Catálogo de produtos: entenda a importância e saiba como fazer um

Por Redação Azulis

Veja o passo a passo para construir um material eficiente e aumentar suas vendas

Catálogo de produtos

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, é importante desenvolver estratégias de vendas de sucesso. Então, seus produtos precisam ser apresentados de forma organizada e eficiente. Nada melhor para isso do que criar um catálogo de produtos para o seu negócio. Mas você sabe como fazer? Se a resposta for negativa, não se despere. Vamos explicar neste artigo como chegar lá.

O que é um catálogo de produtos

Em suma, o catálogo de produtos é  um material gráfico que apresenta os produtos de uma empresa. Além disso, ele funciona como um portfólio que os clientes em potencial podem levar ou acessar em todos os lugares. Dessa forma, fica mais fácil divulgar o que sua companhia oferece para os consumidores.

Qual a importância de um catálogo de produtos?

Como dito anteriormente, é possível levar ou acessar o seu catálogo de produtos em qualquer lugar. Ou seja, se  você está sem internet, por exemplo, basta tê-lo em PDF no seu celular ou impresso, e não desperdiçar a oportunidade de divulgar sua marca. É um material  fácil de distribuir e de usar como ferramenta de orientação para explicar algo ao público-alvo. Confira outros benefícios que ele pode proporcionar:

SAIBA+AZULIS: 9 dicas para lidar com a crise e vender mais

  • Relação vendedor-cliente

Tendo um catálogo de produtos à mão, o vendedor, ao abordar o cliente, consegue tornar a negociação mais transparente e explicar melhor sobre a sua marca.

  • Profissionalismo e Organização

O catálogo de produtos confere mais profissionalismo e organização à sua empresa.  Afinal, os produtos que a companhia oferece estarão disponibilizados para quem quiser ver.

  • Valorização dos produtos

Um catálogo de produtos produzido de forma correta tem imagens bem trabalhadas, visando valorizar o que sua empresa oferece. São imagens profissionais que exibem importantes detalhes e características de peças, garantindo, assim, a confiança necessária para que seus clientes tomem a decisão de compra.

  • Definição dos produtos

Por fim, o catálogo de produtos ajuda a empresa a definir o que vender prioritariamente e a detalhar as informações sobre os seus itens, evitando, assim, margem para mal entendidos. Ademais, ele pode ser um material importantíssimo para avaliar e auxiliar os novos funcionários da instituição.

  • Otimização de processos

A implantação do catálogo de produtos otimiza os processos e controles de vendas. Afinal, o gestor pode ter informações valiosas sobre o público e poderá agilizar os processos internos para efetivar vendas com mais facilidade, caso a plataforma esteja integrada ao CRM, ERP ou ferramentas de automação de marketing.

  • Controle de estoque

Seja virtual ou físico, o catálogo pode auxilia no controle de estoque, visto que tudo que está disponível estará registrado, bem como todas as movimentações, como entrada e saída.

  • Redução de custos

Nesse caso, estamos nos referindo ao catálogo de produtos virtual. Afinal, o custo de impressão costuma ser alto. Além disso, o documento online permite acesso a qualquer cliente, de forma interativa e organizada. Ele pode ser visto no site da sua empresa, bem como enviado por e-mail, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro meio.

Qual o formato ideal para a sua empresa?

Essa questão vai depender de alguns fatores como a quantidade de informações que você deseja inserir e como o material será disponibilizado para os seus contatos. Se o portfólio for grande, pode ser interessante trabalhar com um tamanho A4, por exemplom, já que esse tipo de formato deixa o conteúdo de forma legível e agradável na diagramação.

Entretanto, se o material for enviado por e-mail, ele precisa ser compacto porque a caixa de correio permite apenas até um determinado tamanho. Se o arquivo for muito grande, dificulta o envio. Ou seja, o melhor formato vai depender da necessidade do seu negócio.

SAIBA+AZULIS: Fachada de loja: 5 dicas para a sua fazer sucesso

Veja como fazer um catálogo de produtos eficiente

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um catálogo de produtos, chegou o momento de saber como montá-lo de forma eficiente. Confira:

  • Capa

Se a capa não chamar a atenção ou for mal elaborada, você pode perder o consumidor no primeiro instante. Afinal, ele pode sequer abrir o material. Por isso, crie uma capa atraente para causar boa impressão no público.

  • Índice

Se seu portfólio de produtos for grande, um índice pode ser essencial. Visto que ele organiza o material e leva o cliente diretamente para o que for de seu interesse, sem perder tempo – e paciência – passeando pelas páginas.

  • Fotos

Utilize fotos profissionais no seu catálogo de produtos. Contrate um fotógrafo especializado e esqueça as fotos em telefone celular. Afinal, os clientes gostam de ver os detalhes antes de efetuar uma compra e imagens bonitas chamam bastante a atenção para os itens.

  • Descrições

É importante que a descrição seja atrativa. Evite deixar o texto grande demais para não cansar a leitura do cliente. Selecione as informações mais relevantes e os diferenciais do produto.

  • Desconto

Se você tem algum produto em promoção, exiba o valor do desconto de forma clara. Dessa forma, os clientes ficam com a sensação de que estão sendo beneficiados ao comprar aquele item.

  • Populares em destaque

Não deixe de colocar os produtos com alta demanda em destaque no catálogo. Em cada seção, é interessante mostrá-los como os mais vendidos ou populares.

  • Design

Um bom catálogo não se faz apenas com a capa, as imagens ou os produtos. O seu material deve ter um design agradável. Aposte na simplicidade para dar destacar os itens.

  • Interatividade

Em caso de catálogo virtual, adicione funcionalidades a ele. Ao invés de colocar apenas uma foto, por exemplo, faça com o que o cliente possa ter acesso a mais produtos do tipo.

  • Compra direta

Já que o cliente está acessando seu catálogo virtual, que tal inserir links em suas ofertas para que ele possa comprar diretamente? Certamente, as chances de conversão se tornarão maiores.

  • Responsividade

A grande maioria das pessoas, atualmente, utilizam smartphones para acessar a internet. Ou seja, se o seu catálogo não for responsivo, você pode perder potenciais clientes. Isso porque ninguém gosta de ficar dando zoom para enxergar os textos e as imagens.

Dicas para melhorar o catálogo de produtos

Mesmo com todas essas dicas, é sempre possível melhorar o que já é bom. Ou seja, o seu catálogo de produtos pode ser ainda mais eficiente. Veja como:

  • Catálogo atualizado

Não ter mais o produto em estoque pode ser um problema. Além de perder a venda, você ainda vai desagradar o cliente. Ou seja: mantenha sempre o seu material atualizado.

  • Contatos visíveis

Os contatos também devem estar atualizados e visíveis para o cliente. Isso gera uma comunicação eficiente, bem como uma maior confiança entre cliente e empresa.

  • Catálogo em destaque

Por fim, no caso do catálogo virtual, garanta sempre uma boa visibilidade. Desse modo, o cliente terá acesso fácil ao material. Opte por links atrativos.

Enfim, você já sabe o que é um catálogo de produtos e como fazê-lo. Então, ponha a mão na massa e garanta o aumento nas vendas da sua empresa.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!