DNS Google: como usar e qual o melhor?

Por Redação Azulis

Saiba como o DNS Google funciona e conheça mais empresas para decidir qual o melhor servidor DNS

O Domain Name Service, mais conhecido como DNS, é um servidor responsável por transformar os endereços de IP em URLs amigáveis. Essas URLs são a forma mais conhecida para se acessar um site, como exemplo de: www.azulis.com.br.

Atualmente, existem vários servidores DNS no mundo, e a Google possui o seu próprio servidor DNS público. Confira agora todas as dicas sobre esse serviço!

O que é o DNS Google?

O Google Public DNS é um serviço totalmente gratuito e criado pela Google em 2009. Sua criação fez parte de uma iniciativa da empresa para tornar a internet mais rápida e mais acessível.

No ano de 2012, o serviço foi considerado o maior DNS público do mercado, com mais de 70 bilhões de requisições diárias.

Como usar o DNS da Google?

Windows 10

  1. Primeiro, clique no Iniciar e depois em Configurações;
  2. Vá até a opção “Rede e Internet”, e clique na aba Wi-Fi;
  3. Agora clique em Alterar opções de adaptador;
  4. Com o botão direito do mouse, clique sobre a conexão de internet que está ativa;
  5. Clique em Propriedades;
  6. Na opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, clique novamente em Propriedades;
  7. Agora, habilite a opção “Usar os seguintes endereços de servidor de DNS”;
  8. Feito isso, insira os endereços: Primário (8.8.8.8) e Secundário (8.8.4.4);
  9. Pronto! Confirme as alterações.

MacOS

  1. Na barra superior, clique no ícone da maçã (Menu Apple);
  2. Vá até a opção “Preferências do Sistema” e clique em Rede;
  3. Agora clique na conexão ativa;
  4. Depois clique no botão Avançado, e acesse a aba DNS;
  5. Para inserir os novos endereços, delete todos os que estiverem na tabela esquerda, e clique no botão (+) para adicionar os novos;.
  6. Digite os seguintes endereços: Primário (8.8.8.8) e Secundário (8.8.4.4);
  7. Pronto! Agora é só confirmar as alterações.

Por que usar o Google Public DNS?

Mesmo com todos os servidores DNS do mundo realizando basicamente as mesmas funções, o DNS Google é um dos que possuem maiores benefícios relacionados à velocidade de resolução, eficiência e privacidade.

Por utilizar uma tecnologia de encaminhamento por anycast, os usuários estão sempre conectados nos Data Centers mais próximos da sua localização.

Além disso, como a Google leva muito a sério a questão de privacidade, as informações referentes à provedora de internet, localização e endereço de IP mantidas em seus servidores são apagadas após 24 horas.

Quais os outros servidores DNS?

Caso você não queira utilizar os servidores DNS da Google, existem outras opções no mercado que também são boas. Conheça algumas que selecionamos como dica:

Giga DNS

O servidor Giga DNS é um serviço mantido no Brasil, e faz parte da mesma empresa que cuida da KingHost, que presta serviços de hospedagem. Os seus servidores estão localizados no Rio Grande do Sul, e atualmente é uma das empresas mais conhecidas no país.

Open DNS

A Open DNS é bem conhecida no mercado, e é uma das mais populares quando o assunto é servidor DNS. Os seus servidores estão espalhados pelo mundo todo, e você ainda pode contar com recursos extras de segurança, como sistema de proteção parental.

Atualmente vários servidores de DNS estão disponíveis no mercado. E, mesmo não sendo um serviço muito conhecido para quem não é da área de T.I., ele pode ser um fator muito importante para o bom funcionamento de sua empresa, principalmente quando o assunto é produtividade.

O DNS Google continua sendo o principal e mais utilizado do mercado, por se destacar com suas ferramentas inovadoras, que garantem velocidade, segurança e privacidade. Quer conhecer mais ferramentas e estratégias que ajudam na performance da sua empresa? Acesse o blog da Azulis e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!