Modelo de termo de responsabilidade: Veja como elaborar o seu

Por Redação Azulis

Entenda para que serve e como fazer um termo de responsabilidade para sua empresa

Balancete

Independentemente do tamanho ou do segmento da empresa, é essencial que sejam adotadas medidas que reforcem seus objetivos e propósitos. Além disso, é importante defender os interesses e tratar sobre padrões que estabeleçam a segurança da empresa mediante algumas situações.

Uma das possibilidades para garantir que os objetivos da empresa sejam atendidos é através de um termo de responsabilidade. Pensando nisso, reunimos as características, e como criar um modelo de termo de responsabilidade. 

O que é um termo de responsabilidade

De maneira simples, o termo de responsabilidade é um documento que define atribuições e compromissos. Além disso, o principal objetivo é inibir o responsável de realizar práticas irregulares ou ilegais. 

Desse modo, serão estabelecidos limites e diretrizes para incentivar a manutenção da regularidade absoluta em todas as questões estipuladas no termo de responsabilidade. 

A prática costuma ser bastante comum para empresas que exercem atividades contábeis. Nesse caso, os profissionais da área devem estar atentos à Lei n°10406/02, art. 1177 do Código Civil, que determina a responsabilidade do contador junto ao seu cliente por atos dolosos. Essa prática é mais conhecida como responsabilidade solidária. 

Assim, torna-se ainda mais importante que o contador conte com um modelo de termo de responsabilidade para evitar futuros problemas. 

Muito além da contabilidade, o termo de responsabilidade é uma realidade constante para os mais variados tipos de empresas. Podendo ser utilizado como forma de proteção de bens materiais, participação em eventos, pela guarda e uso de equipamentos, entre outros.

No entanto, engana-se quem pensa que a medida é utilizada somente com clientes, ou outras empresas. O termo de responsabilidade também é recorrente para determinar os critérios para o uso de equipamentos por parte de funcionários. Dessa maneira, a empresa deve contar com diferentes termos que possam ser adequados de acordo com a demanda. 

O modelo de responsabilidade deve ser adaptado de acordo com os objetivos e possibilidades para as quais sejam destinados – clientes, empresa, funcionários ou prestadores de serviços e, ainda, atender às informações de como será utilizado. 

Saiba COMO vender um produto com um planejamento estratégico INFALÍVEL

Com nosso GUIA COMPLETO suas vendas aumentar muito! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Qual a importância do termo de responsabilidade

Ao assumir uma responsabilidade, o ato deverá ser devidamente documentado através de um termo de responsabilidade, que será assinado pelo responsabilizado. 

Dessa maneira, o modelo de termo de responsabilidade tem como objetivo principal formalizar uma tarefa atribuída. Qualquer problema, ou ato de irresponsabilidade deve ser assumido por quem declarou o compromisso. 

Modelo de termo de responsabilidade

O modelo de termo de responsabilidade está vinculados às mais variadas áreas e tipos de prestação de serviço. 

Entretanto, alguns ponto são comuns e, provavelmente, serão encontrados em todos, como as características da atuação do negócio e o perfil de atuação dos clientes. Além dessas, existem outras informações relevantes e que devem constar em todos os modelos de responsabilidade, como:

→ Dados da empresa que está prestando o serviço, como razão social, CNPJ, endereço, etc.

→ Informações da empresa para a qual o serviço será prestado (razão social, CNPJ, endereço, etc.

→ Período de abrangência do termo, o ideal é que a renovação seja feita de maneira anual.

Saiba COMO vender um produto com um planejamento estratégico INFALÍVEL

Com nosso GUIA COMPLETO suas vendas aumentar muito! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Como elaborar um termo de responsabilidade

Os modelos de termo de responsabilidade podem ser adaptados de acordo com as necessidades da empresa. O ideal é que o documento esteja de acordo com as premissas da empresa para a qual é feito. 

Importante salientar que o termo deve conter as informações essenciais, além de ter todos os documentos necessários para evitar problemas posteriores. 

Além disso, deve-se enfatizar a importância de inserir tanto no termo, como no contrato de prestação de serviços, que o descumprimento por parte do responsável pode acarretar na suspensão dos serviços até a regularização por parte da empresa. Essa documentação já é suficiente para agregar valor legal ao termo junto à justiça.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!