Black Friday: o que é e quando é?

Por Redação Azulis

Uma das datas mais aguardadas do ano pelo comércio e pelos consumidores surgiu nos Estados Unidos e hoje está presente em diferentes países como o Brasil

Os cartazes já estão espalhados pelo comércio. As caixas de email não param de receber ofertas tentadoras. Mas o que é a Black Friday e quando ela cai neste ano? A data, famosa por ser um dia de descontos arrasadores em produtos e serviços, será no dia 27 deste mês. Neste dia, as lojas – e-commerce ou físicas – capricham nos preços baixos.

Uma prática que vem dos Estados Unidos desde o século passado, sempre após o feriado do Dia de Ação de Graças. No país norte-americano os descontos chegam a 90%  e levam centenas de pessoas às ruas, formando filas gigantescas. A origem remete ao início das compras de Natal e a oportunidade de comerciantes revertem prejuízos acumulados durante o ano .

Exportada para o mundo, a tradição só chegou ao Brasil em 2010 . Mas a cada ano vem surpreendendo pelo engajamento tanto dos lojistas, quanto dos consumidores. Em 2019, a Black Friday movimentou R$ 3,2 bilhões. Conforme a Ebit | Nielsen. De acordo com o site oficial da Black Friday, foram 2,4 milhões de consumidores que compraram online e 4,27 milhões de pedidos nos e-commerce .

Para este ano, a expectativa para a Black Friday no e-commerce é de um aumento de 27% em comparação ao ano passado. Os dados são de pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen.

SAIBA+AZULIS: Como vender muito na Black Friday

Todos os tipos de produtos e serviços podem ser encontrados com descontos no dia. Em 2019, eletrodomésticos (itens de linha branca e televisores) e smartphones lideraram a lista dos mais vendidos na Black Friday. De modo geral, os produtos com ticket mais alto, performaram muito bem durante o evento. Eletrônicos, itens de informática, casa e decoração, também tiveram ótima saída. A tendência deve se repetir nesta edição.  

 

Veja cinco dicas para vender mais na Black Friday:

1 – Invista em estratégias de marketing

Criando boas estratégias de marketing você vai atrair mais visibilidade para seu negócio. Aposte em e-mails, crie banners para postar em suas redes sociais, faça vídeos no YouTube. Esse tipo de estratégia ajuda a gerar uma expectativa nos consumidores, que ficarão atentos ao que você tem a oferecer.

2 – Descontos verdadeiros

A estratégia é diminuir de verdade o valor do produto, porque em compensação você ganhará no volume de vendas. Fazer uma pesquisa entre os concorrentes ajuda a chegar num valor justo para o cliente e para você. Uma boa promoção na Black Friday aumenta a visibilidade de sua marca, uma vez que há o potencial de atingir um público diferente. A regra é simples: o preço diminui, o interesse e as compras aumentam.

3 – Ofereça mais de uma forma de pagamento

Se a única opção oferecida por você é cartão de crédito, essa é a hora de pensar em boleto bancário, débito ou dividir a compra em dois cartões. A ideia é buscar maneiras de facilitar a experiência de compra de seus clientes.

4 – Trace o perfil de compra Black Friday

Você deve estar atento às necessidades dos consumidores durante a Black Friday. Enquanto o Natal está ligado a presentes familiares, a Black Friday é sinônimo de presentear a si mesmo. Por isso, lembre-se de direcionar suas ofertas para pessoas que estarão pensando “eu mereço” na hora da compra.

5 – Aposte nas categorias mais vendidas

A Black Friday é caracterizada pela compra de produtos mais caros. Por isso, vale a pena priorizar as categorias mais vendidas na hora de oferecer os descontos

  • Smartphone;
  • Televisão;
  • Eletroportáteis;
  • Informática;
  • Eletrodomésticos;
  • Roupas femininas;
  • Perfumes;
  • Tênis;
  • Acessórios;
  • Calçados. 

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