SMTP: saiba o que é, para que serve e qual é a importância

Por Redação Azulis

Entenda a relação do servidor SMTP com o uso de e-mail. Veja quais são os problemas mais comuns gerados pela má configuração.

E-mails são um dos nossos mais conhecidos meios de comunicação on-line. Embora hoje já existam diversas outras tecnologias, como mensagens de texto, videochats e chamadas de áudio pela internet, o e-mail ainda é utilizado com bastante frequência, tanto para questões pessoais como profissionais.

Por isso, você precisa que seus e-mails sejam enviados e recebidos com segurança, certo? Para garantir que realmente sejam entregues e que suas informações não sejam extraviadas, existe o protocolo SMTP. A seguir, saiba mais sobre como essa tecnologia funciona.

O que é e para que serve o SMTP?

Muitas atividades que você faz on-line são possíveis graças aos protocolos. Trata-se de regras e diretrizes de softwares de rede que permitem que o computador se conecte a essas redes. É dessa forma que você compra on-line, lê artigos, acessa vídeos, envia e-mails etc.

O SMTP é um desses procolotos e significa “Simple Mail Transfer Protocol” – Protocolo Simples de Transferência de Correspondência, em tradução livre. O SMTP é utilizado no envio e recebimento de e-mails desde a década de 1970.

Como tem baixa capacidade de enfileirar mensagens na ponta de recebimento, geralmente é utilizado com o protocolo POP3 ou IMAP, que salva as mensagens em uma caixa de correio do servidor para o usuário realizar o download.

Pode-se dizer então que o SMTP é um protocolo de envio de e-mails, enquanto o POP3 e o IMAP são de recebimento.

Como configurar um servidor SMTP?

Você pode definir um SMTP em provedores de e-mail gratuitos (como Gmail, Yahoo, Hotmail) ou pagos (que apresentam maior segurança). De qualquer forma, a configuração é a mesma:

  1. Selecione “Configurações da conta”
  2. Escolha a opção “Servidor de saída (SMTP)”
  3. Clique em “Adicionar…”
  4. Preencha os dados da seguinte forma:

– Descrição: um nome informal para que você identifique o servidor

– Servidor: especificação do SMTP, fornecido pelo seu provedor

– Porta: também fornecida pelo seu provedor

– Modo de autenticação: escolha uma senha

– Nome de usuário: coloque seu endereço de e-mail

Prontinho. SMTP configurado, e você já pode utilizar seu e-mail normalmente no provedor escolhido.

Problemas mais comuns com o servidor SMTP

Você já tentou enviar um e-mail e recebeu um erro com o código “Mail Delivery System” e uma descrição complicada? Pois vamos explicar o que significam os principais erros de SMTP.

  • Recipient address rejected: User unknown – Quer dizer que essa conta não existe. Possivelmente, foi apagada do servidor.
  • Host or domain name not found – O domínio não existe. Você provavelmente digitou errado.
  • Maildir over quota – A caixa do e-mail do destinatário está cheia.
  • Recipient address rejected: Try again later – O e-mail está temporariamente indisponível. Provavelmente o servidor do destinatário está em manutenção.
  • Client host [IP DO SERVIDOR] blocked – Seu e-mail foi bloqueado por estar na lista negra de spammers. Você provavelmente tem enviado spam frequentemente e caiu nas rédeas de algum órgão gerenciador de spam.
  • Reason: 553 5.0.0 Possible virus – O e-mail que você enviou provavelmente está com algum vírus.
As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!