Google Meu Negócio: saiba como colocar sua empresa no mapa

Por Maria Teresa Lazarini

google-meu-negocio

O Google é a maior plataforma de busca no mundo. Todos os meses, acontecem mais de 5 bilhões de pesquisas por restaurantes, 1 bilhão de buscas por lojas de roupas e 5 milhões de pesquisas por cafeterias. Afinal, quem nunca recorreu ao Google para encontrar um restaurante próximo ou descobrir o horário de funcionamento de uma loja? As respostas que encontramos nessas buscas fazem parte de uma plataforma específica, o Google Meu Negócio ou Google My Business.

Para ajudar você a aparecer nas pesquisas dos clientes e expor mais sua marca, explicamos melhor que ferramenta é essa e como se cadastrar. Confira.

GUIA - Quer ser um empreendedor de sucesso?

Saiba como registrar sua marca neste guia que preparamos para você! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que é o Google Meu Negócio?

Criado em 2014, o Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite aos empreendedores cadastrar suas empresas fornecendo informações relevantes, como endereço e horário de funcionamento,  além de promoções, fotos e avaliações dos clientes. O serviço, também disponível em aplicativo, serve como um tipo de divulgação gratuita que aumenta a visibilidade do negócio – sempre que um usuário busca pelo nome da empresa ou por serviços e produtos que ela comercializa, as informações cadastradas aparecem.

google-meu-negocio-perfil
Exemplo de perfil no Google Meu Negócio / Fonte: Google

As principais funcionalidades do Google Meu Negócio são:

  • Endereço: o Google mostra ao usuário o endereço do seu negócio no Google Maps e traça rotas para ajudá-lo a chegar ao estabelecimento. Empresas que não têm um ponto físico também podem se cadastrar na plataforma;
  • Horário: a ferramenta mostra o horário de funcionamento do local e o fluxo de movimento médio ao longo do dia;
  • Número de telefone e e-mail: o cliente consegue checar o número de telefone e ligar diretamente, caso a busca seja feita pelo celular;
  • E-mail: clicando no link, o usuário é direcionado para a caixa de e-mail;
  • Avaliações de clientes: é possível verificar a opinião de clientes por meio de notas e estrelas (de 1 a 5);
  • Fotos: a plataforma permite incluir algumas fotos do estabelecimento – uma boa estratégia para atrair clientes;
  • Outras informações: também é possível inserir informações como site e rotas no display principal do Google Meu Negócio, além de permitir ao usuário salvar a página.

SAIBA+AZULIS: QR Code é a nova aposta tecnológica de pagamento

Como o Google Meu Negócio funciona?

O Google mostra resultados da plataforma Meu Negócio em diferentes situações:

1. Pesquisa por um estabelecimento

Se você quer tomar um café e não sabe exatamente onde, pode inserir a palavra “cafeteria” na busca do Google que ele mostrará os estabelecimentos do tipo que estão perto de você. A pesquisa inicial mostra um mapa com cafeterias próximas e três resultados que a plataforma considera mais relevante. É possível ver uma lista mais detalhada de cafeterias em “mais lugares”.

exemplo-google-meu-negocio
Fonte: Google

2. Pesquisa por um estabelecimento em uma área específica

Esse tipo de busca é muito útil para quem está em uma cidade diferente ou em um bairro que não visita muito. Se o usuário insere no campo de busca “tipo de estabelecimento + local”, o Google refina a pesquisa e mostra resultados direcionados.

cafeterias-consolacao
Fonte: Google

3. Pesquisa pelo nome do negócio

Ao pesquisar exatamente o nome do estabelecimento, o usuário consegue informações muito mais detalhadas, como horário de funcionamento, descrição do lugar e telefone. Nesse tipo de busca, aparece um display completo sobre a empresa do lado direito da página.

soul-cafe-sp
Fonte: Google

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?

Para criar um perfil no Google Meu Negócio, é necessário seguir alguns passos, desde a criação da página até a verificação pelo time do Google.

