O BPO financeiro é a solução para os seus problemas?

Por Redação Azulis

O BPO financeiro pode melhorar a qualidade da gestão financeira da sua empresa e, como consequência, também do seu produto ou serviço final.

Você sabe como o BPO financeiro pode ajudar a sua empresa? Terceirizar alguns processos pode ser bastante vantajoso em situações como as exemplificadas abaixo. 

Se a gestão financeira da empresa está sob responsabilidade sua ou de um sócio, talvez vocês não sejam especializados na área contábil. E com isso, precisam gastar muito tempo e energia para dar conta das demandas, sem a certeza de estar fazendo da forma efetiva.

Por outro lado, se a sua empresa conta com uma equipe pequena de colaboradores, o impacto de uma contratação para lidar exclusivamente com a gestão financeira pode ser bastante onerosa.  

Para grandes, que precisam contratar uma equipe considerável para dar conta das necessidades de gestão financeira, o custo com as contratações pode ser ainda mais impactante.

Esses são exemplos em que o BPO financeiro pode ajudar. Preste atenção neste artigo da Azulis e entenda mais sobre o assunto.

O que é BPO financeiro

A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing. O termo é usado para se referir à prática de terceirizar os processos de uma empresa. 

Geralmente, as operações terceirizadas não são diretamente ligadas à atividade principal ou atividade fim do negócio. 

Se você tem uma confeitaria, por exemplo, atividades como contabilidade e gestão financeira são fundamentais para a saúde da empresa. No entanto, elas não fazem parte das principais ações necessárias para entregar seu produto ao cliente.

No caso da implementação de um BPO, as atividades financeiras da empresa passam a ser terceirizadas e realizadas por um contador ou uma equipe de contabilidade externos. Esses profissionais podem cuidar tanto da movimentação financeira quanto do controle dos aspectos tributários. 

Por que adotar o BPO financeiro?

Quando uma empresa começa a crescer, vale a pena ter a tranquilidade de saber que a gestão financeira está sendo realizada por uma equipe altamente capacitada.

O fato dos profissionais externos serem especialistas no assunto faz com que as operações sejam realizadas de forma eficiente e menos sujeitas a erros. 

Além disso, a equipe financeira pode elaborar relatórios com indicadores importantes para tomadas de decisão. O custo com os serviços financeiros também pode ser relativamente menor do que o de contratar uma equipe interna, uma vez que não há necessidade arcar com todos os encargos trabalhistas, que ficam sob responsabilidade da empresa contratada.   

Dessa forma, os recursos financeiros, de tempo e de energia economizados podem ser direcionados para o que a sua empresa sabe fazer de melhor. Ou seja, para o produto ou serviço que é vendido aos clientes. Assim, a adoção de um BPO financeiro pode significar um aumento na qualidade da sua atividade principal. 

A prática de terceirizar as atividades financeiras de um negócio tem sido cada vez mais utilizada no Brasil. E isso é visto tanto em empresas menores que buscam ter mais condições de se dedicar à sua atividade principal, como por empresas maiores que visam economizar a terceirização.

Como implementar o BPO financeiro

O primeiro passo para implementar o BPO financeiro na sua empresa é encontrar um bom escritório especializado no assunto. É importante verificar indicações de outros clientes do escritório, por exemplo, para saber se ele é realmente confiável. 

É fundamental que você compreenda bem o serviço que será prestado. Peça informações sobre como será feita a gestão financeira, quais ferramentas tecnológicas serão utilizadas, como será o acesso. 

Tire todas as suas dúvidas na etapa de contratação. Essa é a etapa mais importante do processo de implementação do BPO financeiro, pois, depois que estiver tudo acertado entre você e o escritório contratado, os procedimentos para iniciar as atividades são poucos. 

Você precisará apenas passar as informações relevantes para a contratada, como contratos e informações sobre clientes e fornecedores. Também dará acesso de administrador para a empresa de BPO financeiro, de forma que ela possa realizar todas as atividades necessárias. 

E, por fim, não assuma que, porque as tarefas financeiras foram delegadas, você não precisará mais se preocupar com elas. Continue sempre acompanhando de perto os resultados apresentados pela equipe externa. 

Atividades que podem ser terceirizadas

Entre as atividades que podem ser terceirizadas, estão:

  •  as operacionais, como o controle de pagamentos e de recebimentos;
  • fluxo de caixa;
  • emissão de declarações à Receita Federal;
  •  cumprimento das demais obrigatoriedades tributárias, entre outras. 

Atividades analíticas também podem ser terceirizadas, como análise de crédito e a produção de relatórios com indicadores sobre a sua empresa. 

É importante assegurar a qualidade desses relatórios, pois são uma ferramenta essencial para a tomada de decisões. É a partir deles que você pode descobrir, por exemplo, que setores precisam de mais atenção para melhorar a eficiência e os resultados. 

Saiba mais sobre como otimizar a gestão da sua empresa

Para ter mais informações que possam ajudar na gestão de sua empresa, continue navegando pelo blog da Azulis e acompanhando as atualizações.

Você pode saber mais sobre as vantagens e benefícios da terceirização de serviços e conferir dicas sobre como economizar com a sua empresa.

Além disso, mesmo que você terceirize o setor financeiro, é importante que você compreenda como ele ajuda a sua empresa a crescer

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!