Serasa Empréstimo: como funciona o eCred?

Por Redação Azulis

O eCred é um dos serviços oferecidos pela Serasa para quem quer fazer empréstimo pessoal ou para autônomo.

O Serasa é muito conhecido pelos seus serviços de análise de crédito, como consulta de CPF ou Score do Consumidor, mas você sabia que ele também fornece uma linha de crédito?

O eCred, ou Serasa Empréstimo, é uma linha de crédito online disponível, inclusive, para autônomos negativados.

Essa pode ser uma boa opção para o empreendedor que está inadimplente, mas que precisa de acesso ao crédito. Saiba como ele funciona.

O que é o eCred?

Considerar fazer um empréstimo pode ser a alternativa para pessoas que buscam quitar dívidas, empreendedores que precisam de recursos urgentes ou para quem deseja começar um negócio.

Seja qual for o motivo, o fato é que está cada vez mais simples de conseguir um empréstimo e pesquisar a melhor proposta por causa do número de empresas que fazem esse tipo de serviço.

O Serasa é uma delas, e oferece um leque de tipos de empréstimos diferentes: empréstimo pessoal, para negativados, para autônomos, sem comprovação de renda e outros.

O empréstimo Serasa, ou eCred, é um marketplace de créditos. Nele, o cliente pode escolher entre diversas ofertas de empréstimo e cartões de crédito, através da parceria da Serasa com bancos, fintechs e outras instituições financeiras.

O foco da plataforma, feita em parceria com a fintech Simplic, são os brasileiros que estão inadimplentes.

Como o Serasa empréstimo trabalha com vinte e três empresas parceiras diferentes, pode ser que alguma delas leve em consideração o Serasa Score para que haja a aprovação do crédito ou não, além de outras variáveis.

Todo o serviço oferecido pelo eCred é gratuito, e o consumidor pode fazer buscas por empréstimos e comparações de ofertas sem ter que pagar taxas.

Como solicitar o empréstimo?

O serviço é feito de forma 100% digital e começa com um formulário com perguntas. A partir daí, a plataforma sugere empréstimos que se encaixem melhor ao perfil do cliente, baseado no que eles responderam.

O Serasa Empréstimo inclui nas buscas também resultados de empréstimos para pessoas com nome sujo, que têm taxas maiores de juros. É possível comparar informações de parcelamento e de juros através de simulação no site.

É importante ficar atento às taxas de IOF, impostos e tarifas de cadastro, que podem ser cobradas dependendo da empresa escolhida.

Mas quais documentos são necessários para dar entrada em um empréstimo com o Serasa? A lista é:

  • Documento com foto (RG, CNH, carteira de trabalho etc.);
  • CPF;
  • Comprovante de renda (Contracheque, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite);
  • Comprovante de residência (Conta de luz, fatura de cartão de crédito, extrato do FGTS enviado pelos Correios, contrato de aluguel etc.).

Apresentar a documentação não garante a aprovação de crédito, mas o cliente tem a possibilidade de fazer uma nova simulação para tentar uma oferta diferente.

Normalmente, o tempo médio para ter uma resposta sobre o empréstimo é de 5 dias úteis, e o cliente é informado quando o processo é concluído, porém, ele também pode acompanhar o pedido no próprio site do Serasa.

Vantagens e desvantagens do empréstimo com o Serasa

A plataforma eCred do Serasa Empréstimo oferece diversas vantagens ao consumidor. Uma delas é a confiabilidade na marca, já que se trata de uma empresa nacionalmente conhecida e que opera desde 1968 através de outros serviços, como os de proteção ao crédito.

A praticidade também é um dos benefícios que atrai clientes, que podem fazer comparação de várias propostas de empréstimo sem saírem de casa, através do computador ou celular, de forma totalmente gratuita.

Além disso, o Serasa Empréstimo também oferece empréstimos para negativados, tanto na categoria de empréstimo pessoal quanto na categoria de empréstimo para autônomo, e também é possível pedir empréstimo sem a comprovação de renda.

Contudo, é interessante ficar atento a alguns pontos que podem ser desvantagens para o cliente.

Nas categorias de empréstimo com maior nível de inadimplência, como os que não exigem comprovação de renda, os juros cobrados são altos, já que a empresa não poderá saber quanto exatamente o cliente ganha.

Outra desvantagem a ser considerada é que a plataforma do Serasa não faz pesquisa em todas as empresas que oferecem empréstimo. Isso pode fazer com que você corra o risco de não fechar o melhor negócio por ele não aparecer nas buscas.

Além disso, ter muitas empresas parceiras pode resultar em diferentes políticas internas, o que pode dificultar na hora de receber uma oferta. Por exemplo, ter uma pontuação alta no Serasa Score não dá garantia que o cliente vai ter a proposta aprovada.

Suporte e contatos

O Serasa Consumidor conta com vários canais de atendimento físico pelo país, além do atendimento online e via telefone.

Pontos de Atendimento

No site do Serasa, é possível fazer uma busca e saber se há pontos de atendimento físico na sua cidade. Acesse aqui.

Telefone

3003-6300 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h).

A empresa recomenda para as pessoas que estão fora das capitais ou das regiões metropolitanas que façam a ligação com o DDD da capital mais próxima.

Facebook Chat

É possível ter atendimento também através do bate papo na fanpage da marca no Facebook.

Reclame Aqui

A marca está presente na plataforma Reclame Aqui e conta com nota média de 7.5 no último ano. Normalmente, leva cerca de 5 dias e 19 horas para responder aos clientes. Acesse aqui.

Pesquisando outras alternativas

Ainda está em dúvida sobre a melhor escolha para o seu empréstimo? A Azulis compara empréstimos com as melhores taxas para você. Entre e confira no nosso site a seleção especial de opções de empréstimos.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!