Você já ouviu falar em Sicalc Web? Entenda sobre o assunto

Por Redação Azulis

O Sicalc Web é um programa desenvolvido feito para agilizar e simplificar o cálculo e os pagamentos de tributos. Emita o seu gratuitamente

sicalcweb-o-que-e

Profissionais autônomos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos de empresas de pequeno ou médio porte já ouviram falar sobre o Sicalc Web, um programa desenvolvido pela Receita Federal com o objetivo de agilizar e simplificar o cálculo e os pagamentos de tributos.

Porém, se você ainda não conhece essa ferramenta, é chegada a hora de conhecê-la. Por isso, separamos tudo que é preciso saber sobre o Sicalcweb neste artigo, inclusive as vantagens e as desvantagens apresentadas por esse programa, que possui versões online e off-line.

SAIBA+AZULIS: MEI precisa emitir Nota Fiscal?

Sicalc Web: o que é e qual sua função?

Sicalc é a sigla para Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal, um nome que é, em si, autoexplicativo. Sua finalidade é calcular os possíveis acréscimos, como juros e multas por atraso, a fim de gerar boletos atualizados de pagamento.

Assim, o Sicalc Web realmente agiliza a vida do empreendedor, pois seria bem mais trabalhoso e dispendioso calcular os possíveis acréscimos no lápis ou contratar um contador para sua realização. Esse sistema realiza tudo, de forma automática e na hora.

A ferramenta realiza as seguintes funções:

Dessa forma, é bem mais fácil manter o pagamento de tributos sempre em dia, afinal, esquecer uma data ou prazo de quitação é um algo a ser evitado. Se uma ocorrência como essa acontecer, o sicalcweb minimiza os transtornos e não deixa o empreendedor perder o foco na expansão dos negócios.

Após a criação dessa ferramenta, ficou mais fácil e rápido emitir os documentos de arrecadação e pagá-los, mesmo fora do prazo de validade, uma vez que o valor já sai atualizado com as devidas multas e os juros cobrados, impedindo que os atrasos se prolonguem.

Como Emitir?

É possível você emitir os seus boletos para pagamentos de forma muito simples e gratuita. Para fazer isso é simples. Basta entrar no site da Receita Federal que deixamos indicados abaixo e você pode emitir o seu agora mesmo.

  • Cálculo e Emissão de Darf On Line da Pessoa Física: clique aqui.
  • Cálculo e Emissão de Darf On Line da Pessoa Jurídica: clique aqui.

Sicalc Web x Sicalc AA

Para ampliar o leque de opções do empreendedor, a Receita Federal desenvolveu duas versões do Sicalc, e sua escolha depende da preferência de cada empresário, bem como das ferramentas que o programa tem à sua disposição:

  • O Sicalc Web não demanda nenhum tipo de instalação e está disponível online. Assim, basta acessar o site e inserir as informações solicitadas, como identificar-se como pessoa física ou jurídica, informar o estado e a cidade e o código da receita;
  • Já o Sicalc AA (Autoatendimento) é um software totalmente gratuito, baixado diretamente do site da Receita Federal e instalado no computador para ser utilizado e gerar os DARF.

A vantagem do Sicalc Web é que ele dispensa a instalação de programas e não ocupa a memória do computador, porém é preciso estar conectado à internet para usá-lo. Já o Sicalc AA pode ser usado off-line, mas deve ser reinstalado todo mês para atualização da taxa Selic.

Saiba tudo sobre recibos e proteja seu negócio!

Evite possíveis PREJUÍZOS com os recibos! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

DARF e DAS – Entenda a diferença

Desenvolvido para quitação e emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), o Sicalc Web não deve ser utilizado, no entanto, para pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Por isso, é importante entender a diferença entre os dois:

  • DARF: pode ser usado tanto por pessoas físicas como por jurídicas para o pagamento de tributos federais. São eles, o Imposto de Importação de Produtos ou guias do pagamento do PIS relativas ao faturamento das companhias;
  • DAS: é uma guia única de pagamento mensal que o Microempreendedor Individual é obrigado a arcar. Logo, ela é voltada somente a pessoas jurídicas e constitui-se de uma taxa única.

Em resumo, o sicalcweb não é voltado para gerar DAS, mas apenas para gerar DARF.

SAIBA+AZULIS: DARF Online: o que é e como emitir?

Vantagens e desvantagens do Sicalc web

O Sicalcweb apresenta vantagens e desvantagens, porém é preciso salientar que sua criação facilitou (e muito) a vida dos empreendedores. Afinal, essa ferramenta tornou o cálculo de acréscimos legais descomplicado, preciso e acessível.

Por isso, conheça alguns de seus pontos fortes:

  • Mais praticidade e organização para as finanças da empresa;
  • Não é preciso baixar e instalar programas para utilizar a versão web;
  • Cálculos precisos, sem erros e totalmente seguros;
  • Trata-se de um sistema oficial, desenvolvido pela Receita Federal e, por isso, confiável;
  • Pode ser usado por pessoas física e jurídica;
  • Calcula diversos tributos, como quotas do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Outros tributos calculados são o Imposto Territorial Rural (ITR) e o Simples Federal, além de outras contribuições geradas e geridas pela Receita Federal de 1995 para frente, tudo num único sistema.

Já os pontos fracos são:

  • É preciso configurar a data do computador para o formato dd/mm/aaaa para que ele funcione corretamente;
  • Por ser um programa online, o grande número de acessos ou a realização de atualizações podem deixá-lo inoperante por alguns períodos;
  • No caso da versão Sicalc AA, é preciso desinstalar e instalar o programa mensalmente para que a taxa Selic seja atualizada, o que demanda certo tempo;
  • Nenhuma das versões do programa é indicada para emissão de DARF relativa à quitação de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) de empregados domésticos, pois esse procedimento deve ser feito manualmente no site da Receita Federal;
  • O programa não gera documentos para recolhimento de tributos não administrados pela Receita Federal, como os impostos sobre o comércio exterior, custos judiciais e dívida ativa, que são administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Mais facilidades para o seu negócio

Com o objetivo de manter as contas em dia e os negócios sempre saudáveis, a Azulis oferece soluções completas, automatizadas e eficientes para ajudar o dono do negócio, seja com o lembrete gratuito para o pagamento do DAS ou a emissão de boletos, que só são pagos na liquidação do título.

Por isso, a Azulis oferece o melhor suporte, de forma personalizada e compatível com cada tipo negócio. Com ferramentas específicas, é possível se dedicar ao negócio sem descuidar do pagamento de tributos e da gestão dos procedimentos de cobrança.

Além de ter acesso ao melhor conteúdo para o MEI e o PME, a Azulis entende as dores dos empreendedores, por isso a plataforma digital tem inúmeras soluções e serviços, como o comparador de maquininhas de cartão, que encontra a ideal para o seu negócio.

Saiba tudo sobre recibos e proteja seu negócio!

Evite possíveis PREJUÍZOS com os recibos! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!