Crédito para negativado: como tomar empréstimo com nome sujo

Por Redação Azulis

Crédito para negativado

O crédito para negativado pode ser a solução para dar conta de uma despesa imprevista ou para investir em um negócio, nos estudos ou na carreira.

Seja qual for o objetivo, o mais importante é saber que essa é uma modalidade de crédito distinta, na qual valem regras e condições ligeiramente mais rígidas que o normal entre as opções de empréstimo pessoal.

Dessa forma, é preciso tomar ainda mais cuidado para que o dinheiro extra não venha a se tornar mais uma dívida de difícil pagamento, agravando a sempre delicada situação de quem tem nome sujo.

Mostrar que precauções são essas e como funciona esse tipo de crédito é a ideia central deste artigo que você começa a ler. Fique por aqui para saber mais sobre o crédito para negativado!

Crédito para negativado: o que é?

Crédito para negativado é a modalidade na qual pessoas com nome sujo, cujos CPFs constem nos registros de proteção ao crédito, têm acesso a ofertas de empréstimo pessoal, cartão de crédito e outras facilidades.

Provavelmente, você sabe que, no Brasil, a inadimplência do consumidor é um desafio recorrente para empresas de todos os segmentos. Da mega corporação ao mais simples lojista, todos sofrem com os seus efeitos nocivos à economia.

A razão para isso é que um cliente com o nome negativado passa a comprar menos em função da oferta de crédito limitada. É  ruim para o devedor, que tem menos acesso a bens de consumo e um mau negócio para a cadeia produtiva, que vê seus mercados diminuírem.

Por esses e outros motivos, vem surgindo nos últimos anos empresas especializadas em soluções financeiras para negativados. Elas oferecem linhas de crédito sem discriminar essa parcela dos consumidores com nomes relacionados pelos órgãos de proteção ao crédito.

Em contrapartida, para ter um pedido aprovado, continua a ser necessária uma análise mais robusta antes de uma possível aprovação. Ou seja, embora exista a possibilidade de uma resposta positiva, para os negativados, ainda são grandes as chances de uma recusa.

Regras do empréstimo para negativado

O funcionamento do empréstimo para negativado não difere do crédito para pessoas sem restrição no mercado financeiro. Dessa forma, é necessário primeiro saber o tipo de crédito a ser solicitado, ter uma ideia clara do número de parcelas e preencher um cadastro.

SAIBA+AZULIS: Crefisa Empréstimo: crédito para negativados

Tendo o pedido aprovado após análise, a diferença fica por conta das taxas aplicadas, normalmente mais salgadas para pessoas com nome sujo. É a forma que as instituições financeiras têm para se proteger do risco da inadimplência que, sejamos francos, é sempre maior quando se empresta a um mau pagador.

Ainda que pareça uma situação complicada, na verdade, conseguir crédito para negativado não chega a ser tão difícil assim. Isso porque existem empresas cuja especialidade é justamente oferecer linhas de crédito para pessoas com score baixo.

Como conseguir crédito para negativado

A boa notícia é que, pela internet, é muito fácil encontrar empresas que abrem a possibilidade de obter empréstimos mesmo com o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Por exemplo, você pode fazer uma pesquisa pela ferramenta Serasa eCred. Nela, estão cadastradas a maioria das fintechs e bancos online que concedem empréstimo para negativados, sejam elas especializadas nesse público ou não. É também uma forma de se proteger das empresas de pouca credibilidade que tentam se aproveitar da condição de um negativado para oferecer soluções muito boas na aparência.

Ou seja, ao utilizar uma plataforma assim, você assegura que os resultados mostrados serão de instituições sérias e que cumprem o que prometem. Conhecendo as possibilidades, o próximo passo é comparar e simular.

SAIBA+AZULIS: Banco Pan: empréstimo consignado para negativados

Ou seja, conhecer as taxas praticadas, o valor máximo disponibilizado e encontrar a oferta de crédito para negativado ideal. Nesse sentido, conte com a Azulis, que ajuda a encontrar crédito para negativado. Conheça agora quais são as opções com as melhores taxas!

E para buscar ainda mais informações, nada o impede de recorrer ao bom e velho Google para fazer contato direto com o banco ou fintech. O mais importante é verificar se a empresa não promete condições boas demais para ser verdade. Vale também conferir se o site apresenta selos de segurança, se a empresa tem uma boa reputação no Reclame Aqui e se ela disponibiliza canais de atendimento online e por telefone.

Quando vale a pena contratar?

A contratação de um empréstimo deve ser sempre avaliada com o máximo de cuidado. Em primeiro lugar, porque aquele dinheiro que entra, na verdade, não é seu. Se levarmos ao pé da letra, ele é uma mercadoria pela qual você estará pagando o preço definido pelo banco.

Portanto, é necessário definir objetivos muito claros e que justifiquem uma solicitação de crédito. Até mesmo a troca de uma dívida por outra (oferecida por algumas fintechs) deve ser vista com algumas ressalvas. Afinal, por um lado, você pagará juros menores, mas, por outro, poderá estender por mais tempo as parcelas a pagar.

Em outras palavras: só vale a pena contratar crédito para negativado quando o motivo é justo o bastante e isso varia de uma pessoa para outra.

Pontos de atenção do crédito com nome sujo

Considerando os riscos envolvidos, tanto para os bancos quanto para o próprio negativado, deve-se tomar certos cuidados para que o empréstimo não vire mais uma bola de neve. Assim sendo, é fundamental planejar-se para o pagamento das parcelas e considerar sempre o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo. Essa taxa varia bastante de um banco/fintech para outro. Logo, quanto mais ampla for a pesquisa, mais chances de pagar menos.

Lembre-se de que o crédito para negativado pode ser concedido a taxas mais altas como meio de compensar o risco. Portanto, quanto mais baixas elas forem, melhor.

Ficou claro para você como funciona o crédito para negativado? Aqui na Azulis, você sempre tem acesso a informações que fazem a diferença em sua vida financeira. Para garantir a melhor oferta de crédito, não deixe de consultar o nosso site agora mesmo!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!