Conta Digital: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Por Redação Azulis

Com inúmeras vantagens e comodidades, as contas digitais têm conquistado o coração dos usuários, que não toleram mais taxas abusivas e nem têm tempo para esperar em filas

Se você é do tipo de pessoa que prioriza praticidade no seu dia a dia, provavelmente já ouviu falar ou até tem uma conta digital. Desde 2016, elas têm se popularizado e sido uma forte tendência quando o assunto é escolher uma instituição financeira para confiar nosso valioso dinheiro. Isso porque, além de não terem filas, geralmente não cobram taxas de manutenção ou sobre transações.

Hoje, 6 a cada 10 movimentações bancárias são realizadas por vias digitais (celular ou computador), de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Ainda, segundo um levantamento da Forbes sobre os melhores bancos brasileiros de 2019, as três primeiras posições foram ocupadas por bancos digitais, no caso o Nubank, Inter e Neon.

São dados como esses que nos fazem crer que as contas digitais são o futuro do segmento.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é Conta Digital, como ela funciona na prática e quais vantagens oferecem ao usuário? Continue lendo este artigo para entender o motivo de tanto sucesso e por que você deve migrar para essa opção!

SAIBA+AZULIS – Superdigital Santander – O que é? Como Funciona? e muito mais

O que é Conta Digital?

As contas digitais são contas bancárias que funcionam de forma 100% online. Por ainda não serem devidamente regulamentados, não há normas específicas que definam as condições que tornam uma conta digital. Dessa forma, embora a forma mais usual seja a conta corrente, elas podem existir em qualquer categoria.

A única “exigência” é que ela funcione totalmente no âmbito virtual, sem a necessidade agências, filas, gerentes, entre outros elementos típicos dos bancos tradicionais. Vale destacar que, mesmo digitais, essas contas “interagem” com o âmbito físico, oferecendo também serviços como saques, depósitos de cheques e pagamento de boletos por leitura de código de barras, entre outras facilidades.

Como funciona uma Conta Digital?

Como seu próprio nome sugere, esse tipo de conta funciona inteiramente no contexto digital. Ao invés de caixas eletrônicos, as operações são realizadas através do celular ou computador.

Vamos tomar como exemplo uma conta corrente, que é a categoria utilizada pela grande maioria dos bancos virtuais. A modalidade é definida como uma conta depósito, mantida em instituição financeira, cujo principal objetivo é ter segurança e rapidez de acesso através de diferentes canais.

Assim, oferece facilidades como o cartão de débito, o fornecimento de extratos e a realização de saques, pagamentos e transferências. No entanto, na Conta Digital, é tudo online! Com exceção, é claro, das operações como o saque, que podem ser realizados em terminais de autoatendimento 24h.

Além da praticidade, a Conta Digital tem feito sucesso por contar com a grande vantagem de geralmente não cobrar taxas e tarifas, como as de o Transferência Eletrônica Direta (TED) e de Documento de Ordem de Crédito (DOC), por exemplo. No entanto, é importante lembrar que este é um diferencial da modalidade, e não um requisito para que a conta seja considerada digital.

Quais as vantagens de uma Conta Digital?

  • Segurança

Como acontece com qualquer novidade, as contas digitais também recebem olhares tortos e são motivos de desconfiança para muita gente, que se preocupam com a segurança de seus dados online.

Para aumentar a segurança desses usuários, no início de 2018 o Conselho Monetário Nacional publicou a Resolução nº 4658, que apertou as rédeas para a operação digital de bancos.

Para se adaptarem às novas regras, que entraram em vigência em maio de 2019, as instituições financeiras precisaram elaborar uma política de segurança cibernética, com diversos requisitos relacionados a armazenamento de dados. Os controles e sistemas também evoluíram, principalmente em relação a resiliência a ataques cibernéticos.

Também não podemos deixar de pontuar a segurança no “mundo real”. Afinal, os roubos e assaltos a agências bancárias são uma triste realidade. Só no ano de 2015, duas agências bancárias ou caixas eletrônicos foram roubados em São Paulo – SP por semana.

Isso sem mencionar as saidinhas bancárias, modalidade de alta incidência no Brasil em que os criminosos roubam usuários de bancos ou caixas eletrônicos logo após os mesmo sacarem dinheiro.

Ou seja, quanto mais pudermos evitar as idas a agências bancárias e caixas eletrônicos para fazer transações, melhor.

  • Conveniência

Não há nada mais conveniente que poder ter acesso a todas os serviços e facilidades oferecidos pelos bancos tradicionais, sem precisar sair de casa ou pagar tarifas abusivas. É por essa vantagem que a Conta Digital mais se destaca – a união da praticidade à economia.

Além disso, diversas contas digitais oferecem opções de investimentos automáticos, auxílio especializado para escolher a melhor modalidade para investir e rentabilidades bastante competitivas.

  • Greves

As greves bancárias têm o poder de paralisar o Brasil. Afinal, qualquer operação que depende de idas à agência física, conversas com o gerente, entre outros serviços, precisa ser adiada até que a situação se resolva.

Porém, clientes de Contas Digitais não têm esse problema e, muitas vezes, nem chegam a sentir os efeitos das greves. Como as operações são feitas virtualmente, independente de funcionários e movimentações físicas, tudo continua funcionando como se nada tivesse acontecido. Se você costuma sofrer com as greves bancárias, a Conta Digital é uma excelente opção.

  • Controle

Com uma Conta Digital, o usuário tem muito mais controle do que está acontecendo em sua vida financeira. Com facilidade, ele faz a consulta de saldo em tempo real, acessa extratos, agenda pagamentos, faz transferências, entre outras operações.

Além disso, pode acompanhar a qualquer momento como andam seus investimentos, se existem melhores opções e até mesmo conta com a ajuda de assistentes virtuais. Assim, tem muito mais recursos para poder controlar suas finanças e tomar decisões mais assertivas.

  • Tempo e praticidade

Junto com a economia, o ganho de tempo é o grande diferencial oferecido pela Conta Digital. A praticidade começa desde o momento da abertura da conta, já que o usuário não precisa lidar com filas e horário de atendimento restrito para se tornar um cliente. A ausência de filas também é uma grande vantagem no uso cotidiano da conta.

Não precisar comparecer na agência física para fazer investimentos, pagamentos, transferências e demais operações bancárias também representam grandes avanços nos quesitos praticidade, conforto e até mesmo qualidade de vida.

  • Incentivo à competição

Com cada vez mais opções de bancos digitais disponíveis no mercado, a competição entre eles também cresce. Ou seja, dá-se início a corrida de qual instituição oferece as melhores condições, valores e facilidades.

Quem ganha a competição somos nós, que utilizamos seus serviços!

Por que abrir uma Conta Digital?

Para a grande maioria das pessoas, a Conta Digital substitui perfeitamente a conta tradicional. Inclusive, não só substituem como as superam, devido a todas as vantagens e comodidades já mencionadas acima.

Afinal, tudo o que a conta corrente oferece, a digital também pode oferecer com mais praticidade e sem cobranças. Além disso, geralmente as plataformas são facilitadas e intuitivas para que até os mais leigos em internet a entendam e utilizem da melhor maneira.

Se você procura uma conta mais simples e prática e, ao mesmo tempo, eficiente e solícita, a Conta Digital é uma excelente opção! Confira nossos conteúdos sobre Conta Digital para escolher uma opção vantajosa e que combine com o que você procura!

Preparamos o conteúdo abaixo para dar algumas dicas para alavancar seus negócios, confira o vídeo!