Como montar uma loja de roupas de sucesso: passo a passo

Por Redação Azulis

Todas as informações para começar sua loja de roupas e como satisfazer as necessidades do seu público-alvo

Se você deseja empreender no segmento de moda, é provável que esteja pesquisando sobre como montar uma loja de roupas bem-sucedida. Afinal, como se trata de um tipo comum de comércio, a competitividade é alta. E, por essa razão, é preciso aprender formas de se destacar nesse meio.

Vamos trazer todas as dicas e etapas para fazer do seu sonho uma realidade. E adivinhe só: o primeiro passo para o sucesso você já deu, que é justamente ir atrás das informações necessárias para aprender como montar uma loja de roupas. O segundo é continuar a leitura até o final. Vamos em frente?

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Como montar uma loja de roupas: passo a passo

O sucesso de um empreendimento depende, em grande parte, do seu planejamento estratégico. E, com uma loja de roupas, não é diferente. É esse o instrumento que dará toda a base necessária para sustentar as ações que você vai promover ao longo do tempo, desde antes da abertura do negócio. Quer descobrir tudo sobre como montar uma loja de roupas? Então, acompanhe o passo a passo.

1. Defina o que vai vender

Esta primeira dica parece óbvia, mas há uma boa razão para ela aparecer logo de cara. Sim, uma loja de roupas tem um produto muito claro, mas a que público ele se destina? Você pretende focar nas mulheres, homens, crianças, plus size, outro segmento ou ser generalista? O primeiro passo para quem quer abrir um negócio nesse segmento é saber o que vender.

2. Encontre seu público-alvo

Este segundo passo é uma consequência natural do anterior. Até porque, ao decidir apostar no vestuário feminino, por exemplo, você sabe que seu público-alvo é formado por mulheres. Mas que mulheres são essas? Que idade elas têm? O que elas buscam? Entre preço e qualidade, o que é mais importante para elas?

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3. Estude a concorrência

Analisar o mercado é útil por diferentes razões. A primeira delas é fazer benchmarking, que nada mais é que identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, seus erros e acertos, para construir uma estratégia própria. Como as outras lojas miram o mesmo público que o seu, fica mais fácil identificar o que dá certo ou não. Fora que estudar a concorrência ajuda na hora de escolher seu ponto de venda, que é o nosso próximo passo.

4. Escolha bem a localização

Ainda como parte do planejamento, escolha a localização de forma estratégica e alinhada ao perfil do seu público-alvo. Tenha muita atenção ao tomar essa decisão: mesmo que encontre um ponto dos sonhos, avalie com cuidado. O valor do aluguel, por exemplo, pode ser muito alto e, talvez, você não consiga arcar com as despesas no início. Cogite ainda a possibilidade de ter um negócio online, se combinar com seus objetivos e interesses do público.

5. Defina o nome da loja

Crie um nome autêntico e confira se já não existem lojas com a mesma marca no mercado. Uma sugestão é levantar algumas opções de nomes e realizar uma pesquisa com os potenciais clientes para descobrir qual eles preferem.

6. Providencie a regularização

Não há como montar uma loja de roupas de sucesso se mantendo na informalidade. Seja como MEI (Microempreendedor Individual), micro ou pequena empresa, fato é que há vantagens inegáveis para um negócio regularizado. Ter um CNPJ, emitir nota fiscal, abrir conta bancária como pessoa jurídica são algumas vantagens da formalização. Sem contar que passa uma imagem muito mais profissional ao mercado, concorda?

7. Execute o planejamento financeiro

É fundamental fazer o levantamento dos investimentos para montar o negócio e evitar despesas que não possa pagar. Afinal, você terá de enfrentar os primeiros meses após a inauguração, quando a loja ainda não estará faturando alto. Nessa hora, cautela e planejamento nunca são demais.

8. Faça campanhas de marketing

Já sabe tudo sobre como montar uma loja de roupas? Calma, estamos chegando lá.

Todo negócio precisa de clientes para sobreviver e crescer e, para esse objetivo, campanhas de marketing são fundamentais. Não significa que você tenha que investir muito dinheiro. Novamente, olhe para o seu público-alvo e saiba a melhor forma de fazer a divulgação chegar até eles. Pode ser por panfletos, anúncios em jornais, publicações em redes sociais ou outdoors, por exemplo.

