O que significa o Compe na transferência bancária?

Por Redação Azulis

O Compe é uma das informações necessárias para realizar transações bancárias. Entenda sua importância e onde encontrar.

Compe

Transações bancárias tendem a ter nomes e siglas que, muitas vezes, são desconhecidas para o grande público. Apesar das nomenclaturas não serem tão familiares, eles estão lá e são imprescindíveis para a realização correta de diversas transações. É o caso do Compe.

Você até pode nunca ter ouvido falar em Compe, mas se já fez alguma transação bancária, sem dúvidas já se deparou com ele. Em transações como transferências DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), é preciso que algumas informações sejam preenchidas para que o dinheiro seja enviado para a conta correta, como nome, CPF, para pessoa física, ou CNPJ, caso seja uma conta jurídica, número da conta, agência e número do banco. É nessa hora que o Compe aparece.

O que é e para que serve o Compe?

O Compe (Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis) é um sistema que identifica e processa as compensações bancárias. Ele é representado por um código de três dígitos que serve como identificador de bancos, sendo assim, cada instituição bancária possui um número exclusivo.

A função desta numeração é identificar o banco de destino de determinado valor em transações como depósitos ou transferências e é popularmente conhecido como “número do banco”.

Essa numeração, quando solicitada, normalmente vem acompanhada de outras informações, como número da agência, conta e nome do destinatário. Alguns bancos já adotaram a prática de busca pelo nome de instituição no lugar do número para facilitar a localização do mesmo.

Por exemplo, ao fazer uma transferência ao banco Santander, é possível buscar pelo seu nome e não apenas pela sua numeração, representada pelos dígitos 033.

A estrutura completa de informações, normalmente, é a seguinte:

  • xxx – Nome do Banco
  • Agência: 12345-6
  • Conta Corrente: 12345678-9
  • Nome do destinatário dos valores

SAIBA+AZULIS: O que é TEF e como usar a Transferência Eletrônica de Fundos

Qual a diferença entre Compe e ISPB?

Nem todos os bancos possuem cadastro no Compe, por isso existem outros métodos para encontrar a instituição que necessita. Este outro jeito de identificar corretamente as instituições nas transações é através do código do ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiros).

Este código é mais longo que o Compe, sendo composto por oito dígitos, e serve para que bancos que não possuem cadastro no Compe possam ser encontrados e direcionados.

Em casos onde o banco possui ambos números, o Compe é mais utilizado por se tratar de numeração com menos dígitos, assim sendo de mais fácil memorização.

SAIBA+AZULIS: Cheque: o que é, como depositar e preencher

Como encontrar o número do Compe?

Para saber se um banco participa ou não do Compe e encontrar seu número, é só acessar o site do Banco Central do Brasil ou a lista do Deban – Departamento de Operações Bancárias e de Sistemas de Pagamentos. Nesta lista há todas as informações úteis para quem busca dados como nome completo do banco, número do Compe e até número do ISPB.

Para facilitar, abaixo estão listados os números do Compe dos principais bancos brasileiros:

  • 001 – Banco do Brasil
  • 104 – Caixa Econômica Federal
  • 237 – Banco Bradesco
  • 033 – Banco Santander
  • 341 – Itau Unibanco

Com todas informações preenchidas corretamente, é possível garantir que valores enviados para pagamentos de fornecedores, por exemplo, serão direcionados corretamente.

Gostou das informações? Então acesse o site da Azulis e confira outros artigos e ferramentas sobre finanças e empreendedorismo.