Cielo defende a divulgação do custo total de operação de maquininhas e isso é importante para você

Por Isabela Borrelli

Devido às promoções impactantes, como a das concorrentes Rede e Safra, a Cielo resolveu batalhar pela transparência de todos os valores

Para isso, a gigante lançou uma campanha a favor da divulgação do Custo Efetivo Total (CET) da operação das maquininhas e não só de taxas avulsas

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A guerra das maquininhas está a pleno vapor e seu último capítulo contou com a participação da Cielo. Devido às promoções impactantes, como a das concorrentes Rede e Safra, a gigante resolveu batalhar pela transparência de todos os valores do mercado de maquininhas de cartão.

No começo de maio, a Cielo lançou uma campanha a favor da divulgação do Custo Efetivo Total (CET) de operação das maquininhas e não só de taxas avulsas. Em outras palavras, a empresa quer que seja informado o valor total dos três valores principais cobrados: taxa de desconto (de débito, crédito à vista ou parcelado), antecipação de recebíveis (cobrada quando o vendedor quer receber o dinheiro das vendas antes do prazo estabelecido) e o aluguel ou venda da máquina de cartão.

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Por que isso é importante para você?

As empresas de maquininhas estão apostando em diversas frentes para atrair clientes: algumas fazem promoção na taxa de antecipação, outras nas taxas de desconto, e há também as que apostam nos valores de aluguel ou venda de maquininhas.

Três casos bem recentes são da Getnet, Rede e SafraPay. Enquanto a Getnet igualou o valor do crédito à vista ao débito (passando os valores para somente 2%) para MEI e pessoas físicas, a Rede zerou a taxa de antecipação (que pode chegar a mais de 5% da venda) e a SafraPay zerou as taxas de crédito à vista e parcelado (que antes correspondiam a 3,02% e 3,75%).

O problema é que com descontos em diferentes taxas, o lojista pode ficar confuso quanto à melhor opção. Por exemplo, uma empresa pode fazer promoção na taxa de desconto, mas a taxa de antecipação e o valor da maquininha podem ser muito altos e não compensarem no final para o vendedor.

É aqui que o Custo Efetivo Total, ou CET, entraria: como um valor único que avaliaria esses três fatores. Isso daria para o lojista uma ideia geral de quais são as opções mais atrativas e, como consequência, a possibilidade de escolher qual é a melhor opção para o seu negócio.

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