Curso de contabilidade: vale a pena?

Por Redação Azulis

Saiba tudo sobre as principais características da profissão e descubra se vale a pena investir nesta graduação

Para se destacar num mercado de trabalho tão competitivo, as pessoas buscam formações que desenvolvam novas habilidades e competências.

No leque de possibilidades está o curso de contabilidade – muito procurado por quem almeja melhorar o desempenho para assumir cargos de gestão de uma empresa ou até por aqueles que já possuem um negócio próprio e desejam se aperfeiçoar.

Mas, apesar de ser apontada como uma das carreiras mais promissoras da atualidade, há quem fique em dúvida se deve fazer esta graduação. Para descobrir se vale a pena investir em um curso de Ciências Contábeis, é importante entender as características da profissão.

Além disso, estão disponíveis diversos cursos técnicos que oferecem informações relevantes sobre rotina contábil.

Como funciona um curso de contabilidade?

A contabilidade exerce um papel importante na organização financeira de uma empresa. Controlar receitas, despesas, auxiliar companhias na tomada de decisões que afetam negócios, tudo isso faz parte da rotina de um profissional da contabilidade. 

Existem diversas instituições tanto públicas quanto particulares espalhadas pelo Brasil que oferecem o curso de contabilidade de nível superior. De maneira geral, o curso tem duração de 4 anos para a habilitação em grau bacharelado e 2 anos para o grau tecnológico. 

O estágio não é sempre obrigatório, algumas instituições exigem apenas a monografia para a conclusão da graduação. É importante ressaltar que as duas opções são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Depois de obter o certificado, é preciso ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para começar a exercer a profissão.

Tanto no grau bacharelado quanto no tecnológico, durante o curso de contabilidade o estudante deve aprender sobre:

  • Economia;
  • Direito;
  • Matemática
  • Administração;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Planejamento;
  • Contabilidade Financeira;
  • Planejamento Tributário;
  • Legislação Comercial;
  • Auditoria;
  • Perícia, entre outras disciplinas.

Além disso, tem a possibilidade de fazer o curso de contabilidade a distância – pelo sistema EAD. Nesse caso, o aluno precisa comparecer ao polo da instituição que oferece o curso para realizar as atividades práticas, provas e entregas de trabalho, enquanto uma parte das aulas teóricas é ministrada on-line. 

Cabe ressaltar que o profissional formado como técnico em Contabilidade (formação nível médio) não pode ser responsável por algumas atividades que são exclusivas de quem cursou uma faculdade de Ciências Contábeis.

Exemplos de cursos de contabilidade

O curso de contabilidade de níveis superior e técnico é oferecido em escolas técnicas e profissionalizantes, institutos federais de educação, ciência e tecnologia (os IFs), em instituições como Senac, Sebrae e faculdades. A formação abarca as áreas de Finanças, Direito, Administração e Economia.

O profissional que deseja aperfeiçoar os seus conhecimentos pode buscar por cursos de especialização na área, como: Tecnólogo em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Comércio Exterior, Tecnólogo em Gestão Comercial, Tecnólogo em Gestão Financeira e Bacharelado em Ciências Contábeis. Entidades como Sebrae e Endeavor oferecem diversas opções de cursos para aperfeiçoamento na área. 

3 benefícios de um curso de contabilidade

É importante mencionar que desde 2008 o Brasil segue as normas internacionais de contabilidade. Antes, o contabilista ou cientista contábil era visto como um guardião dos registros das transações de uma empresa, mas atualmente ele tem função de analista e pode contribuir na tomada de decisões.

Listamos algumas das vantagens que o profissional adquire ao investir em um curso de contabilidade:

1. Destacar-se no mercado de trabalho;

2. Aumentar as oportunidades de trabalho em empresas de todos os ramos, e também em instituições financeiras e multinacionais;

3. Grande oportunidade de abrir a própria empresa.


Como escolher o curso de contabilidade ideal para você?

Na hora de escolher o curso, é preciso entender qual é o seu objetivo profissional.

Vale ter em mente que um profissional de contabilidade pode trabalhar na área de recursos humanos e na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial.

Além disso, tem a opção de abrir a própria empresa ou seguir a carreira pública. 

Separamos alguns critérios a serem levados em conta no momento de escolher o curso:

  • Se você ainda está experimentando a área ou não tem muito tempo livre, um curso tecnológico à distância pode ser a melhor opção.
  • Se o objetivo é ampliar suas possibilidades de carreira, vale a pena investir em um curso de contabilidade de nível superior.
  • Procure se matricular numa instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC, assim seus investimentos trarão resultado.

Mesmo que se decida por um curso EAD, tenha o cuidado de escolher uma instituição com polo de apoio perto da sua residência.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!