Quanto custa um influencer?

Por Maria Teresa Lazarini

quanto-custa-um-influencer

Para definir o custo de divulgação com um influencer, muitos fatores são levados em consideração. Além de número de seguidores e mídias utilizadas, é necessário medir também o tempo levado naquela publicação e o número de postagens inclusas. No entanto, a definição de todos os quesitos vai mudar conforme o influencer e conforme a marca. Por isso, ainda é um terreno pantanoso definir o preço do marketing de influência, sendo necessário analisar cada campanha com sua especificidade.

Em relação à definição de preços para o contrato de um influencer, o CEO da Influenciaê Yu Jun Eum lembra que o mercado de marketing de influência ainda é incerto nesse assunto, cabendo ao time de marketing conseguir encontrar o melhor orçamento segundo o objetivo da campanha.

“A precificação deve ser baseada no valor que o influenciador traz à empresa anunciante, como em qualquer parceria. Neste caso, valor pode ser traduzido como alcance, impressões, cliques e leads”, comenta Yu Jun Eum da Influenciaê.

O fundador da plataforma comenta que em mercados como os Estados Unidos é comum precificar um influencer por performance. Para isso, algumas empresas de marketing de influência conseguem medir se a postagem do influencer levou seguidores para o link indicado ou representou aumento de engajamento nas redes sociais da marca, por exemplo.

Estimativas de custo do perfil de Neymar Jr. no Instagram / Fonte: InfluencerMarketingHub

Para ter uma estimativa do nível de engajamento que um influencer tem e quanto ele custa por publicação, a plataforma InfluencerMarketingHub desenvolveu uma ferramenta online, que está neste link. Com ela, basta você digitar o username do influencer para saber a média de preço por divulgação e o sucesso que ele faz entre os seguidores.

Outra ferramenta muito útil da InfluencerMarketingHub, que pode ser acessada pelo mesmo link é a de calcular o retorno que um post trouxe para a marca. Inserindo o link da postagem, você consegue saber o nível de engajamento da publicação e os possíveis rendimentos que ela trouxe. Veja um exemplo a seguir.

Estimativa de custo de uma publicação da influencer Carol Destro no Instagram / Fonte: InfluencerMarketingHub

Para Lucas Lanzoni, coordenador de marketing da Squid, são muitas as variáveis que devem ser consideradas na hora de estipular um preço para o contrato de um influencer, já que esse profissional pode atuar em diferentes mídias com variados tempos de exposição. Por isso, não podemos definir um preço fechado quando falamos de influencers.

“Os valores dependem de diversos fatores. Isso vai desde o canal que esse influenciador utiliza para criar seu conteúdo até mesmo a complexidade da campanha. O valor para fazer um post é um, para participar de um evento ou até mesmo gravar um vídeo de campanha é outro”, afirma Lanzoni da Squid.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!