Livros sobre empreendedorismo: com tantas opções, como escolher?

Por Redação Azulis

Para se informar, livros sobre empreendedorismo são uma boa opção. Confira as dicas de empreendedores de sucesso.

A vida administrando um negócio próprio é muito corrida, mas um empreendedor sempre deve reservar um tempo para estudar.

Se você está vivendo essa jornada diária, saiba que esse tempo dedicado aos livros sobre empreendedorismo e temas correlatos pode se reverter em novas ideias e insights para a sua empresa.

No entanto, com tantos livros sobre empreendedorismo disponíveis no mercado e tão pouco tempo sobrando no dia a dia, como escolher as melhores leituras? Nós da Azulis preparamos algumas dicas para você. Veja a seguir.

Como reservar tempo para a leitura

São 24 horas em um dia e cada semana tem sete dias. 

Se esse número é igual para todo mundo, por que algumas pessoas parecem conseguir fazer tanta coisa, enquanto outras estão sempre reclamando da falta de tempo para realizar tudo que gostariam?

Acha que falta tempo no dia a dia para organizar as leituras? Talvez você precise de ferramentas para gestão de tempo. 

É preciso que você saiba quanto tempo demora para realizar cada tarefa do seu dia, seja do trabalho ou da sua vida pessoal. Se não tem noção disso, faça um experimento: durante uma semana, anote todas as suas atividades e cronometre quanto tempo leva para completá-las.

Cuidado também com os famigerados “ladrões de tempo”. As redes sociais são o maior exemplo da atualidade. Experimente também usar um aplicativo que gerencie quanto tempo você passa nelas.

Pode descobrir que passa um número assustador de minutos nelas, que poderiam ser empregados em uma leitura que amplie o seu conhecimento e oxigene a sua mente com novas ideias.

De fato, grandes empreendedores, como Bill Gates, leem muito. A leitura é uma das melhores formas para adquirir novos conhecimentos e pode ser encarada como uma conversa mental com o autor. Por isso, vale a pena separar um tempo para isso. 

As estratégias variam: você pode decidir ler aos fins de semana, feriados e férias. Também é possível reservar um tempo todos os dias para aprender com grandes mentes que escreveram sobre empreendedorismo ou temas relevantes para ampliar seus horizontes. 

Agora que a falta de tempo não é uma desculpa, dê uma olhada nas nossas dicas de livros de empreendedorismo, consideradas leituras obrigatórias por grandes empresários.

Oito livros de empreendedorismo selecionados por grandes empreendedores

Buscamos as principais recomendações de livros feitas por empreendedores de sucesso e selecionamos aqueles que trazem bons insights sobre empreendedorismo. Veja a lista a seguir. 

Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não

Esse livro foi uma recomendação de ninguém menos que Bill Gates em seu blog, GatesNotes. O livro trata de como as nossas crenças determinam o que conseguimos alcançar e pode te ajudar a ter uma mentalidade de crescimento, enxergando obstáculos como desafios a serem vencidos. Autora: Carol Dweck

A universidade do sucesso

Essa é uma recomendação do empresário Carlos Wizard, da rede de lojas Mundo Verde. De acordo com a Revista Exame, é uma referência importante para quem quer ser um empreendedor bem sucedido, cobrindo vários tópicos relevantes. Autor: Og Mandino.

O maior vendedor do mundo

Esse livro foi recomendado por dois grandes empreendedores: Guilherme Paulus, da CVC, e Alberto Saraiva, da rede de alimentação Habib’s. 

Ele é um best seller que traz uma mensagem sobre a importância do foco em superar a si mesmo, em vez de focar apenas em sobrepujar os concorrentes. Além disso, ele recomenda a criação de outros hábitos, como persistência, controle emocional e geração de valor. Autor: Og Mandino.

O Dilema da Inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso

Esse livro foi recomendado por nada menos que Jeff Bezos, líder da Amazon, e por Steve Jobs, fundador da Apple. O que faz todo o sentido, já que esse livro é sobre algo que ambos fizeram com maestria: inovação disruptiva.

Ou seja, aquele tipo de inovação que provoca uma ruptura no mercado, fazendo com que empresas ou serviços tradicionais percam a liderança e sejam substituídos por um elemento inovador. Autor: Clayton Christensen.

Como o Google Funciona

Essa é uma recomendação do Instituto Brasileiro de Coaching. Vale a pena para entender como essa gigante do mundo virtual se tornou o que é, com lições sobre gestão empresarial. 

Entre as principais lições do livro está a ideia de que é preciso focar em qualidade sempre, sem esquecer da criatividade. Autores: Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg.

Startup Enxuta

Esse livro também foi recomendado pelo Instituto Brasileiro de Coaching. É um livro famoso, que chamou muito a atenção por trazer assuntos fundamentais para quem quer otimizar a produtividade em uma empresa. A metodologia apresentada pelo autor é usada em muitas startups. Autor: Eric Ries.

Creativity, SA

Essa é uma recomendação de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Além disso, o livro é escrito pelo fundador da Pixar e conta a sua própria experiência na história da empresa e sua fusão com a Disney, de acordo com a revista Inc. Autor: Ed Catmull

Zero to One: Notes on Startups, or How to Build the Future

Esse livro é uma recomendação do visionário Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla Motors, entre outras empresas que fundou ou preside. 

Para completar, o autor do livro é fundador da PayPal, a maior carteira digital do mundo. O livro faz um contraponto ao modelo de inovação disruptiva, trazendo uma filosofia de startups interessante. Autor: Peter Thiel.

Para se manter informado e estar sempre com novas ideias, além de ler livros, você pode escutar podcasts sobre negócios, que têm a vantagem de poderem ser ouvidos no transporte, por exemplo. 

Você também sempre pode fazer buscas no Google para encontrar mais informações. Por isso, veja agora nosso vídeo indicando as principais buscas sobre como começar um negócio!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!