Dicas para fazer promoções criativas para lojas de roupas

Por Redação Azulis

Confira dicas para criar campanhas diferentes e saiba como usar o Instagram para alavancar suas vendas

Uma ótima forma de alavancar as vendas de qualquer produto é com promoções criativas. Para quem trabalha com roupas não é diferente. Quantas vezes ficamos na dúvida entre comprar ou não, e aquele incentivo estampado na vitrine ou na home da loja virtual é o gatilho que faltava para levarmos o produto para casa? 

Descontos são sempre boas pedidas; afinal, todo consumidor prefere gastar menos. Mas essa não é a única alternativa. Promoções criativas para lojas de roupas podem ser até mais eficientes e trazer resultados financeiros melhores do que apenas descontos. 

O primeiro ponto a ser observado é o objetivo da promoção. Ele deve ser definido durante o planejamento e ficar claro para a equipe envolvida. Atrair novos clientes, zerar ou diminuir o estoque de alguma peça com pouca saída, mudança de estação e/ou coleção. São vários motivos e cada um deles combina com uma promoção diferente. 

Em momentos de crise, como a pandemia do novo coronavírus, usar a criatividade para gerar atrativos aos clientes é ainda mais importante. Como a quarentena paralisou a economia por semanas e a orientação geral é para não sair de casa, as promoções vão ajudar bastante as lojas de roupas a retomar suas vendas.   

Como fazer promoções criativas para lojas de roupas?

Para fazer promoções criativas para lojas de roupas, o primeiro passo é reunir a equipe para um brainstorm. Esse é um momento de discutir ideias.

Por mais absurda que ela possa parecer, é interessante compartilhar com a equipe porque sua ideia pode ser aprimorada com a contribuição de colegas e virar uma ótima promoção.

Se a sua loja possui um time de marketing, ele certamente estará envolvido, mas vale a pena também chamar para participar vendedores e vendedoras, que estão em contato direto com os clientes e por isso têm grandes chances de saber o que eles querem.

Se sua loja trabalha com agência de publicidade, os profissionais da agência também podem colaborar. 

Depois do brainstorm, definida a ideia de campanha vencedora, é hora de pensar em como colocá-la em prática. Você vai precisar responder questões como: 

– Quais peças fazem parte da promoção? 

– Todos os clientes terão direito ou é para algum nicho (como mães, pais, namorados…)?

– Qual é o período da promoção? Em qual dia ela começa e quando termina?

– Se tiver desconto, qual será o valor? (Lembre-se sempre de calcular o desconto em cima, somente, da margem de lucro do produto.) 

– Como serão as ações de divulgação? 

– Como identificar a promoção no sistema financeiro da loja para que tudo fique certo na hora do fechamento de caixa? 

A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) possui um modelo de briefing para campanhas publicitárias. Ele é bem detalhado e pode ajudá-lo a estruturar sua promoção se você estiver trabalhando com uma agência ou mesmo que sua promoção seja feita totalmente pela equipe da loja. 

7 ideias de promoções criativas para lojas de roupas

Há várias opções para fazer promoções criativas para lojas de roupas. Uma delas bastante utilizada são os descontos progressivos: 1 peça com 20% de desconto, 2 peças com 30%, e até quantas peças sua estratégia suportar. Essa é uma boa forma de diminuir estoque e aumentar o tíquete médio das compras. 

Outra promoção bem eficiente para lojas de roupas é a famosa “compre uma peça e leve duas”.

Neste caso, você pode determinar que a segunda peça será sempre a mesma (boa opção para dar vazão àquelas unidades que não estão saindo de jeito nenhum) ou definir regras como a segunda peça pode ser escolhida pelo cliente no mesmo valor da primeira peça ou com uma porcentagem deste valor (exemplo: a segunda peça pode custar até 60% do valor da primeira).  

Uma terceira alternativa para o cliente pagar menos é oferecer desconto na próxima compra. Assim você também incentiva a recompra. 

Já uma opção diferente de desconto é oferecer um brinde, e aqui realmente é preciso colocar a criatividade para funcionar. Você pode produzir brindes personalizados com a marca da loja, que já funcionam como uma forma de divulgação, como canetas, chaveiros, squeezes, sacolas ecológicas etc. 

O brinde também pode estar associado a uma data. Por exemplo: que tal dar um miniovo de chocolate para os clientes na época da Páscoa? Essa é uma forma de se envolver na data festiva mesmo sem vender produtos diretamente ligados a ela.    

As promoções envolvendo brindes também podem ser feitas em parceria com fornecedores ou com outras lojas. Assim é possível dividir o custo da campanha e divulgar duas marcas ao mesmo tempo. 

Sorteios e eventos, estes últimos especialmente em lançamentos de coleção, também são promoções criativas para lojas de roupas. Se você vende pela internet, pense também em oferecer frete grátis (sempre calculando qual será o valor mínimo da compra para que esse benefício lhe traga retorno financeiro).

Dica bônus: valorize seus clientes fiéis. Crie um programa de fidelidade (que nada mais é do que uma versão de longo prazo do desconto na próxima compra) e ofereça benefícios quando ele indicar sua loja para outros clientes. 

Como usar o Instagram para vender mais?

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e o acesso a elas é diário. Uma das mais populares atualmente é o Instagram, com 69 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais. 

O Instagram é uma ótima ferramenta para vendar mais e pode ser utilizado para divulgar seus produtos e suas campanhas e mesmo para ser o canal principal de uma promoção criativa. Veja algumas sugestões: 

– Convide seus clientes a postarem uma foto no feed ou nos Stories marcando sua loja ou a hashtag da sua campanha. A recompensa por isso pode ser um brinde, um desconto, a participação em um sorteio etc.

– Poste uma foto no perfil da sua loja e convide seus clientes a compartilharem e/ou marcarem amigos e conhecidos. As opções de recompensa podem ser as mesmas do item anterior.   

– Aproveite memes e assuntos do momento para fazer postagens com potencial de viralizar. Assim a marca da sua loja pode ficar bastante famosa. 

– Promoção TBT: utilize a famosa hashtag para repetir alguma promoção que tenha feito bastante sucesso no passado. 

Como ser criativo para vender nas principais datas comerciais?

Não é à toa que as datas comemorativas são campeãs de vendas no comércio. Elas são ótimas oportunidades para fazer promoções criativas para lojas de roupas. 

Não deixe passar nenhuma data importante: Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal. Tenha um calendário e planeje suas campanhas com antecedência. Assim você tem mais chances de acertar e ter bom retorno financeiro. 

Para vender de maneira criativa nessas datas, é importante fazer todo aquele processo que citamos no início do texto: brainstorm, descrição das regras da campanha, ações de divulgação etc. 

Uma boa dica para ter ideias diferentes é pesquisar promoções em outros segmentos (como alimentos ou brinquedos) e pensar como elas poderiam ser adaptadas para sua loja. 

Lembre-se também das datas menos comuns, como Dia do Consumidor, Dia das Crianças e Dia da Avó. Elas podem ajudar a movimentar a loja em períodos de poucas vendas.

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