3 dicas do maior vendedor do Brasil
João Appolinário, fundador e CEO da Polishop, fala sobre oportunidades, atendimento ao cliente e vendas pela internet
![Polishop](https://www.azulis.com.br/wp-content/uploads/2019/06/shutterstock_1364988245-e1566506888676-770x522.jpg)
Se você zapeou os canais de TV hoje, provavelmente se deparou com um anúncio da Polishop. Passar pela propaganda da rede varejista multimarca, criada em 1999 por João Appolinário, não é coincidência. Ela ocupa 140 horas diárias de programação. Além das propagandas, a rede detém mais de 140 lojas físicas, com cerca de 3,5 mil funcionários. Embora não revele números da operação, estima-se que a Polishop fature cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano.
![shark_tank_2018_appolinário_reprodução](http://live-azulis.pantheonsite.io/wp-content/uploads/2019/06/shark_tank_2018_appolinário-150x150.jpg)
O sucesso da Polishop está diretamente ligado ao empresário Appolinário (foto à dir.), que há muitos anos decidiu investir nas suas próprias ideias. Atualmente, além dos próprios negócios, ele participa do programa Shark Tank Brasil, uma produção do canal Sony que promove o encontro entre empreededores e investidores.
Appolinário conversou com o NeoFeed sobre negócios. Nós, da Azulis, separamos, três dicas do empreendedor para você aplicar na sua empresa.
CRISE E OPORTUNIDADE
O varejo sempre está na ponta. Sente a piora e a melhora da economia antes de todos. Sentimos que as coisas estão melhorando, a confiança está voltando. O importante, em todos esses anos de crise, é buscar as oportunidades.
AUTOATENDIMENTO VALE A PENA?
Se você não tem ninguém para atender e demonstrar o produto, você compra na internet, compra da sua casa. As empresas que estão apostando no autoatendimento estão tendo problemas.
DIFERENÇAS ENTRE OMNICHANNEL E MULTICANAL
No omnichannel, todos os canais são equalizados. As mesmas ofertas, o mesmo preço, o mesmo produto, o mesmo tudo. No multicanal, não. O e-commerce tomou um caminho errado no mundo, o caminho do desconto, da destruição de valor. O e-commerce é comodidade, é praticidade, esse é o serviço para ele prestar. Só isso. Eu conheci uma loja da Polishop, vi os produtos, cheguei na minha casa e comprei os produtos pelo e-commerce. Não porque é mais barato, mas porque é mais prático.