O que é TEF e como usar a Transferência Eletrônica de Fundos

Por Redação Azulis

Você sabe o que a TEF pode fazer pelo seu negócio?

TEF

Estamos falando da Transferência Eletrônica de Fundos: uma solução completa de pagamento eletrônico integrada ao seu software de vendas.  Com ela, você pode aceitar cartões de crédito, débito e vale-refeição das mais diversas bandeiras, com a vantagem de um sistema automatizado, ágil e seguro. Dependendo do seu fluxo de vendas, pode ser a melhor opção para garantir o controle financeiro e impulsionar seus resultados.

Leia até o fim e descubra se a sua empresa já precisa desse sistema — ou se é melhor ficar com as maquininhas por enquanto.

O que é a TEF, a Transferência Eletrônica de Fundos

A TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é uma tecnologia que conecta o software de vendas às administradoras de cartões no ponto de venda, permitindo que os clientes paguem com cartão de crédito e débito ou vale-refeição e alimentação. 

SAIBA+AZULIS: Máquina de cartão com chip: o que é, quais as vantagens e as desvantagens?

A solução depende da instalação de um software e uso de um terminal de pagamento chamado Pin Pad, que faz a leitura dos cartões e processa a transação diretamente no sistema de automação comercial. Através de um cabo, essas maquininhas são ligadas diretamente ao conjunto de caixa do seu negócio. Desse modo, toda vez que uma compra com cartão é realizada, o pagamento é autorizado automaticamente, e as informações são conciliadas com o sistema de vendas, essa integração torna a frente de caixa mais ágil e os pagamentos mais rápidos e seguros.

Além disso, a principal diferença do TEF para as maquininhas de cartões comuns é a possibilidade de trabalhar com várias adquirentes (credenciadores que conectam bandeiras, empresas e bancos), ampliando as opções de cartões aceitos.

Existem, basicamente, três tipos de TEF:

  • TEF discada: a comunicação entre empresa e operadoras é feita por meio de linha telefônica e acesso discado (mais lento)
  • TEF dedicada: possui uma linha especial que fica conectada 24 horas às operadoras, geralmente por meio de linhas VPN
  • TEF IP: também funciona com a comunicação VPN, mas por meio do protocolo IP (ou seja, pela internet), agilizando as transações.

Obviamente, as opções de conexão online são mais rápidas e indicadas para empresas com grande volume de transações.

Vantagens da TEF para o seu negócio

A TEF traz inúmeras vantagens para negócios de todos os portes, abrindo caminho para o crescimento.

Confira alguns dos principais benefícios desse sistema.

Grande variedade de bandeiras

Uma das principais vantagens em utilizar a TEF é poder oferecer uma grande variedade de bandeiras aos clientes e ampliar as oportunidades de negócio.

Afinal, os cartões de crédito e débito, juntos, movimentaram R$ 850 bilhões só no primeiro semestre de 2019 — um crescimento de 18% em relação a 2018 — , segundo dados da Abecs divulgados na Agência Brasil.

Esse aumento se deve à tendência de digitalização dos pagamentos, que deve avançar ainda mais nos próximos anos.

Agilidade e disponibilidade no caixa

Quanto mais rápido for o pagamento, maior a agilidade no processo e satisfação do cliente.

Por isso, a TEF é fundamental para realizar vendas em questão de segundos, principalmente nas suas versões online.

Mais segurança nas transações

O sistema também é mais seguro para empresas e clientes, pois o valor é processado automaticamente, sem a necessidade de preencher o valor da compra — ou seja, zero risco de fraude nas cobranças.

Além disso, é muito mais cômodo para o consumidor utilizar cartões do que carregar dinheiro em espécie.

Redução da inadimplência

Outra vantagem importante para o comércio é a redução da inadimplência, uma vez que os pagamentos são autorizados na hora e permitem que o consumidor parcele o valor.

Inclusive, as soluções TEF disponibilizam uma função de consulta à restrição de crédito, proporcionando ainda mais segurança.

Negociação de taxas

A TEF é um dos únicos sistemas que permite a negociação de taxas junto às administradoras, oferecendo uma visão completa das tarifas cobradas ao gestor financeiro.

Assim, você consegue gerenciar melhor as taxas de antecipação dos recebíveis e organizar suas finanças.

Aumento das vendas e do ticket médio

Ao oferecer múltiplas formas de pagamento, você também garante um aumento das vendas e do ticket médio (valor gasto por compra) dos clientes.

Afinal, é muito mais prático para o consumidor realizar suas compras com cartão, com opções de parcelamento e pagamento a prazo.

Consequentemente, as pessoas tendem a gastar mais em comércios que utilizam meios de pagamento eletrônicos.

Como implementar a TEF

A implementação da TEF é bastante simples e requer apenas uma conexão à internet, um PinPad e um módulo integrado ao seu software de vendas.

Para adotar o sistema no seu estabelecimento, você deve buscar um fornecedor de soluções TEF, que garanta a proteção de dados e o melhor custo-benefício.

Vale lembrar que essa tecnologia é mais indicada para empresas com alto fluxo de vendas e que precisam de uma solução completa para integrar comercial e financeiro.

Para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), as famosas maquininhas de cartão podem ser uma opção mais acessível.

Para descobrir qual funciona melhor para o seu negócio, você pode utilizar o comparador de maquininhas da Azulis e ainda aproveitar as melhores promoções do mercado.

E se precisar de soluções de cobrança e finanças, também pode contar com os serviços de emissão de boletos, lembrete de pagamento de impostos e consulta de informações no CNPJ.

SAIBA+AZULIS: 3 cuidados que você deve ter ao vender por maquininhas de cartão

O importante é ficar de olho nas taxas e escolher a solução mais eficiente para impulsionar suas vendas — desde sua primeira maquininha até o momento de adquirir uma TEF sob medida.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!