Plano de saúde MEI: tudo o que você precisa saber

Por Redação Azulis

Já pensou em contratar um plano de saúde mas não sabe como funciona? Acesse aqui e descubra tudo sobre plano de saúde MEI antes de contratar o seu!

Contratar um plano de saúde é um assunto sério e que merece total atenção, afinal, é sempre importante prevenir, diagnosticar e tratar possíveis problemas de saúde, além de poder realizar exames e atendimentos emergenciais. Mas você sabe como funciona um plano de saúde MEI?

Em 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) normatizou medidas para planos de saúde empresariais. Em dezembro de 2019, segundo dados divulgados pela ANS, o número de beneficiários de planos de saúde privados foi superior a 47 milhões. 

Se você tem interesse em contratar, confira o conteúdo completo deste artigo e descubra quais são as regras, como funciona e como contar com um plano de saúde MEI.

Plano de saúde MEI: como funciona?

Se você é MEI, saiba que há alguns critérios que devem ser seguidos para o contrato de um plano. 

Para isto, o  MEI deve ter CPF ativo, além de possuir no mínimo dois beneficiários, o titular e mais um, que pode ser um dependente ou funcionário. Ou seja, o plano contratado também atende a algum familiar e/ou seu empregado.

Além disso, é necessário que o Microempreendedor Individual comprove sua situação formalizada pelo tempo mínimo de 6 meses. Para isso o MEI deve emitir uma declaração pela Receita Federal, bem como um comprovante de inscrição no órgão competente.

Ainda, para manter o contrato do plano de saúde MEI, o microempreendedor precisa conservar essa regularidade junto à Receita Federal e a inscrição nos órgãos competentes. Isso porque a operadora do plano poderá exigir os mesmos documentos não só no momento da contratação, mas também anualmente, no mês de aniversário do plano.

Quanto custa?

O custo do plano de saúde MEI é calculado pelo sistema de cada operadora, sendo analisado cada caso de contrato. Por conta disto, o valor pago por um plano varia de operadora para operadora.

Além disso, o MEI segue o mesmo sistema dos planos de saúde empresariais. Isto quer dizer que o valor do plano de saúde MEI depende, também, do número de funcionários segurados (ou vidas vinculadas, como dependentes) e da quantidade de atendimentos.

No entanto, vale ressaltar que as mensalidades de planos de saúde para MEI costumam ser menores que nos contratos individuais, sendo mais fácil encontrar um plano que caiba no bolso.

Além de tudo isso, contratar um plano de saúde MEI gera descontos no valor pago do imposto anual, ou seja, é possível declará-lo no Imposto de Renda (IR) e reduzir estes custos. 

Nesse caso, serão necessários os comprovantes do plano e do valor pago, mas não há limites de dedução para gastos com planos de saúde para MEI.

Tipos de plano de saúde MEI

Há vários tipos de planos de saúde, sendo necessário que o MEI avalie cada um, analisando seus benefícios e valores antes de fazer a adesão. Seguem abaixo alguns tipos de plano de saúde para você checar:

Como contratar um plano?

Para contratar um plano de saúde MEI, é necessário entrar em contato com a operadora do plano escolhido e verificar as exigências relacionadas ao processo de adesão e a documentação solicitada.

No geral, os seguintes documentos podem ser pedidos:

  • documentos pessoais de identidade (CPF e RG)
  • comprovante de residência
  • comprovante do registro no órgão competente (para MEI, é válido o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual [CCMEI])
  • comprovante de inscrição ativa na Receita Federal (no próprio site da RF é possível emiti-lo)

Vale ressaltar que antes de aderir a um plano de saúde MEI é possível (e válido) fazer uma simulação e analisar os valores e as condições de cada plano. A consulta pode ser feita nos sites das operadoras, sendo preciso verificar se estes dispõem de tal ferramenta. 

Vale a pena contratar?

É certo que contratar um plano de saúde é uma opção que deve ser levada em consideração, afinal, diz respeito à saúde, que precisa receber certos cuidados periodicamente, além de possíveis situações inesperadas em que haja necessidade de cuidados médicos urgentes.

No caso de quem é MEI, há algumas vantagens para quem decidir contratar um plano. Confira:

  • segurança no trabalho (no caso de vinculação de funcionários)
  • preços mais baixos (até 40% se comparados aos planos individuais)
  • redução do valor do Imposto de Renda
  • normalmente há maior abrangência de cobertura que no plano de saúde individual
  • a maioria dos planos possui atendimento 24 horas
  • há possibilidade de portabilidade de planos

Se você procura por garantias e segurança para você, seus funcionários e dependentes por um valor mais em conta, contratar um plano de saúde MEI pode ser interessante. 

Agora que você entendeu melhor sobre o plano de saúde MEI, que tal conhecer nosso portal Vida de Dono? Pensando em ajudar você a empreender cada vez melhor e sanar suas dúvidas, a Azulis produz os melhores conteúdos para quem é MEI. 

Assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!