Preciso de dinheiro — e agora? Como dar a volta por cima

Por Redação Azulis

Se você precisa de dinheiro e não sabe por onde começar, este guia vai ajudar na sua jornada de reconstrução patrimonial. Confira.

“Preciso de dinheiro”. Essa afirmação faz parte das suas afirmações diárias?

Então, é sinal de que você precisa reorganizar as finanças, analisar despesas e receitas e quem sabe até mesmo quitar dívidas.

Afinal, ganhar mais dinheiro é algo que só se alcança com um planejamento financeiro eficaz  — seja para pagar dívidas altas, seja para dedicar um percentual da renda para investimentos.

Neste guia, saiba como se livrar da realidade “preciso de dinheiro” para conquistar esse objetivo de fato.

Preciso de dinheiro: e agora?

Se você chegou à conclusão de que precisa de dinheiro, o primeiro passo é diagnosticar a sua situação financeira com calma e fazer um planejamento.

Confira abaixo quatro dicas essenciais:

1. Saiba quais são as suas dívidas

É crucial que você faça um mapeamento da sua saúde financeira atual.

Para isso, primeiro verifique dívidas, os valores e prazos de pagamento de cada uma.

Saber quanto você realmente deve é primordial para fazer um planejamento financeiro eficaz a fim de quitar as pendências.

2. Analise receitas e gastos

Em uma planilha de controle financeiro, organize o seu orçamento mensal a partir das receitas e gastos.

As receitas são as fontes de renda, tanto do salário fixo quanto de dinheiro extra que entra no mês, caso você realize algum trabalho complementar.

As despesas são os gastos fixos e variáveis que você tem ao longo do mês, como contas de água, luz e telefone, alimentação e gastos supérfluos, por exemplo.

Com a planilha com as informações, você poderá visualizar a sua situação financeira.

3. Reduza as despesas

Aqui a ideia é reorganizar o orçamento, principalmente se as suas despesas estão maiores do que as receitas.

O primeiro passo é analisar as despesas mensais e identificar quais delas podem ser eliminadas ou reduzidas, mesmo que isso modifique (pelo menos um pouco) o seu estilo de vida.

Por exemplo: se você gasta muito em alimentação em restaurantes, uma forma de reduzir a despesa é levar marmitas de casa para o trabalho.

4. Busque por empréstimos mais baratos

Outra alternativa para quem precisa de dinheiro é recorrer a empréstimos com taxas de juros mais baixas.

O crédito obtido pode ser usado para qualquer finalidade, sem que você precise se justificar para o banco, o que é uma vantagem inicial.

Empréstimo consignado e empréstimo com garantia de imóvel ou veículo geralmente são as modalidades que apresentam preços menores.

Preciso de dinheiro para pagar dívidas

Se o seu problema é falta de dinheiro para pagar dívidas, é hora de verificar maneiras de quitá-las. Fique atento às próximas dicas:

1. Aproveite os juros baixos

O cenário atual da economia é de baixa nas taxas de juros.

No fim de 2019, por exemplo, a Taxa Selic, que define a taxa básica de juros no Brasil, alcançou a mínima histórica de 4,5%.

Esse pode ser um bom momento para renegociar dívidas antigas ou para tomar empréstimo para pagar dívidas muito caras, justamente porque os juros impactam menos no bolso.

Mas é preciso ter cuidado e prudência nessa hora, seja ao tomar um empréstimo, seja ao renegociar a dívida, para não ficar inadimplente.

2. Renegocie suas dívidas

Aqui a dica é entrar em contato com o credor para verificar possibilidades de aumentar prazos de pagamento, reduzir taxas de juros ou receber um desconto sobre a dívida, por exemplo.

Mas, antes de assinar um contrato de negociação, faça um planejamento para ter certeza de que vai cumprir todos os pagamentos acordados.

3. Troque uma dívida alta por outra menor

Conforme vimos, o empréstimo é uma modalidade com taxas de juros consideravelmente menores do que outras operações de crédito, como rotativo do cartão e cheque especial.

Logo, se você tem uma dívida alta no cartão de crédito, uma saída seria obter um empréstimo a juros menores e com prazos de pagamento maiores para quitá-la.

Aí, fica com as prestações mais baixas do empréstimo.

Na plataforma da Azulis, você encontra as melhores ofertas de empréstimos com e sem garantia e para negativados.

Nela é possível comparar taxas, prazos de pagamento e condições para escolher a oferta mais vantajosa para você.

Preciso de dinheiro para o futuro

Se você não está endividado, temos uma boa notícia: é mais fácil se organizar para obter dinheiro para fazer investimentos no futuro. Abaixo, confira três maneiras de fazer isso:

Organize suas finanças atuais

Não tem como otimizar a sua renda para amanhã se você não tem as suas finanças organizadas hoje.

Então, se ainda não tem uma planilha de controle, é hora de elaborar uma.

Nela, organize todas as entradas e saídas do orçamento, classifique despesas fixas e variáveis em categorias (por exemplo: alimentação, contas de casa, passeios) e investigue quais gastos podem ser eliminados ou reduzidos.

Busque mais receitas

Bem, se você precisa de mais dinheiro, a dica é buscar por novas fontes de receita.

Esse pode ser o momento de tirar uma ideia do papel e empreender, abrindo uma empresa ou atuando como microempreendedor individual (MEI), por exemplo.

Caso você ainda não esteja preparado para sair do emprego, outra opção é atuar como freelancer nas horas vagas.

Além disso, considere fazer investimentos para que o seu dinheiro renda ao longo dos anos.

Para começar, separar um percentual da renda por mês e investir em opções mais seguras, como o Tesouro Direto, é uma estratégia eficiente.

Invista em educação financeira

Tenha em mente que a educação financeira é o caminho para cuidar melhor das suas finanças e, consequentemente, ganhar mais dinheiro no futuro.

Hoje em dia, é possível ter acesso a diferentes materiais educativos online: cursos, palestras, webinars e vídeos, por exemplo.

O blog da Azulis é um caminho para a educação financeira.

Aqui a gente descomplica informação financeira, e você fica por dentro de assuntos relevantes para cuidar das finanças (e do seu negócio). 

Tudo de forma didática e simples, para facilitar a compreensão dos conteúdos.

E aí, gostou das dicas? Siga acompanhando o blog da Azulis para ficar atento a estratégias que dão certo na gestão do seu orçamento.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!