5 dicas do fundador do Aliexpress para empreendedores

Por Maria Teresa Lazarini

Um dos homens mais ricos do mundo, Jack Ma já passou por dificuldades como todo empreendedor. Veja seus conselhos para ter um negócio de sucesso

jack-ma-dicas-empreendedorismo

Por trás da grande fortuna de Jack Ma, há muita persistência, esforço e garra. Antes de criar o Grupo Alibaba, em 1999, Ma foi rejeitado mais de 30 vezes na busca pelo primeiro emprego e recebeu 10 negativas da Universidade de Harvard. Quando, enfim, conseguiu um emprego como professor de inglês, decidiu juntar dinheiro para criar algo novo e disruptivo. Jack Ma queria empreender.

Na época, muitos ainda não acreditarem no potencial da Internet, mas o empresário não desistiu da sua ideia de negócio: plataformas de e-commerce chinesas. Com determinação e paciência, ele conseguiu criar o Grupo Alibaba, conglomerado que começou com serviços de comércio eletrônico, como o e-commerce Aliexpress – que recebe mais de 538 milhões de visitas por mês. Hoje, o grupo também tem serviços de pagamento e computação em nuvem.

Vinte anos depois, o jovem que só recebia negativas de trabalho tornou-se o homem mais rico da China, com uma fortuna de US$41,8 bilhões. Aos 55 anos de idade, Ma tem agora planos de se aposentar. Em 2013 ele deixou a presidência executiva do Grupo Alibaba e, em setembro deste ano, se despediu da presidência do conselho do conglomerado. O empresário ainda ocupa, contudo, uma cadeira no conselho e segue à frente da Ant Financial, companhia de pagamentos chinesa.

A trajetória do empresário nos deixou uma série de aprendizados. Em entrevista durante a conferência Alibaba’s Gateway ’17, o magnata deu algumas dicas para quem é empreendedor(a) ou deseja empreender. Confira.

SAIBA+AZULIS: As 10 empresas mais inovadoras do mundo em 2019

1. As pessoas precisam confiar em você

Para Ma, é essencial que os empreendedores conquistem a confiança daqueles com quem trabalham. Não importa se eles são os empregados ou investidores da empresa: um empreendedor de sucesso deve ganhar a confiança de todos. Como ele diz, “é o que nos mantém unidos”. O fundador do Grupo Alibaba também comenta que a missão da empresa e a confiança que depositaram nele são seus bens mais preciosos. Segundo reportagem da revista Inc. Ma afirma que não trocaria esta confiança nem por US$1 milhão.

2. Esqueça a competição e foque nos seus clientes

Quando Ma fala sobre experiência do cliente, seu lema é claro: para uma empresa ter sucesso a longo prazo, ela deve colocar a satisfação do cliente sempre no centro na hora de tomar qualquer decisão. Para ele, a companhia ganha muito mais quando foca nos clientes do que na concorrência.

“Como empreendedores, não olhem para seu vizinho como um competidor”, disse Ma durante a Alibaba’s Gateway ’17. “Você é muito pequeno para focar no seu vizinho ou no seu competidor. Foque nos seus clientes. Fazer os seus clientes felizes é o que importa”.

3. Pense na sua empresa de forma global

Grande parte da fortuna e do sucesso de Ma se deve ao e-commerce. Suas plataformas digitais de venda Aliexpress, Taobao e Tmall enviam cerca de 12 milhões de pacotes por dia ao mundo todo. Para o fundador do Grupo Alibaba, pequenas empresas devem operar em águas estrangeiras para sobreviver a longo prazo.

“Se você não tenta globalizar seu negócio por meio da Internet, talvez você não tenha uma oportunidade de negócio”, diz Ma, que encoraja PMEs a pensarem em formas de vender ao redor do mundo.

SAIBA+AZULIS: Medalhista olímpica deixa o Vale do Silício para empreender no Brasil

4. Contrate pessoas jovens e espertas

Na juventude de Jack Ma não faltaram respostas negativas. Durante um processo seletivo de 24 pessoas para trabalhar no KFC, rede de fast-food, 23 foram contratadas – Ma ficou de fora. Quando ele tentou ser um policial, a mesma coisa aconteceu: dos cinco inscritos no processo, quatro passaram. Ele não.

“Quando éramos jovens, ninguém nos dava uma chance”, diz Ma. “Agora, nós devemos dar uma chance para esses jovens; eles fazem um trabalho bem melhor que a gente”.

O fundador do Grupo Alibaba comenta que contrata pessoas mais espertas que ele, porque acredita que essa é a melhor decisão para a empresa.

5. Apenas continue

Depois de tanto lutar pelos seus sonhos, não é de se espantar que a lição final de Ma seja sobre perseverança. Assim como ele fez em toda sua trajetória de empresário, seu último conselho é “apenas continue”.

“Hoje é muito difícil. Amanhã é difícil. Mas o dia depois de amanhã é muito bonito”, diz o dono da Alibaba.

SAIBA+AZULIS: QR Code é a nova aposta tecnológica de pagamento

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!