Ativo circulante e não circulante: você conhece as diferenças?

Por Redação Azulis

Tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre ativo circulante e não circulante.

Ativo circulante e não circulante

Toda pessoa que assume um cargo de empreendedor precisa saber como está a situação financeira da empresa. Para chegar neste ponto, é preciso avaliar diversos elementos, inclusive o ativo circulante e o ativo não circulante. Eles integram o balanço patrimonial, um importante documento exigido por lei a todas às empresas.

Mas você sabe identificar o que é um ativo circulante e o ativo não circulante? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

SAIBA+AZULIS: Glossário do Empreendedor – Tudo o que você precisa saber.

O que são ativos circulantes?

O ativo circulante diz respeito aos bens e direitos que podem ser convertidos em recursos a um curto prazo. Os elementos que compõem os ativos circulantes dependerão do tipo de empresa e de quais serviços ela presta.

Como exemplo, é possível citar itens diversos armazenados nos estoques de uma fábrica. Ao serem processados para gerar produtos e ocasionar lucro, são considerados ativos circulantes.

Dinheiro em caixa, mercadoria já pronta para venda e depósitos bancários são outros exemplos.

O que são ativos não circulantes?

Se, por um lado, os ativos circulantes são aqueles que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro para o empreendimento, os ativos não circulantes são, justamente, aqueles recursos que só sofrerão a conversão em período acima de 12 meses.

Os ativos não circulantes podem ser exemplificados como sendo os bens duradouros do empreendimento, que não podem ser rapidamente transformados em finanças, mas que de toda forma estruturam a empresa e o sistema de produção.

São exemplos de ativos não circulantes os depósitos de renda fixa com vencimento acima de 12 meses, recuperação de impostos e créditos fiscais, participações societárias, imóveis, veículos etc.

SAIBA+AZULIS: Gestão de estoque: softwares, planilhas e como fazer

Quais as diferenças entre ativos circulantes e não circulantes?

A principal diferença entre o ativo circulante e o não circulante diz respeito ao nível de liquidez existente. Esse elemento representa a capacidade de realizar transações financeiras e quitar dívidas.

Levando esse parâmetro em consideração, o ativo circulante é considerado aquele com maior grau de liquidez, já que pode ser transformado em finanças a um curto prazo.

Por outro lado, o ativo não circulante conta com um grau bem menor de liquidez. É muito fácil notar isso quando os bens da empresa tomam mais tempo para se converterem em dinheiro (médio ou longo prazo).

Quais são os elementos que compõem os ativos circulantes?

Existem três principais elementos que compõem os ativos circulantes. São eles:

Ativo circulante operacional

Como o próprio nome sugere, esse elemento diz respeito às fases operacionais da empresa, isto é, que são cruciais para o funcionamento do empreendimento.

Os ativos operacionais podem ser circulantes e se transformar em dinheiro a um curto prazo, ou não circulantes, se tomarem bastante tempo para serem revertidos em dinheiro.

Como exemplo, é possível citar as contas a receber, como duplicatas, além dos estoques.

Ativo circulante líquido

O ativo circulante líquido também é chamado de ativo circulante financeiro e diz respeito aos recursos recebidos por meio das atividades e investimentos da empresa. Fundos imobiliários, aplicação em ações e títulos públicos e privados são bons exemplos de ativos líquidos.

Ativo circulante cíclico

Os ativos cíclicos, como o próprio nome diz, se relacionam ao ciclo operacional da empresa, isto é, à rotina do empreendimento e a todas as atividades repetitivas.

Como exemplo, é possível citar os adiantamentos com fornecedores.

Gostou do artigo? A Azulis é uma empresa de soluções para pagamentos e cobranças que oferece diversos serviços e conteúdos a fim de inspirar empreendedores que têm o objetivo de fazer a empresa crescer. Para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo, navegue pelo site da Azulis.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!