Contabilidade Online: quem tem o melhor serviço?

Por Maria Teresa Lazarini

Com tecnologia de ponta e qualidade na prestação de serviço, empresas de contabilidade online auxiliam o empreendedor a cuidar das finanças e do negócio

contabilidade-online

Ter uma empresa no Brasil é um processo que envolve muita burocracia. O empreendedor leva cerca de 119 dias para abrir o seu negócio e ainda deve lidar com diversas obrigações contábeis, como pagamento de impostos, folhas de pagamento e outras regularizações. O tempo gasto em obrigações fiscais poderia ser usado para cuidar do próprio negócio.

Para tornar todo esse processo menos doloroso e mais rápido, foram criadas empresas de contabilidade online. Com uma tecnologia de ponta, elas conseguem auxiliar o empreendedor a cuidar das finanças do seu negócio sem precisar da ajuda de um escritório de contabilidade físico.

O que é a contabilidade online?

Empresas de contabilidade online são responsáveis por cuidar de todas as obrigações contábeis de uma empresa. Mas, diferentemente de um escritório de contabilidade comum, com a contabilidade online o empresário consegue acompanhar pelos canais digitais a contabilidade da sua empresa, sem precisar encontrar com um contador. Por isso, o principal objetivo da contabilidade online é ser mais acessível e prática para as empresas.

Para conseguir utilizar o serviço de contabilidade online, o empresário deve contratar uma empresa da área: no Brasil, os principais nomes são a MarketUp, Agilize e Contabilizei. Com um serviço de contabilidade online contratado, o empresário já consegue usufruir de uma série de serviços. Veja a seguir alguns deles:

  • Abertura, manutenção e fechamento de empresas
  • Balanço Patrimonial
  • Índices de rentabilidade
  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas
  • Folhas de pagamento
  • Cálculo e recálculo de impostos
  • Envio das declarações acessórias
  • Certidões negativas de débito
  • Certificado Digital

Quais são as vantagens da contabilidade online?

Tomando conta de uma série de obrigações financeiras que uma empresa deve cumprir, um serviço de contabilidade online consegue dar mais tempo para o empresário gerenciar o pessoal e os produtos da sua empresa. Além da economia de tempo, a contabilidade online também possibilita maior transparência da parte financeira de um negócio para o seu dono.

Com um escritório contábil regular, o empresário não tem acesso fácil às informações contábeis da sua empresa quando precisa; é necessário que ele marque um horário com um contador ou espere receber um e-mail do mesmo com as informações solicitadas. Já com um serviço de online, é possível conferir o status do balanço patrimonial ou a situação das folhas de pagamento dos funcionários no momento que quiser. Basta ter uma conexão segura da internet.

Quais são as melhores empresas de contabilidade online?

Se você tem o seu próprio negócio e deseja otimizar os processos contábeis da sua empresa, vale a pena tentar os serviços de uma empresa de contabilidade online. Mas, antes de contratar o serviço, é importante saber quais são as principais empresas desse mercado: conhecendo um pouco mais sobre como funciona o sistema e qual é a opinião dos clientes, é mais fácil escolher a melhor empresa de contabilidade online para você.

MarketUP

Com clientes como Porto Seguro, Rede, Oi e Terra, a MarketUp foca em empresas com volume maior de vendas que precisam de diversos tipos de serviços de gerenciamento. Além de produtos de contabilidade, como o sistema ERP MarketUP, a empresa também oferece serviços como Ponto de Venda e Central de Compras para atender melhor os clientes e administrar estoques, por exemplo.

Há 4 anos no mercado, a MarketUP tem mais de 100 mil empreendedores na plataforma e já foi reconhecida por grandes veículos midiáticos, como PEGN, Estado de Minas, Caldeirão do Huck e G1.

No Reclame Aqui, a empresa tem nota 7,9, em escala de 0 a 10. Tendo respondido 100% das reclamações, a MarketUP possui reputação “boa”. Em um período de 6 meses, foram feitas apenas 25 reclamações, das quais 72% foram resolvidas.

Agilize

Com sede em Salvador, a Agilize é uma empresa de contabilidade online reconhecida principalmente pela abertura de empresas e upgrade de MEIs para MEs. Com plataforma disponível no site e em um aplicativo próprio, a Agilize dispõe de todos os serviços necessários para contabilidade online. Além de fornecer previsão e detalhamento de impostos, ela também faz serviços como gerenciamento de notas fiscais, fluxo de caixa, filtros de transações e guias de pagamento.

No Reclame Aqui, a Agilize possui nota 8,5 e a reputação “ótima”. Em 6 meses, foram postadas 38 reclamações, das quais 100% foram respondidas e 87% resolvidas. A Agilize saiu em portais como UOL, A Tarde, Terra e Gazeta do Povo.

Contabilizei

Com mensalidades a partir de R$ 89,90, a Contabilizei oferece todos os serviços que compreendem contabilidade online, como detalhamento de impostos e gerenciamento de notas fiscais. A Contabilizei também auxilia, gratuitamente, a abertura de empresas médias, mas não atende MEIs.

Criado em Curitiba, o Contabilizei já saiu em veículos como Folha de S. Paulo, Forbes, Exame e Fast Company. Quanto à reputação dos clientes, a empresa tem nota 8,2 e reputação “ótima” no portal Reclame Aqui. Em 6 meses, ela recebeu 215 reclamações. Todas respondidas, mas 88% delas foram solucionadas.

Segundo a Contabilizei, 95% dos clientes renovam o contrato de contabilidade online após 12 meses. Presente em mais de 30 cidades, a empresa conta com mais de 200 profissionais que respondem os clientes em menos de 4 horas.

Qipu

Focada em atender pequenos e médios empreendedores, a QIPU oferece serviços de contabilidade online e auxilia a formalizar empreendedores e profissionais liberais em MEIs. Por meio do aplicativo Qipu ou do site, MEs, EPPs, EIs e EIRELIs do Simples Nacional contam com um serviço de contabilidade completo por R$ 65 por mês. Localizada em São Paulo, a Qipu já foi notícia em veículos como CBN, UOL, Globo, Estadão e Exame. Ela atende mais de 400 mil empreendedores

Com 47 reclamações em 6 meses no Reclame Aqui, a empresa tem nota 7,1 e reputação “boa”. Apesar de ter respondido todas as reclamações postadas, apenas 74% delas foram solucionadas.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!