Veja como economizar com a sua empresa e mantê-la saudável financeiramente

Por Redação Azulis

Endividamento é um dos principais problemas das empresas. Aprenda com a Azulis, a evitar isso para manter as contas em dia!

economizando-na-empresa

Em um cenário totalmente competitivo, frente a crises econômicas e tributos verdadeiramente desafiadores, é comum que as empresas sintam na pele a dificuldade de se manterem financeiramente saudáveis. Em função disso, muitas delas acabam se endividando e colocando em risco as suas atividades. Por isso, é preciso saber como economizar com a empresa.

Quem quer dar a volta nesse problema terá que ficar atento àquilo que a empresa realmente tem controle: sua situação interna. Nela, estão inclusos os gastos necessários tanto para operar quanto para investir em crescimento.

Logo, se você quer descobrir como manter as finanças sob controle e entender como economizar com a empresa, fique conosco!

Quais são os principais problemas do endividamento?

Algumas vezes, quando as empresas precisam realizar investimentos ou adquirir capital de giro, elas acabam contraindo dívidas. Isso é absolutamente normal. No entanto, é importante estar atento quando essas contas são feitas para financiar outras dívidas. Nesse caso, quando o empreendimento busca cobrir furos de caixa ou refinanciar seus créditos, as chances de perder o controle das finanças é muito maior.

É importante entender que, dentro da realidade da empresa, existirão dívidas positivas e outras prejudiciais para o negócio. Aquelas dívidas planejadas, com o pagamento sob controle e em forma de investimento, servem para que o negócio aumente seu faturamento no longo prazo, já as contas que estão apenas cobrindo outras contas são preocupantes.

O endividamento geralmente é contraído pela falta de um planejamento financeiro, instrumento que serve para projetar o fluxo financeiro do negócio em médio e longo prazo, com base nas suas contas atuais e previstas. Com ele, é possível evitar acontecimentos e preparar o caixa para cobrir as despesas do período.

Quando um gestor não utiliza essa ferramenta, acaba tendo que tomar decisões intuitivas e improvisadas sobre as finanças. Isso pode colocar em risco a segurança financeira do negócio.

Além disso, existem outros motivos que podem acabar provocando o endividamento, como:

  • períodos de baixo faturamento (poucas vendas);
  • dependência do capital de terceiros (especialmente para pagar dívidas);
  • desconhecimento dos custos do negócio;
  • gestão ineficiente dos recursos;
  • falta de clareza sobre os processos internos,
  • margem de lucro inadequada.

No entanto, é válido lembrar que, com um planejamento financeiro eficiente e um bom controle orçamentário, é possível manter tudo em perfeito funcionamento.

SAIBA+AZULIS: Contabilidade de Custos: o que é e como realizar em sua empresa

Como organizar a empresa financeiramente?

Agora que você já sabe quais são as principais causas do endividamento, aprenda a se proteger delas. Confira nossas dicas sobre como economizar com a empresa.

Faça uma análise de custos

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você conheça os custos da sua empresa. Esse é o primeiro passo para organizar financeiramente o seu negócio e se prevenir de eventuais problemas. Só assim você poderá adotar estratégias eficientes e realistas para o seu empreendimento.

Apesar de não parecer, muitas empresas acabam tendo mais gastos do que precisariam. Se dentro da organização há determinado controle com a relação de todos os custos, investimentos e despesas, fica mais fácil entender onde está indo o dinheiro e, é claro, é possível redirecionar os esforços.

Invista na otimização de processos

Pode parecer que não, mas a ineficiência dos processos organizacionais custa realmente caro para uma empresa. Você consegue imaginar o quanto está sendo gasto, de forma desnecessária, com horas extras, desperdício de energia elétrica e escalas de trabalho que não aproveitam todo o potencial da equipe?

Tudo isso poderia ser utilizado para otimizar os processos e garantir uma economia maior para a empresa. Além disso, existem estratégias baratas e muito eficazes para solucionar diversos gargalos internos. A tecnologia e a automação de tarefas são algumas delas.

Aposte na terceirazação de serviços

A terceirização de serviços é uma ótima opção para quem está procurando como economizar com a empresa, pois auxiliar a diminuir os custos fixos. Imagine que, em uma empresa que precisa fabricar seus produtos, terceirizar algumas etapas significa reduzir consideravelmente gastos com pessoal, locação e matéria-prima.

Além disso, para aquelas empresas que precisam de serviços especializados, é muito mais viável contratar mão de obra terceirizada, do que manter uma equipe ou um setor próprio para isso.

Faça da economia uma meta

Os gastos de uma empresa impactam diretamente nos seus resultados financeiros. Portanto, por que não fazer da economia uma meta? Você precisará manter um controle preciso dos custos, mas isso ajudará a estabelecer novos objetivos. Se a conta de água ou de energia elétrica estão muito altas, por exemplo, você pode implementar meios de reduzir o consumo e, consequentemente, o gasto mensal com elas.

Todo o recurso que sobra da redução desses custos pode ser redirecionado para melhoramentos no negócio, desde a sua estrutura física até a preparação e treinamento do pessoal.

Invista em conhecimento

Sempre que uma dica inclui o termo “investir” a primeira impressão é de que isso não faz parte de como economizar com a empresa, não é? No entanto, essa ideia é bastante equivocada. O investimento em conhecimento e capacitação, nesse caso, é uma fonte de recursos estratégicos importantes para que o seu negócio seja impulsionado.

De que forma? Bem, imagine se você não precisasse ficar tentando, pelo erro e acerto, descobrir o melhor método para gerenciar a sua empresa, mas, pelo contrário, já soubesse o que fazer para ser um verdadeiro sucesso desde o início. Como seria? Isso é o que o conhecimento faz, ele encurta caminhos!

Como a Azulis pode ajudar você com esse assunto?

A Azulis é uma plataforma digital que tem como objetivo auxiliar a encontrar soluções que realmente farão a diferença para o seu negócio. Por isso, nós podemos ajudar você a encontrar produtos e serviços ideais para a sua empresa, com as melhores ofertas e condições exclusivas.

Sabemos que, no final do mês, isso fará toda a diferença no orçamento do seu empreendimento. Além disso, existe uma série de serviços disponibilizados que serão uma verdadeira mão na roda para o dia a dia na empresa. Já pensou conseguir pagar seu boleto DAS com total facilidade? E emitir boletos de cobrança para os clientes, sem mensalidade?

Se você está buscando formas como economizar com a empresa, essa pode ser uma alternativa surpreendente!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!