Cadastro de clientes: o que é, como funciona e por que é importante

Por Redação Azulis

Você sabe como funciona e para que serve o cadastro de clientes? Descubra aqui! Saiba, também, o que é preciso para elaborar o cadastro da sua empresa.

Cadastro de clientes

Você já fez o cadastro de clientes da sua empresa? Se ainda não o fez, saiba que é uma etapa de extrema importância e que pode melhorar os resultados do seu negócio.

Dados divulgados pelo Sebrae evidenciaram que a quantidade de Microempresas (ME) atingiu 4,44 milhões em 2017, cuja projeção era de 4,66 milhões para 2022. Isto evidencia que, crescendo o número de ME, haverá um aumento, também, na concorrência.

E, portanto, para manter o negócio funcionando e conquistar cada vez mais clientes são necessárias estratégias certeiras. Nesse cenário, contar com um cadastro de clientes pode fazer toda a diferença, lhe ajudando a reconhecer o perfil dos seus clientes e, consequentemente, a alavancar suas vendas.

Confira aqui o que é, como funciona e do que você precisa para elaborar o seu!

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O que é e para que serve o cadastro de clientes?

De modo geral, o cadastro de clientes é um registro com informações pertinentes sobre os consumidores de uma marca. Es     se cadastro é formado por meio da coleta de dados sobre cada perfil de cliente, ou seja, é uma relação informativa sobre quem compra.

O objetivo disso é justamente conhecer o perfil consumista de um negócio, de modo que decisões posteriores possam ser tomadas com base nessas informações.

Nesse sentido, com essa coleta de dados é possível identificar melhores oportunidades de vendas.

Obter informações sobre quem se interessa e utiliza seus serviços e produtos é fundamental para que novas abordagens e ações sejam implementadas no negócio, tendo como base os dados do cadastro de clientes.

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Por que é importante para sua empresa?

É certo que para administrar bem um negócio é necessário uma boa gestão. São vários os fatores que auxiliam e permitem boas tomadas de decisões dentro de uma empresa, mas, sem dúvida, o cadastro de clientes é um fator que pode influenciar de forma positiva.

Além de possibilitar uma melhor análise sobre o que deu certo e o que ainda precisa melhorar, por meio dos dados coletados dos clientes torna-se possível mensurar o que fazer depois que o cliente consumiu. “Afinal, do que será que esse cliente precisa”?

Confira melhor, abaixo, porque o cadastro de clientes é importante para sua empresa!

1.    Entender público-alvo

Resumidamente, o público-alvo é um grupo específico de perfis consumistas que possuem interesses nos serviços e produtos de uma empresa.

Nesse sentido, saber quem é o público-alvo de um negócio é um ponto crucial para definir a direção das investidas que a empresa deve tomar.

Isso é, torna-se possível entendê-lo, sendo mais fácil realizar uma aproximação e, consequentemente, há maiores chances de atingir o objetivo proposto com ele.

2.    Analisar hábitos de consumo

De modo geral, hábitos de consumo são as características comportamentais de perfis consumistas. Ao pensar no seu público-alvo, por exemplo, é preciso saber do que ele precisa, quando precisa e o porquê.

A análise comportamental da clientela de um negócio ajuda a consolidar uma tomada de decisão, bem como mapear as tendências que podem alavancar as vendas.

Além disso, ao conhecer os hábitos de consumo de quem compra, é possível traçar estratégias para processos de fidelização desses consumidores.

3.    Montar planejamento

Por fim, é importante pensar no que fazer com essas análises, certo? Afinal, não basta apenas analisar e coletar esses dados se não for fazer uso concreto deles.

Nesse sentido, por meio das informações colhidas no cadastro de clientes, será possível montar um planejamento com base em um objetivo que vise alcançar o melhor resultado tanto para a empresa quanto para o cliente.

Em consequência disso, o empreendedor aumenta suas chances de influência da marca e pode prever melhores abordagens para que o planejamento de fato seja eficiente e impulsione as vendas.

O que é preciso para elaborar o cadastro?

Reconhecida, então, a importância dos dados coletados pelo cadastro de clientes, confira nossas dicas para você elaborar o seu.

Antes de tudo, alguns cuidados precisam ser tomados antes mesmo de começar a elaboração. Por exemplo, a vida corrida não permite que consumidores disponham de muito tempo para completar cadastros grandes, então tomar esse cuidado é muito importante.

Outro cuidado é com relação ao que é perguntado. É crucial que as questões e dados solicitados não tragam, de maneira alguma, desconforto ao cliente. Portanto, pensar na melhor abordagem é imprescindível.

Informações essenciais para o cadastro de clientes

Dito isso, um cadastro de cliente não deve deixar de solicitar, claro, dados de identificação, como nome, data de nascimento, sexo, endereço, e-mail, telefone, entre outros.

Outras informações que podem ser interessantes são as que evidenciam do que o cliente precisa e quando essa necessidade pode surgir. Esse é o caso de demandas específicas ocasionadas por datas comemorativas ou estações do ano, por exemplo.

Além disso, empresas que vendem produtos como calçados devem conhecer quais são os modelos e tamanhos que mais saem. Dessa forma, vale a pena coletar informações como o número que consumidores calçam para saber qual a demanda por cada tamanho.

Isso sem contar a possibilidade de conhecer as preferências baseadas nos hábitos de consumo e interesse deles. Nesse sentido, vale questionar as opções de compra por produto e até mesmo sobre formas de pagamento mais utilizadas.

Outra dica é sempre utilizar ferramentas que possam facilitar os processos, auxiliando seu negócio. O Sebrae, por exemplo, disponibiliza um modelo no programa Excel para cadastro de clientes.

Para finalizar, que tal um bônus? Pensando em te ajudar, a Azulis produziu um conteúdo completo para você seguir e montar um modelo de ficha cadastral perfeito para o seu negócio, confira aqui!

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