O que é o Pente Fino INSS?

Por Redação Azulis

Saiba se você foi convocado para o Pente Fino INSS e como comprovar a necessidade do benefício.

Pente-Fino-INSS

Os beneficiários da Previdência Social devem ficar atentos ao chamado Pente Fino do INSS. A convocação é obrigatória para quem recebe seguro doença ou por invalidez, cujo nome está na lista oficial da checagem.

Se você ainda não sabe se precisa comparecer a alguma agência do INSS, acompanhe este artigo até o final e saiba como fazer a consulta!

O que é o Pente Fino INSS?

O Pente Fino do INSS é como ficou conhecida a Medida Provisória 871/2019, sancionada em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. O objetivo da MP é combater as irregularidades e fraudes nos benefícios da Previdência Social. Dois dos principais alvos do governo são os beneficiários do seguro doença ou por invalidez.

No caso dos doentes, há denúncias de que muitos já estariam aptos a voltar ao trabalho, mas acabam burlando o sistema e recebendo o pagamento.

Para os segurados por invalidez, a fraude é relacionada ao acúmulo de vários benefícios previdenciários, ou até mesmo à ocultação do óbito desse paciente.

Outros tipos de benefícios que serão reavaliados pelo governo são o auxílio acidente e a pensão por morte. Em todos os casos, quem precisar continuar recebendo o benefício poderá ser convocado para comprovar essa necessidade.

Como saber se fui convocado?

Para saber se você foi convocado pelo Pente Fino INSS, é preciso ficar atento aos meios de comunicação em que o instituto fará a notificação. Dentre eles, estão:

  • Meu INSS: pela sua conta pessoal no sistema da Previdência Pessoal, é possível verificar se você está entre os convocados. Para acessar, é necessário digitar o número do CPF e a sua senha. Se você ainda não tem o cadastro, deverá clicar na opção “Inscrever no INSS”;
  • Correios: o INSS enviará uma correspondência para o domicílio do beneficiário;
  • Agência Bancária: o INSS deverá comunicar os convocados diretamente pelo extrato bancário. Dessa maneira, os beneficiários receberão a notificação ao fazer o saque do pagamento.

SAIBA+AZULIS: Aviso prévio: como calcular o valor?

Quais documentos para comprovar o benefício?

Depois de comprovada a notificação para o Pente Fino INSS, o beneficiário deverá reunir os documentos que comprovam a necessidade do pagamento do seguro. Antes de sair de casa, portanto, confira se você não esqueceu nenhum desses comprovantes a seguir:

  • Laudo médico atualizado comprovando a doença ou a invalidez;
  • RG atualizado;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

SAIBA+AZULIS: Como preencher e emitir corretamente o modelo RPA

Qual a Central de Atendimento do INSS?

Se você não conseguir verificar pelos canais digitais se foi convocado para o Pente Fino INSS, existe a opção da Central de Atendimento do instituto. O telefone é o 135, disponível em todas as cidades brasileiras.

Para fazer outras consultas como o seu Extrato do INSS, agendar perícias, fazer o pedido de aposentadoria ou obter mais informações sobre os benefícios da Previdência Social, o portal “Meu INSS” é o melhor canal.

Gostou de saber mais sobre o Pente Fino INSS? Aproveite e descubra como o Meu INSS pode facilitar o seu acesso aos serviços da Previdência Social!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!