícios do Business Intelligence

  • Melhor conhecimento do negócio
  • Melhoria do processo de tomada de decisão
  • Facilidade de acesso e compartilhamento de informações estratégicas
  • Análise em tempo real
  • Identificação de gargalos operacionais
  • Entrega de resultados precisos
  • Identificação de oportunidades
  • Resolução rápida de problemas

Como fazer uma análise de BI

Na prática, o Business Intelligence funciona em qualquer empresa, de qualquer segmento, em áreas separadas ou conjuntas, da seguinte forma:

  1. Há uma coleta de dados sobre tudo o que acontece em sua empresa, como por exemplo, qual foi a produtividade daquele mês, o turnover, o número de vendas, a aceitação do seu produto no mercado e quaisquer outros dados que possam ser importantes para você.
  2. A segunda etapa é de organização e análise dos dados, que são mostrados em painéis interativos.
  3. Por fim, são tomadas decisões com base nas análises realizadas. Além disso, os resultados são monitorados para se constatar se as ações foram bem-sucedidas.

3 dicas para adotar o Business Intelligence na sua empresa

  • Escolha da ferramenta

É preciso pesquisar uma ferramenta de BI que sirva aos propósitos de sua empresa, além do segmento e porte.

  • Incorporação do uso

Outra questão é encorajar as equipes a utilizarem a ferramenta de modo a incorporá-la na rotina das atividades, visualizando dados e informações e analisando-os de diversas formas para embasar suas decisões. 

  • Definição de metas e indicadores

Ao se implantar o BI, é preciso definir metas e objetivos para cada área e acompanhar esse processo, por meio de indicadores ao longo do tempo, verificando se a ferramenta está realmente sendo eficiente na sua empresa. 

[contact-form-7 id="40318" title="Informações úteis"]
Agradecemos pelo seu feedback!