Veja a seguir:

1. Acesse o site do Google Meu Negócio

Na página do Google Meu Negócio, clique em “Gerencie Agora”. Em seguida, o Google pedirá para você acessar sua conta no Gmail, o que é obrigatório para criar um perfil na plataforma. Após inserir seu e-mail e senha, você será direcionado para a página seguinte, onde deve clicar em “Inclua sua empresa no Google”.

incluir-empresa-google
Fonte: Google

2. Preencha as informações da sua empresa

O Google vai pedir que você fale um pouco mais sobre sua empresa: o nome, categoria, endereço (se houver), telefone e site (se houver). A cada informação escrita, você deve clicar em “Próximo”.

nome-google-negocio
Fonte: Google

3. Finalize e espere a verificação da empresa

Ao clicar em “continuar”, no fim do cadastro, você concorda com os termos do Google e permite que ele verifique se as informações dadas são verdadeiras. Para isso, a plataforma costuma agendar uma ligação ou chamada de vídeo com algum representante da empresa. É necessário esperar esse passo para começar a usar o Google Meu Negócio.

verificar-empresa-google-meu-negocio
Fonte: Google

 

SAIBA+AZULIS: Guia do MEI: tudo o que você precisa saber para ter sucesso no seu negócio

Como editar sua página no Google Meu Negócio?

Depois que seu perfil no Google Meu Negócio estiver autenticado, vá para www.google.com.br/meunegocio ou baixe o aplicativo da plataforma e acesse sua conta. Uma vez logado, você poderá personalizar sua página com mais fotos, informações e temas diferentes para, em seguida, lançar o perfil na rede.

O primeiro passo para personalizar a página do seu negócio é clicar na opção “Website”, que fica no canto esquerdo da tela, como na imagem abaixo. Após essa etapa, vão aparecer alguns pop-ups – clique sempre em “Próximo” até aparecer um botão azul com a palavra “Publicar”

personalizar-google-meu-negocio
Fonte: Google

As opções “temas”, “editar”, “fotos” e “mais” ajudam a personalizar a sua página. Veja a seguir o que cada uma dessas seções faz:

editar-google-meu-negocio
Fonte: Google
  • Temas: você escolhe a fonte da letra e a cor de fundo do seu site;
  • Editar: permite alterar edições como descrição da sua empresa, menus, ligações de clientes, etc.
  • Fotos: você consegue fazer o upload de fotos do seu site;
  • Mais: permite alterar o nome do site, comprar um domínio ou deletá-lo.

Caso você tenha mais alguma dúvida sobre como utilizar o Google Meu Negócio, veja os links abaixo:

Google Meu Negócio – para acessar e administrar suas páginas.

Dúvidas – para saber mais informações sobre o Google, seus benefícios, como utilizá-lo, etc.

Otimizar – para deixar suas informações mais completas e atualizadas.

Google Meu Negócio: quais são as vantagens?

Como mostramos antes, o Google Meu Negócio permite que os usuários encontrem um estabelecimento de diferentes maneiras. Supondo que você tenha um negócio, o perfil funciona como um resumo da sua empresa, respondendo as principais dúvidas de clientes. Em outras palavras, é um tipo de divulgação gratuita.

Além disso, a plataforma tem grande destaque na página do Google: se o usuário pesquisa sobre um tipo de estabelecimento, as marcas aparecem antes dos anúncios e dos resultados orgânicos. Nesse caso, pessoas que nunca ouviram falar da sua marca podem passar a conhecê-la.

Outra grande vantagem da plataforma é a interação que ela permite ter com os clientes. Seja por meio das estrelas de avaliação ou dos comentários, você pode saber mais sobre os usuários e seus interesses. Lembrando que vale a pena responder as dúvidas, reclamações, agradecer elogios e recomendações. Isso mostra que sua empresa se importa com o que os clientes pensam.

SAIBA+AZULIS: Portal do Empreendedor: o que é, por que utilizar e suas vantagens

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!