Outsourcing: o que é e quais as vantagens

Por Redação Azulis

Saiba o que é Outsourcing, quais as áreas interessantes para praticá-lo e suas principais diferenças com a terceirização.

No mundo dos negócios é comum que as necessidades tragam ideias para novas estratégias. Saiba então o que é o Outsourcing, uma resposta para aqueles que buscam melhor qualificação em um empreendimento.

Entenda agora seu conceito e como ele pode te ajudar.

Definição de Outsourcing

O Outsourcing como prática é fiel às origens do termo, sendo out (fora) + sourcing de source (fonte). A expressão se refere a uma fonte externa. Nesse caso, um recurso, um profissional especializado ou suprimento vital ao negócio, mas disponibilizado por outra empresa.

Sendo assim, um negócio que não possui determinada infraestrutura, qualificação ou conhecimento de uma área e precisa dessa especialidade para algum processo ou projeto, pode optar pela prática do Outsourcing. 

Nesse caso, o empresário contrata os serviços de uma outra empresa, que irá fornecer profissionais qualificados, sem ter que necessariamente abrir um novo setor ou montar uma equipe interna.

Estabelecida uma relação de subcontratação de serviços feita de uma empresa com outra, tal relação coloca as duas como parceiras estratégicas, permitindo que os negócios de ambas continuem bem.

Sob essa perspectiva, o Outsourcing pode ser visto como um tipo de terceirização, mas focado em recursos especializados. Falaremos mais sobre as diferenças a seguir. 

Outsourcing X terceirização

Para acabar de vez com a associação que fazem com a terceirização e especificar o que é Outsourcing, considere as seguintes características: 

  • Enquanto a terceirização não tem tanto rigor, pois trata de funções mais básicas e, portanto, mais fáceis de repor, o Outsourcing busca especialistas nas áreas determinadas.
  • A terceirização pode ocorrer em vários setores da mesma empresa, mas o Outsourcing é uma busca externa para ocupações muito importantes, para atividades vitais do negócio. Ou seja, para setores selecionados estrategicamente.
  • As profissões incluídas na terceirização fazem parte de um conjunto de exercícios mais rotineiros e, de certo modo, coexistindo com o que a empresa de fato trabalha. São profissões de atendimento, segurança, limpeza, transporte etc.

Já os contratados através do Outsourcing lidam diretamente com o negócio da empresa, com seu core business.

São profissões específicas e bastante técnicas, pensadas estrategicamente. É comum ocorrer com Contabilidade, Finanças, Tecnologia da Informação e Vendas, por exemplo.

Vantagens do Outsourcing

  • O conhecimento e a experiência traz segurança ao profissional. Com alguém mais capacitado para determinada função, o aumento da produtividade é uma consequência natural, assim como a melhora dos resultados. 

Um contrato por metas alcançadas também ajuda na produção, afinal, os profissionais contratados normalmente dependem do resultado para manutenção do contrato de Outsourcing.

  • Uma relação de Outsourcing amplia as perspectivas de mercado, tornando a empresa mais flexível e dinâmica, com uma capacidade adaptativa maior, e que sempre é bem-vinda no mundo dos negócios.
  • Com uma melhor produtividade e adaptação ao mercado, o nível de competitividade se eleva. Uma vantagem que não é exclusiva da empresa que está aplicando o Outsourcing, mas para toda uma cadeia mercadológica que se beneficia indiretamente.
  • A presença de profissionais capacitados, experientes e com domínio técnico permite ao empresário se concentrar no que melhor sabe ou precisa fazer, seja na administração de seu negócio, seja em seu produto ou no cliente, dependendo da estrutura dessa empresa. 

Não se preocupar com os setores que não domina e poder apresentar um produto de melhor qualidade, possibilita ao empreendedor pensar mais no atendimento, na apresentação e nos exercícios que domina e que também são relevantes para conquistar seu público-alvo.

  • Ter à disposição novos especialistas e possíveis tecnologias no ambiente de trabalho dá a oportunidade de expandir um conhecimento específico
  • O Outsourcing é a alternativa mais econômica para qualificar seu negócio, pois reduz os custos de contratação direta, além de investimentos em recursos físicos e intelectuais, com uma nova estrutura e treinamentos. 
  • Diminui os riscos de acidentes e falhas ocasionais por falta de conhecimento e experiência. Sendo assim, ocorre uma redução de custos e riscos.

Desvantagens do Outsourcing

  • Uma situação desvantajosa é a possibilidade da empresa contratada prestar os mesmos serviços a concorrentes, gerando conflitos de interesse. Para que isso não comprometa a produtividade e cause insatisfações, é preciso ter atenção ao desempenho da subcontratada.

O que pode prevenir isso é a elaboração do contrato, não permitindo o atendimento, sujeito a medidas, de empresas concorrentes.

  • A perda de controle sobre iniciativas pode acarretar custos inesperados ou uma enorme dependência sobre a empresa contratada. 
  • A possibilidade de quebra da confidencialidade de informações internas também é outro fator a ser levado em conta. Nesse caso, é possível prevenir com um contrato de confidencialidade. 

De modo geral, é uma ação estratégica que exige experiência no mercado e não pode ser vista como solução definitiva. 

Antes de contratar, é necessário pesquisar a empresa que fornecerá o Outsourcing, conhecer sua reputação e entender quais tipos de trabalho e resultado podem ser esperados. 

Esse é o tipo de contratação que deve ser bem pensada. É importante analisar se sua empresa realmente precisa desse profissional, avaliar os prós e contras, custos e possíveis ganhos. 

Não esqueça também de acompanhar de perto a atuação do especialista. É interessante, por exemplo, saber como estava a situação de um projeto antes para comparar com as mudanças conquistadas durante a prestação do serviço e, assim, ir avaliando os resultados periodicamente até a conclusão do trabalho.

Sabendo o que é o Outsourcing, fica mais fácil identificar se é aplicável ao seu negócio e quais os meios fundamentais para que dê certo. 

Para mais orientações como essa acesse o blog ‘Vida de Dono’. Aqui você pode encontrar textos e dicas sobre empresas e como montar uma prestadora de serviços, por exemplo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!