Como Emitir Nota Fiscal MEI PR: PASSO A PASSO aqui!

Por Redação Azulis

A nota fiscal em formato digital ajuda a diminuir o consumo de papel, incentiva o uso de novas tecnologias, facilita a gestão tributária da empresa e reduz os erros de escrituração fiscal.

Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba

A emissão da nota fiscal é obrigatória — para fins de recolhimento de impostos e tributos municipais, estaduais e federais — e necessária para que o microempreendedor individual mantenha o seu negócio em dia com a legislação.

Contudo, é importante destacar que o procedimento varia de uma região para outra. Por isso, neste artigo mostraremos como emitir Nota Fiscal MEI PR. Acompanhe a leitura para conferir o passo a passo.

SAIBA+AZULIS: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

Como emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba: passo a passo para emitir

Antes de prosseguirmos, é interessante destacar que a NFSe é emitida em um formato de arquivo XML e pode ser armazenada eletronicamente, o que proporciona mais segurança e melhor controle dos impostos, além de garantir validação jurídica.

Passo 1. Acesse o site da Receita do Paraná

O MEI não é obrigado a emitir notas como empresas de outras modalidades. No entanto, pode ser necessário emitir uma nota fiscal avulsa para venda. Sendo assim, a primeira etapa do processo consiste em acessar o site da Receita do Paraná.

Passo 2. Cadastre o seu CNPJ

No canto esquerdo da tela, você verá um conjunto de abas para diversas finalidades chamado “Serviços”. Clique no sinal de “+” na primeira opção “ReceitaPR” para acessar as subcategorias.

emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba

Agora clique em “Torne-se Usuário” para acessar a guia de preenchimento do formulário eletrônico.

emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba

Passo 3. Preencha o formulário eletrônico

Em “Como se tornar usuário do Receita/PR”, clique em formulário eletrônico (ou acesse-o diretamente por este link).

emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba

Agora basta preencher todos os campos com as informações solicitadas, como CPF, RG, endereço, etc, e clicar em “Enviar” (na parte inferior da tela).

emitir Nota Fiscal de Serviços (NFSe) para MEI em Curitiba

Passo 4. Valide o formulário na Receita do Paraná

Após clicar em “Enviar”, será gerado automaticamente um documento que você deve imprimir, assinar, reconhecer em firma e protocolar em uma unidade da Receita do Paraná.

Passo 5. Emita a Nota Fiscal

Acessando novamente o site da Receita, clique na aba “ReceitaPR” e insira a chave de acesso — geralmente é o CPF do responsável pela empresa — e a senha que foi previamente cadastrada através do e-mail, que é enviado assim que o formulário for aprovado pela Receita.

Feito isso, basta selecionar a opção “Emissão de NFAe” e preencher as informações solicitadas e pronto! Sua nota foi emitida com sucesso.

SAIBA+AZULIS: O que é EPP e qual a diferença entre MEI, ME e EIRELI?

Este conteúdo sobre como emitir Nota Fiscal MEI PR foi útil para você? Então que tal conhecer as soluções para pagamentos que a Azulis tem a oferecer ao seu negócio? Acesse o nosso site para saber mais!

Ei você, MEI, suas vendas diminuíram na quarentena?

5 dicas imperdíveis para o você vender mais e recuperar seu prejuízo! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!