Curso de vendas: escolha o seu para aprender a vender mais

Por Redação Azulis

Saiba quais habilidades você pode desenvolver e confira uma lista de opções de cursos

Vivemos a era da inovação e novos conhecimentos surgem todos os dias. Nesse cenário é essencial se manter sempre atualizado e investir na própria formação. Uma habilidade necessária para a grande maioria das atividades é saber vender.

Independemente da sua área de atuação profissional, fazer um curso de vendas pode ser  um ótimo upgrade no currículo. 

Um bom vendedor precisa se comunicar bem, conhecer a fundo o produto ou serviço que está negociando e saber também contornar as objeções dos clientes para convencê-los de que a compra realmente vale a pena.

Essas capacidades podem ser desenvolvidas e um curso de vendas ajuda bastante. 

O comportamento do consumidor vem mudando bastante nos últimos anos, especialmente devido às novas tecnologias.

Atualmente, quem pretende fazer uma compra tem muito mais acesso a informações sobre o produto ou serviço em questão, bem como a avaliações de outros clientes.

Isso faz com que a abordagem do vendedor precise ser muito mais eficiente.  

Entender esse cenário e saber como se conduzir nele é essencial para qualquer vendedor. E isso também pode ser aprendido em um curso de vendas. 

Como funciona um curso de vendas

A maior parte dos cursos de vendas se encaixa na chamada categoria de “cursos livres”. Ou seja, são cursos que desenvolvem habilidades, mas sem um reconhecimento de diploma de nível médio ou superior, por exemplo. 

O foco principal para quem faz esses cursos é adquirir conhecimento. O certificado recebido pode e deve ser incluído no currículo e com certeza será valorizado num processo seletivo.

Porém ele dificilmente terá validade, por exemplo, num concurso público ou para o ingresso em uma pós-graduação acadêmica, como Mestrado ou Doutorado. 

Mas há também opções de cursos de pós-graduação com foco em vendas. Já na graduação, os conhecimentos e habilidades de vendas ficam por conta dos cursos de Marketing ou Administração.

Os cursos de vendas podem ser online ou presenciais. A carga horária varia de algumas horas de curso até várias semanas ou meses, conforme o tipo (livre ou pós-graduação). 

O conteúdo também poderá mudar bastante de um curso para outro. Mas em linhas gerais você pode aprender: 

  • Como definir metas e estratégias para alcançá-las. 
  • Como prospectar clientes.
  • Como criar um bom relacionamento com os clientes. 
  • Como apresentar o produto e/ou serviço e cativar sua atenção. 
  • Técnicas de negociação.

Exemplos de cursos de vendas

Opções gratuitas de cursos de vendas:

– Sebrae: oferece diversos cursos:  “Como aumentar suas vendas”, “Como vender mais e melhor” e “Como vender pela internet em tempos de coronavírus”. O conteúdo está disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline 

– Curso de Vendas Diretas, Prime Cursos: https://www.primecursos.com.br/vendas-diretas/

– Inside Sales, Hubspot Academy: inside sales é uma técnica de vender sem precisar sair da empresa, mantendo contato online com o cliente, com call pela internet ou mesmo telefone. https://academy.hubspot.com/courses/inbound-sales

Opções pagas de curso de vendas:

– Udemy: esta é uma plataforma de cursos online que oferece formações nas mais variadas áreas. Em vendas podemos citar cursos como “Argumentos que vendem mais”, “Planejamento e Gestão em Vendas” e “Técnicas de Vendas e Conceitos de Negociação”. O conteúdo está disponível em: https://www.udemy.com/courses/search/?src=ukw&q=vendas

– Técnicas Campeãs de Vendas, Senac: https://www.ead.senac.br/cursos-livres/tecnicas-campeas-de-vendas/

– Cursos de Vendas, Atendimento e Supervisão, ADVB: https://www.advb.org/2015/01/31/cursos-vendas/

– Instituto Brasileiro de Negociação e Vendas: https://www.ibnvendas.com.br/treinamentos

Opções de cursos de pós-graduação:

MBA Online Gestão de Vendas e Relacionamento, Descomplica: https://descomplica.com.br/pos-graduacao/marketing/mba-em-gestao-de-vendas-e-relacionamento/

MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento, ESPM: https://www.espm.br/pos-graduacao/cursos/sul/mba-em-gestao-de-vendas-e-relacionamento/

MBA Online em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance, PUC: https://online.pucrs.br/pos-graduacao/vendas-negociacao-e-resultados-de-alta-performance

Três benefícios de um curso de vendas

O mercado está cada vez mais competitivo e saber vender é essencial para o sucesso dos negócios. Seu trabalho será com certeza beneficiado por um curso de vendas, seja você um empreendedor ou um colaborador contratado em uma empresa, mesmo que não trabalhe na área comercial. 

O primeiro grande benefício de um curso de vendas é aprender a negociar. A negociação faz parte dos relacionamentos humanos na vida profissional e pessoal, num processo de vendas ou num trabalho em equipe em qualquer outro departamento da empresa. Dessa forma, aprender a negociar para uma relação ganha-ganha será ótimo para o seu trabalho e pode até ajudar em seus relacionamentos pessoais. 

Outra vantagem de um curso de vendas é a atualização do conhecimento. Ainda que você seja um vendedor experiente, o comportamento do consumidor muda frequentemente e isso impacta em novas técnicas e abordagens. Conhecê-las é essencial para um bom resultado em vendas. 

Por fim um curso de vendas pode lhe proporcionar também networking. Incluir os professores e demais alunos em sua rede de relacionamentos é uma ótima forma de ter novas oportunidades profissionais e também abre portas para o que você já está vendendo. 

Como escolher o curso de vendas ideal para você


Para escolher qual o melhor curso de vendas, avalie três questões principais. Primeiro, entenda qual o seu próprio conhecimento na área e os objetivos do curso, assim você saberá se deve optar por um curso mais básico ou mais avançado.  

A segunda questão é sua disponibilidade de tempo. Quanto você pode se dedicar para essa formação? Quer terminar o curso rapidamente, ou está disposto a investir mais tempo para aprofundar seus conhecimentos?

Por último, avalie quanto dinheiro você pretende gastar em sua formação. Como há opções gratuitas também, pode ficar mais em conta caso você não tenha muitos recursos. 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!