Emitir nota fiscal Curitiba – aprenda com nosso passo a passo

Por Redação Azulis

A emissão de nota fiscal sobre serviço ou produtos é uma obrigatoriedade que todo CNPJ precisa cumprir, por isso, para aqueles que estão debutando no universo do empreendedorismo é preciso seguir alguns passos para não ter dor de cabeça na hora da contabilidade!

Curitiba, Paraná

Em todo o Brasil é obrigatório que empresas de todos os tamanhos, prestadoras de serviços ou comércio emitam nota fiscal. Porém, cada município atua de forma própria na hora de autorizar empresas e prestadores de serviços para que possam emitir o documento em seus respectivos estabelecimentos.

Emitir nota fiscal em Curitiba, por exemplo, não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade a capital paranaense é uma das cidades menos burocráticas para empresários.

Vamos aprender o passo a passo de como emitir nota fiscal em Curitiba sem complicações e de forma definitiva.

Emitir Nota Fiscal em Curitiba: o passo a passo definitivo!

Após ter o CNPJ e o alvará da empresa em mãos é necessário solicitar junto ao setor de ISS da prefeitura seu login e senha para que possa, através do portal do município começar a emitir suas NFe. E, então, seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: entre no site da prefeitura!

Acesse: https://www.curitiba.pr.gov.br/ e clique em ISS.

  • Passo 2: acesse o tipo o tipo de nota a ser emita!

Na página do ISS que irá abrir você duas opções de notas que podem ser emitias por prestadores de serviços: Nota Fiscal Eletrônica Curitibana e Nota Fiscal Eletrônica para MEI, hoje falaremos sobre a primeira opção. Vamos lá?

  • Passo 3: NFe Curitibana!

Para quem é prestador de serviço e irá emitir a NFe Curitibana, deverá instalar o Programa Nota Curitibana, ele está disponível para aparelhos móveis Android e iOS ou você pode acessar através do computador.

SAIBA+AZULIS – 5 cursos gratuitos online da FGV para empreendedores

Clique em Emitir NFS-e. Atenção se você possui em seu computador algum bloqueador de pop-up é necessário desativá-lo para poder ter acesso ao passo seguinte.

Ao clicar em emitir NFS uma nova tela abrirá (pop-up) e lá você deverá informar seu usuário e senha – no caso de novos usuários é preciso clicar em “novo usuário”.

 

 

Parte 2:

Agora para cadastrar sua empresa é preciso fornecer um dos dados abaixo e clicar em “pesquisar”.

Parte 3:

Na sequência o sistema pedirá para que você confirme ser o responsável legal pela empresa para que possa ter acesso pleno ao portal e possa emitir notas fiscais curitibanas.

Parte 4:

O próximo e último passo antes de começar a emitir NFe é preencher todos os dados da empresa, além, de alguns dados pessoais seus – responsável legal do CNPJ. Cadastre, também, um nome de usuário e senha, escolha algo fácil de ser lembrado depois, pois, será usado todas as vezes que entrar no sistema.

Clique em confirmar e volte a tela da “Parte 2”. A partir daí, basta entrar na sessão “emitir NFSe”, fornecer os dados do receptor do documento: CNPJ ou CPF, valor do documento e descrição do tipo do serviço prestado.

NFe – simples, fácil e seguro!

Dentre as principais vantagens da NFe está na economia com gráficas para impressão dos  blocos de nota e, também, não é necessário ter um local X para armazenar de forma segura os mesmos.

Lembre-se apenas de sempre atualizar e verificar a autenticação do certificado digital, pois, sem ele em funcionamento a empresa ficará impossibilitada de emitir notas. Por isso, reserve um computador ou dispositivo eletrônico apenas para assuntos fiscais e bancários, evitando, assim, possíveis bugs, invasões de vírus e demais problemas.

Caso haja algum problema ou mesmo precisa cancelar a NFe o cancelamento da mesma pode ser feito sem quaisquer problemas, através do próprio sistema, até o pagamento do imposto sobre a nota. Caso a empresa já tenha pagado o imposto e constatou algum erro no documento será necessário solicitar autorização diretamente na Prefeitura para seu cancelamento.

Caso surja alguma dúvida no meio do caminho sobre como é o processo para emitir nota fiscal em Curitiba a própria Prefeitura disponibiliza um canal para que se possam tirar dúvidas, através do e-mail: isscuritiba@smf.curitiba.pr.gov.br, ou seja, sem a necessidade de se deslocar até a secretaria de finanças.

E, então, viu só como é simples emitir nota fiscal em Curitiba? Quer ter mais conteúdos como esse em primeira mão? Siga nossas redes sociais e acompanhe todo o nosso conteúdo e novidades!

SAIBA+AZULIS – Amigos com Síndrome de Down abrem pizzaria para vencer o desemprego

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!