Cartão para negativado: é possível – e vale a pena – obter?

Por Redação Azulis

Você está com o nome sujo mas está em busca de um cartão de crédito? Saiba se é possível, e recomendável, adquirir um

cartao-de-credito-para-negativado

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo todo. Muitas pessoas, inclusive, pagam todas as suas contas e fazem todas as suas compras por esse meio.

A grande maioria das empresas fornecedoras desses cartões, no entanto, faz uma pesquisa sobre as finanças da pessoa antes de disponibilizar o cartão, para, assim, evitar riscos de calotes. Oferecer cartão para negativado não é um bom negócio para essas empresas.

Outra questão é a necessidade de alguém que já está devendo e com o nome sujo, possuir um cartão de crédito. A probabilidade de aumentar ainda mais essa dívida é muito grande. No entanto, se você necessitar desse cartão, existem algumas opções no mercado, que indicaremos a seguir.

Cartão para negativado: opções

Cartões pré-pagos

Uma opção é o cartão pré-pago, no qual se faz recargas e gasta-se de acordo com a necessidade. A maioria deles é de uso internacional, o que é uma alternativa para quem está negativado, não possui um cartão de crédito, e quer utilizar alguns aplicativos, como Uber, Spotify, Netflix, etc., que necessitam de um número de cartão.

É preciso, no entanto, verificar as taxas desses cartões, que são, geralmente, as seguintes:

  • Adesão: uma taxa que você paga ao adquirir o cartão
  • Recarga: taxa paga toda vez que você faz uma recarga
  • Saque: taxa para sacar dinheiro
  • Mensalidade de gerenciamento: basicamente, uma anuidade para a instituição administrar seu cartão

Elas acabam sendo mais altas que um cartão de débito, e, por isso, para quem já está endividado, é preciso ter cautela.

Exemplos de cartões pré-pagos:

Cartão de crédito consignado

Esse é um cartão para negativado que trabalha no funcionalismo público, é aposentado ou pensionista do INSS ou funcionário das Forças Armadas. Nessa modalidade, não há uma consulta ao SPC ou Serasa, mas há uma análise para a definição do limite. A fatura mínima desse cartão é descontada diretamente na folha de pagamento do usuário. Geralmente, esses cartões têm taxas e juros menores, já que têm alguma garantia.

Alguns exemplos:

SAIBA+AZULIS: Cartão Shell Santander: Veja se é ruim e se vale a pena

Será que vale a pena?

Um cartão de crédito já é uma forma muito fácil de se endividar por apresentar crédito “fácil” e acabar comprometendo a renda dos usuários que não tiverem controle sobre seus gatos. Um cartão para negativado pode não ser a melhor opção, já que o ideal é, antes de mais nada, quitar as dívidas existentes. Muitas vezes, essas dívidas já são provenientes do cartão de crédito, portanto o cartão para negativado seria bastante contraindicado.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!