5 dicas para fazer home office e ser bem-sucedido

Por Redação Azulis

Home office é uma excelente opção para otimizar a sua produtividade. Confira as nossas dicas para ser bem sucedido.

dicas-home-office

Não é raro vermos profissionais trabalhando em casa atualmente. O home office, de fato, tem se tornado uma tendência no Brasil. Estudo recente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades revela que, desde 2016, esse sistema cresceu 22% no País.

Mas, afinal, o que é home office?

Trata-se de um regime de trabalho feito remotamente, ou seja, fora do ambiente da empresa. O profissional pode ser funcionário da companhia (modalidade intitulada de teletrabalho), freelancer ou dono de uma firma que tem sua sede em uma residência.

5 dicas para ser bem-sucedido fazendo home office

Embora seja muito bom evitar trânsito todos os dias, o home office não é tão simples como parece. É preciso ter disciplina. Para isso, separamos cinco dicas para que você seja bem-sucedido em sua empreitada. Confira:

  • Estabeleça horários

Como você está em casa, sempre fica aquela vontade de ficar mais um pouco na cama, estender o almoço, ver aquele programa na TV… esqueça isso! Mantenha o foco. 

Pense que está de verdade em um ambiente de trabalho. Tenha hora para tudo: acordar, lanchar, começar a trabalhar, assim como tomar banho, almoçar… isso vai ajudar você a manter – e até melhorar – o rendimento.

  • Invista em local e equipamento de trabalho

É muito importante que você tenha um escritório próprio para trabalhar, mesmo que você utilize um notebook. Além disso, o seu espaço deve ser confortável, sobretudo a cadeira e a mesa. 

Aliás, certifique-se de que a internet também seja confiável, afinal, ninguém quer se irritar com um serviço que fique fora do ar toda hora. Mantenha também sempre água por perto para evitar ficar levantando.

  • Você está indisponível

Se você mora com alguém, avise logo que horário de trabalho é sagrado. O home office é como se estivesse fora de casa. É comum que as pessoas não entendam isso e achem que, por estar em casa, você possa prestar favores ou simplesmente bater papo, mas é preciso ter a sua rotina e se manter focado.

  • Tenha vida

É normal que quem trabalha em home office se acostume a ficar muito dentro de casa. Evite isso. Antes do horário de trabalho, procure fazer uma caminhada. Se tiver filhos, leve-os à escola. Ou então, se possível, almoce fora; após o expediente, pedale na rua. 

Vá resolver suas pendências pessoalmente em vez de usar a internet. Enfim, busque sair para respirar um ar.

  • Fuja do barulho

Embora o trabalho em casa elimine as distrações causadas nos escritórios convencionais, há outras como, cachorro latindo, crianças gritando, televisão ligada… Então, busque um local específico com uma porta que limita os ruídos. Caso isso não seja possível, converse com a família e explique que você precisa de silêncio durante seu horário de expediente.

Desvantagens do home office

Embora ofereça muitos benefícios, o home office também tem suas desvantagens. De fato, não é qualquer um que se adapta a esse tipo de trabalho. Conheça algumas delas:

  • Estrutura: internet de qualidade, mesa e cadeira confortáveis.
  • Custos: é preciso contratar uma internet mais cara para garantir o serviço e a luz aumenta consideravelmente.
  • Excesso de carga de trabalho: como o trabalho em casa é feito em casa, você corre o risco de passar do horário e acabar trabalhando mais do que deveria.
  • Isolamento social: o home office também faz com que você perca a convivência com os colegas de trabalho. Ou seja, não há troca de ideias ou sequer uma conversa para dar umas risadas no dia a dia.

Costuma fazer home office? Conte para a gente nos comentários o que você faz para se concentrar melhor e ter sucesso na carreira trabalhando em casa. 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!