Iti: conta digital e plataforma de pagamentos do Itaú

Por Redação Azulis

Aplicativo pretende ser a alternativa mais barata para receber e transferir valores

Iti: Conta Digital e Plataforma de Pagamentos do Itaú

O grupo Itaú Unibanco anunciou em maio que vai lançar uma plataforma que reúne conta digital com sistema de pagamentos e transferências monetárias. Batizado de Iti, a conta digital Itaú será um aplicativo de serviços financeiros que estará disponível para os sistemas Android e iOS. A plataforma permitirá que você efetue transferências, assim como receba depósitos e realize pagamentos em estabelecimentos comerciais. A premissa é mudar, de fato, a relação de seus clientes com o mundo financeiro digital. Ademais, a pretensão é ser a alternativa mais barata para receber e transferir valores.

Como funciona?

A conta digital Itaú é uma espécie de carteira virtual para facilitar os pagamentos entre usuários. Você não precisa ser cliente Itaú para usar o Iti. Bastando fazer o download do aplicativo em um smartphone e realizar o cadastro. Depois de preencher os dados, adicione dinheiro através de transferência ou boleto bancário, gerado gratuitamente pelo próprio aplicativo. A plataforma também permitirá ao usuário cadastrar um cartão de crédito de qualquer banco e usá-lo como forma de pagamento.

Além disso, você pode ainda usar seu próprio aparelho celular para realizar a leitura do QR Code no pagamento de contas ou transferências. O valor será descontado imediatamente do seu saldo, sendo transferido para um de seus contatos ou o lojista que também tenha conta digital Itaú. Isso evita o uso de cartão físico em estabelecimentos comerciais. O comerciante, por outro lado, também terá a opção de manter o dinheiro no Iti ou transferi-lo para outra agência bancária. Ainda é possível realizar a transferência da maneira tradicional.

Principais diferenciais da conta digital

A conta digital Itaú dispensa o uso de cartões físicos, bem como de máquinas de cartão. Afinal, ela oferece a opção de pagamento por meio de QR Code em pontos comerciais e transferências. Ademais, o Iti permite ainda o armazenamento de uma quantia de dinheiro para a realização de transferências e pagamentos. Assim, ele serve como uma alternativa ao cartão de crédito.

Funcionalidades para você

O Iti tem uma série de funcionalidades para quem usa. Confira abaixo o que a conta digital Itaú permite ao cliente:

  • Liberdade de escolha: a plataforma é aberta para quem é cliente Itaú, de qualquer outro banco ou até mesmo quem não tem conta bancária;
  • Transações variadas: a conta digital Itaú permite que você pague ou transfira dinheiro para qualquer pessoa ou empresa usando o código Iti, bem como sua lista de contatos ou os dados de agência e conta;
  • Principais bandeiras: a conta digital Itaú também proporciona a transferência de de Iti para Iti com seus cartões de crédito das principais bandeiras;
  • Benefícios e descontos: ao realizar pagamentos na rede de parceiros do Iti, você pode aproveitar benefícios e descontos oferecidos pela conta digital Itaú;
  • Comprovações e cobranças: o Iti também descarta a necessidade de comprovar faturamento, a cobrança com maquininha de cartões e o pagamento de mensalidade.

Funcionalidades para empresas

Assim como para pessoas físicas, a conta digital Itaú também vai funcionar para empresas. Confira o que o Iti permite que você faça como pessoa jurídica:

  • Segurança: o Iti garante segurança para os clientes independentemente do tamanho da sua empresa através da mais alta tecnologia, seja um profissional autônomo ou pequenas, médias e grandes companhias;
  • Recebimento rápido: ao utilizar a conta digital Itaú, você recebe suas vendas, seja no crédito ou no débito, em até 1 dia útil. A taxa de cobrança é de 1% de taxa no valor da transação.
  • Diferentes formas de receber: o Iti permite que você receba pelas suas vendas das mais variadas formas. Seu negócio pode ser feito por meio de um celular, pelas maquininhas da Rede, impresso nos postos de venda ou integrado aos sistemas de automação do varejo. Ou seja: dinheiro você não perde de jeito nenhum.
  • Taxas e comprovações: assim como para pessoas físicas, as PJs também ficam isentas de comprovar faturamento, de cobrança com maquininha de cartões e de pagamento de mensalidade;
  • Cobrança: você pode ainda mandar uma cobrança de Iti para Iti. Ao definir o valor, a pessoa ou empresa recebe um aviso para pagar por meio de transferência.
  • Transferência: é possível transferir dinheiro utilizando tanto o código Iti quanto a agenda de contatos ou dados de agência e conta. Além disso, você ainda tem como realizar o processo usando seu cartão de crédito e pagando o valor apenas na fatura.

SAIBA+AZULIS: Neon Conta Digital: Entenda como funciona e muito mais

Como funciona a plataforma de pagamento instantânea?

Com a intenção de atingir grande parte do varejo, a conta digital Itaú vai permitir que comerciantes recebam pagamentos de forma instantânea, mesmo tendo sido feitos por cartão de crédito. Contudo, haverá a cobrança de uma taxa de 1% sobre essa operação. Aliás, o QR Code poderá ser reconhecido pelo aplicativo na própria maquininha da Rede. Além disso, o Iti também poderá ser integrado a ERPs.

SAIBA+AZULIS: Lei da Terceirização: o que é, como funciona e como pode afetar seu negócio

Quando vai estar disponível?

Ainda não há uma data oficial para o lançamento do Iti. Entretanto, o aplicativo está sendo anunciado para o terceiro trimestre do ano, ou seja, muito em breve. Para aqueles que estão curiosos em saber mais a fundo como funciona a conta digital Itaú, é possível receber informações em primeira mão se cadastrando no site da plataforma.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!