Você sabe o que é XML?

Por Redação Azulis

O mundo dos negócios é cheio de siglas importantes. Uma delas é XML, um termo que está ligado à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Saiba mais sobre ele

xml-o-que-e

No mundo dos negócios, volta e meia surgem novas siglas. São várias: CEO, CRM, MEI, B2B, ERP, ROI e, por fim, aparece um XML. Muita coisa para assimilar?

Há várias outras, e todas são fundamentais, mas você é obrigado a saber o que significa XML, pois ela interfere no fisco de sua empresa. Entretanto, para entender a importância dessas três letrinhas, precisamos, antes, lembrar de alguns conceitos.

O que é uma nota fiscal?

Nota fiscal nada mais é do que um documento que comprova a existência de uma transação comercial, seja de produto, de execução ou de um serviço.

SAIBA+AZULIS: MEI precisa emitir nota fiscal?

Com a nota fiscal em mãos, o cliente pode trocar uma mercadoria, assim como também dá garantias à empresa emissora que verdadeiramente prestou aquele serviço ou que vendeu o produto pelo qual foi paga. Desse modo, é um benefício para as duas pontas da cadeira, ou seja, consumidor e vendedor.

Além disso, ela é a base de cálculo para o controle tributário por parte do governo. A arrecadação de impostos, como IPI, ICMS e ISS, por exemplo, retorna para a sociedade com benefícios gerenciados pela Administração Pública.

Por esse motivo, sonegar é crime. Em outras palavras, quando a empresa deixa de emitir uma nota fiscal está lesando toda a população.

Nota fiscal: do papel-carbono ao clique do mouse

Antigamente, emitir uma nota fiscal era um trabalho enfadonho e meticuloso, praticado por alguém com ótima concentração, pois não podia errar o preenchimento de forma alguma. Havia um talonário com várias vias separadas por papéis-carbono. Cancelar uma nota fiscal era um processo trabalhoso e embaraçoso.

Passados alguns anos, a tecnologia simplificou esse processo. Programas de computador fazem tudo isso, e, com alguns cliques, lá está a nota fiscal saindo da impressora. Na verdade, isso também já mudou, uma vez que hoje existe a Nota Fiscal Eletrônica.

Quais são as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica?

Desde 2005, emitir uma NF ficou bem mais simples com a Nota Fiscal Eletrônica, trazendo consigo inúmeros benefícios. Veja alguns deles:

  • As informações de cada cliente ficam armazenadas em um arquivo. Quando precisamos delas, o preenchimento é automático;
  • Nada de gastar folhas e folhas de papel com diversas vias da nota fiscal. No mundo moderno, é preciso ser ecoeficiente;
  • Cálculos. Nada de máquinas de calcular também. Há softwares que já calculam o total da NF, frete mediante o peso, valor dos impostos, tudo feito com muita precisão;
  • Certificação. Como as notas são tiradas mediante certificação digital, a segurança contra fraudes é redobrada;
  • Espaço. Caixas e caixas de arquivo morto são totalmente dispensáveis, uma vez que as notas podem ser armazenadas em HDs, CDs ou na nuvem.

Depois de emitida a nota fiscal, você deve emitir, também, o DANFE.

O que é DANFE?

DANFE é uma outra sigla? Sim, mas essa é bem simples. DANFE significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Como a nota é eletrônica, ela não acompanha a mercadoria, certo? Esse é o papel do DANFE.

Esse documento contém todos os dados da NF, como o nome de sua empresa, do cliente, o valor pago, a descrição dos produtos, os valores que servirão de base de cálculo para os impostos e o número da Nota Fiscal Eletrônica.

Podemos dizer que o DANFE é um espelho da NF-e que, por sua vez, é enviada ao cliente por meio eletrônico. Agora, sim, chegamos ao XML.

O que é o XML?

A sigla XML é o nome da extensão de um arquivo em inglês :Extensible Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação Extensível. Do mesmo modo que o documento do Word é gerado como .docx e do Acrobat Reader como .pdf, as Notas Fiscais Eletrônicas são geradas em XML. Simples assim.

Então, o chamado XML da Nota Fiscal Eletrônica nada mais é do que sua versão digital em um arquivo. Esse documento deve ser obrigatoriamente enviado para quem comprou a mercadoria. O comprador geralmente recebe a nota por e-mail, e é responsável por realizar seu download e armazenamento.

Vale lembrar que diferentemente do DANFE, que não precisa ser guardado, a nota fiscal tem de ser arquivada, e seu download é de extrema importância, até porque várias obrigações fiscais dependem desse documento.

Como fazer o download e abrir o documento?

Para fazer o download, ou seja, baixar esse arquivo, é necessário possuir certificação digital. Entretanto, já existem softwares que conseguem fazer isso usando apenas chaves de acesso, sem a necessidade de possuir o certificado.

É bom lembrar que você não precisa imprimir as notas fiscais, economizando, assim, bastante papel. Contudo, a Receita Federal orienta que elas sejam armazenadas durante o período de 5 anos, além do ano corrente. Aliás, é possível consultar todas as notas fiscais entrando no site do SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado.

Tempo é dinheiro

A grande vantagem de toda essa tecnologia é que ela permite a integração entre os diversos setores de uma empresa e agiliza os processos de trabalho. Assim, você fica livre para se dedicar a outras atividades do seu negócio, principalmente focando em vendas, que é o coração de toda empresa.

E uma outra maneira inteligente de ganhar tempo é contratar os serviços da Azulis.

Azulis – simplificando seu mundo corporativo

A Azulis é uma plataforma digital criada para simplificar e ser uma excelente solução para o dia a dia do empresário que não tem tempo a perder. Conheça os nossos serviços:

  • Maquininha: Hoje, existe uma verdadeira guerra entre as máquinas de cartão, não é verdade? Você sabe qual escolher? A Azulis tem uma ferramenta gratuita que compara todas elas e indica a mais adequada para o seu negócio;
  • Impostos: São tantos impostos a pagar que, muitas vezes, esquecemos das datas. A Azulis envia, gratuitamente, um lembrete mensal para que você não esqueça de fazer o pagamento do seu DAS;
  • MEI: Não sabe fazer a declaração anual do MEI? A Azulis tem esse serviço também para ajudá-lo;
  • Boletos: Vender é muito bom para qualquer negócio. Mas lidar com a emissão e controle de boletos pode ser bem desgastante. E aquela taxa que você já paga na hora de gerar o documento? A Azulis simplificou a emissão de boleto. Conosco, você emite, controla e envia aos clientes de maneira prática e muito rápida. Detalhe: você só paga o boleto na liquidação.

Saiba+Azulis: Emita boletos com a Azulis: pague menos e apenas por boleto liquidado!

E para você ficar por dentro do mundo dos negócios, a Azulis tem um conteúdo exclusivo com artigos, vídeos e dicas.

Gostou? Então, continue navegando em nosso site e encontre os benefícios que só a Azulis pode oferecer para os donos de negócio.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!