9. Compre corretamente e controle seu estoque

A logística é uma das principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso do negócio. Por isso, pesquise os melhores fornecedores e saiba comprar corretamente. Vá conhecendo a demanda de seus clientes e monitore seu estoque. É importante saber exatamente a quantidade de produtos que entra e sai, assim como quais são os itens mais vendidos. Planeje-se para que não sobre e nem falte.

10. Fidelize seus clientes

Promova uma experiência de vendas única para o seu cliente e aposte em programas de fidelização. Para que sua loja seja conhecida e divulgada, é preciso que os consumidores sejam encorajados a voltar. Você pode fazer um cartão fidelidade ou apostar no cadastro online, entregando cupons para os clientes. Essa segunda opção é bem interessante, uma vez que, com o cadastro realizado, você constrói um banco de dados para manter o contato com o público.

11. Contrate um contador

Cuidar das finanças do seu negócio pode parecer uma tarefa simples no início. No entanto, sem planejamento as contas tendem a fogir do controle. Para ajudar na organização das suas demandas, avalie a possibilidade de suporte um contador.

12. Automatize seus processos

Todos os processos burocráticos ficam mais fáceis com a ajuda de sistemas informatizados. Seja o controle de estoque, o cadastro de clientes, o registro das vendas ou o fluxo de caixa. Com a automatização, você consegue otimizar tempo com os registros e relatórios, por exemplo. É um investimento que vale a pena.

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5 dicas para ter uma loja de roupas de sucesso

Depois de tudo o que vimos até aqui sobre como montar uma loja de roupas, só resta focar nos detalhes da estratégia. A concorrência está cada dia maior em todos os segmentos de mercado. Para driblar essa adversidade, é preciso criar ações que gerem valor para o cliente. Acompanhe as dicas que separamos para você obter destaque no ramo.

1. Ofereça um bom atendimento

Faça uma boa recepção, seja ágil em relação às demandas e dúvidas do seu cliente, e não se esqueça de agradecer pela preferência no momento da despedida. Fazer com que o consumidor tenha uma experiência única com o atendimento é fundamental. Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Faça seu cliente se sentir importante!

2. Invista em profissionais capacitados

Contratar profissionais capacitados é fundamental e, tão importante quanto, é oferecer a eles os melhores treinamentos. Afinal, sua equipe precisa ter competências indispensáveis para prestar um bom serviço. Conhecer bem o produto, conseguir sanar as dúvidas dos clientes, lidar com imprevistos e operar os sistemas da loja são exemplos de habilidades importantes.

3. Acompanhe o seu público

Como já falamos, um dos primeiros passos para abrir uma loja é conhecer o seu público-alvo. Mas, além disso, é importante continuar pesquisando o mercado para se adequar a esse perfil. Para isso, peça e aceite o feedback de seus consumidores, solicite sugestões e trabalhe a melhoria contínua. Dessa forma, você estará preparado para promover a melhor experiência para o seu consumidor, com produtos e serviços que, de fato, geram valor para ele.

4. Dê atenção à ambientação da loja

Não é preciso dizer que a ambientação da loja precisa ser agradável, correto? Invista em um espaço harmonioso, limpo, arejado e confortável. O cliente precisa se sentir em casa quando estiver em seu estabelecimento.

Com todos esses passos e dicas, ficou mais fácil saber como montar uma loja de roupas, não é mesmo? Ao seguir essas recomendações, maiores são as suas chances de sucesso. Você viu que o negócio requer bastante estudo e planejamento, principalmente para superar os primeiros meses, até que o empreendimento conquiste seus clientes. Depois, é preciso combinar responsabilidade com criatividade.

Afinal, encantar o seu público é uma meta a ser perseguida sempre. Para se dedicar a tarefas como essa, você pode contar com a ajuda de tecnologia para facilitar outros processos. Na plataforma da Azulis, por exemplo, você tem acesso a um comparador de maquininhas de cartão e ainda pode se cadastrar para receber o boleto DAS MEI no celular. Além disso, encontra conteúdos e vídeos exclusivos que ajudam, e muito, no crescimento do negócio.

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