O que é Quod e como é usado para analisar a concessão de crédito

Por Redação Azulis

O cadastro negativo do Serasa, SPC e outras instituições você já deve conhecer. Agora, sabe o que é o Cadastro Positivo, controlado pela Quod? A gente te explica!

Quod

A Quod é uma empresa que nasceu com o intuito de valorizar bons pagadores no Brasil, pelo Cadastro Positivo, evoluindo a análise de crédito para uma visão mais completa e dinâmica sobre as informações disponíveis.

Foi criada pela união dos cinco maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco e Santander. A empresa busca avaliar o crédito das pessoas buscando informações de seu comportamento no mercado, e não apenas vislumbrando rótulos, como “nome sujo” ou “nome limpo”.

A Quod é, portanto, um “bureau de crédito”, assim como SPC e Serasa, por exemplo, com a diferença que sua atuação é centrada no que ela denomina “Cadastro Positivo”, ou seja, dados e informações que destacam ações positivas das pessoas no mercado. Já os outros bureaus atuam mais na questão do cadastro negativo, ou seja, descobrindo pessoas físicas e jurídicas devedoras.

Como funciona a Quod, na prática

A Quod utiliza tecnologias de big data e inteligência artificial para obter históricos de pagamentos e ajudar as empresas a tomarem decisões para concederem crédito. Essas análises avançadas ajudam a evitar fraudes, diminuir riscos e também a entender melhor os clientes.

A empresa fornece uma consulta por pessoa física, com todas as informações cadastrais, histórico de crédito e indicadores de mercado. Também oferece o Quod Score, uma nota de de crédito com dados do Cadastro Positivo, indicando a probabilidade de um cliente pagar um compromisso financeiro no futuro. Por fim, o Quod Atributos disponibiliza variáveis pré-calculadas para utilização em modelos proprietários de crédito.

Como a Quod influencia na vida do tomador de empréstimo

O principal benefício do tomador de empréstimo ao ter suas informações disponibilizadas pelo Cadastro Positivo é fornecer dados mais completos. Não somente suas transações negativas serão levadas em consideração, como fazem Serasa e SPC, mas também suas movimentações positivas — empréstimos pagos, gastos em cartão de crédito, financiamentos em dia, entre outros.

Para fazer parte do Cadastro Positivo, é necessário preencher um formulário e enviar sua documentação e foto pelo celular mesmo. Dessa forma, seus dados positivos ficam disponíveis para as empresas que forem analisar seu crédito. Vale lembrar que da mesma forma que é simples se cadastrar, o descadastro também é feito de forma rápida e simples.

O Cadastro Positivo possui um score para cada pessoa cadastrada. Ele pode aumentar com a realização de algumas ações, como:

  • Realizar o pagamento de suas contas em dia. Se possível, pagar adiantado.
  • Evitar realizar o pagamento mínimo do cartão de crédito ou mesmo parcelar o valor.
  • Utilizar no mínimo 30% do limite do cartão de crédito por mês.
  • Solicitar novas modalidades de crédito somente quando necessário, pois um pedido negado diminui o score.
  • Fazer compras à vista.
  • Ter contas de água, energia, telefone, condomínio etc. no seu nome.

Quais são os serviços da Quod

Além da informação sobre crédito para empresas em geral, a Quod também oferece os seguintes serviços de consulta sobre a saúde financeira da empresa:

Já para pessoas físicas, além da possibilidade de ser inserido no Cadastro Positivo e acompanhar sua evolução, é possível receber dicas de educação financeira, por meio do blog.

Acompanhe outros artigos sobre finanças para você e sua empresa no blog da Azulis!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!