Ética profissional como princípio fundamental na empresa

Por Redação Azulis

Entenda como a ética profissional influencia a reputação das empresas e pessoas. Descubra também quais atitudes podem demonstrar ética no ambiente de trabalho!

A ética profissional é fundamental para os negócios e pode ser demonstrada através de muitas atitudes. Para entender sua importância, é preciso compreender primeiro que ela está diretamente relacionada com a reputação e pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. 

Descubra a seguir qual o conceito da ética profissional e como funciona o código de conduta no meio corporativo!

Qual o conceito e por que é preciso levar a sério a ética profissional?

Uma postura ética vai muito além das aparências. Não é à toa que ela é muito valorizada no mercado de trabalho. Entretanto, é preciso explorar melhor o conceito de ética.

A ética profissional pode ser definida basicamente como um conjunto de valores e normas morais que regem os comportamentos e atitudes do colaborador em uma empresa ou no exercício das atividades profissionais. 

A palavra em si tem origem semântica no grego e significa “bons costumes”. Podemos entender então que a ética profissional é fundamental, independentemente do cargo que a pessoa ocupe na organização. Ela permeia a boa conduta esperada nos relacionamentos profissionais.

Um dos motivos que faz com que a ética profissional seja tão importante no ambiente de trabalho é que ela contribui para a manutenção de um bom clima organizacional.

É preciso levar o assunto a sério, pois condutas inapropriadas possuem consequências graves, tanto para as pessoas quanto para as empresas.

A falta de ética pode causar danos irreversíveis, que variam entre a desmotivação dos funcionários e até mesmo a destruição da imagem da empresa.

Os profissionais com comportamentos que demonstram ética profissional são mais respeitados pelos clientes, líderes e colegas de trabalho. Além disso, possuem mais facilidade na construção de relacionamentos interpessoais.

Como funciona o código de conduta e ética nas empresas?

Com tudo o que você já leu até agora, pode-se perceber que a ética profissional deve ser seguida de maneira rígida. Entretanto, nem todas as pessoas chegam esclarecidas nas empresas sobre todas as atitudes esperadas dela no ambiente de trabalho.

A solução que as organizações criaram para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados aos princípios de ética profissional foi a elaboração do código de conduta e ética. 

Conhecido também como manual, ele reúne informações importantes sobre procedimentos operacionais e conduta de comportamento, visando sempre garantir a preservação dos valores da empresa, da integridade e da qualidade.

Para que um código de ética profissional seja eficaz e assertivo, ele precisa estar acessível a todas as pessoas envolvidas no negócio. De preferência, a empresa deve oferecer também um canal para esclarecimento de dúvidas.

Os itens elencados no documento precisam ser seguidos em caráter de obrigatoriedade. Ou seja, não é uma opção para o funcionário decidir se irá agir de acordo ou não. 

Geralmente o código também prevê as penalidades para casos de descumprimento ou postura inapropriada para qualquer uma das normas estabelecidas.

É por isso também que muitas empresas disponibilizam uma cópia do código de conduta e ética nos canais internos e externos de comunicação.

Vale lembrar que muitas profissões possuem um código de ética do próprio conselho da categoria. Nesses casos, além de cumprir as normas previstas no manual da empresa, o funcionário também deve agir de acordo com o estabelecido por sua profissão.

Ética profissional e reputação. O que isso quer dizer?

Explicamos que a ética profissional precisa ser levada a sério e que as empresas e conselhos, inclusive, estabelecem quais as normas e procedimentos que devem ser seguidos pelos profissionais.

Neste ponto, você deve estar se perguntando qual é o maior impacto da falta de ética. Vamos explicar!

A ética profissional está profundamente relacionada com a reputação, seja da pessoa ou da empresa. Por isso, o maior impacto da falta dela é diretamente sobre a imagem e credibilidade.

Uma vez que a atitude ou comportamento fere os princípios da ética profissional, pode destruir ou manchar também a reputação. 

Profissionais que assediam outras pessoas, mentem, fazem brincadeiras de mau gosto ou com intimidades excessivas no ambiente de trabalho, assumem o risco de prejudicar tanto a sua imagem quanto da companhia em que trabalha.

Quais atitudes demonstram ética profissional?

Para garantir que a ética profissional seja praticada à risca, preservando a legitimidade e a boa reputação, algumas atitudes podem ser praticadas, como:

  • Demonstrar responsabilidade;
  • Ser altruísta;
  • Agir com humildade;
  • Ser solidário;
  • Agir com integridade e honestidade;
  • Buscar autoconhecimento;
  • Ter respeito pelos outros;
  • Honrar os compromissos com pontualidade;
  • Saber reconhecer os méritos dos outros.

As atitudes apresentadas aqui podem ser praticadas diariamente e devem estar sempre em congruência com os valores profissionais.

Muitas empresas, observando as atitudes dos seus colaboradores e as tendências de negócio, passaram a entender a ética profissional como um valor estratégico, abrindo vantagem competitiva em relação às concorrentes. 

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