WhatsApp Business: o que é, vantagens e como ter

Por Redação Azulis

Confira tudo sobre o Whatsapp Business. Por que você deve ter um, como utilizar, vantagens e cuidados envolvidos.

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos empreendedores e parece que é uma tendência que veio para ficar. Mas, junto às muitas vantagens que essas novas tecnologias trazem, também vem o desafio de separar a vida pessoal da profissional e entender os limites que isso implica. Com isso em mente, o WhatsApp criou o WhatsApp Business, uma ferramenta que promete facilitar a interação do empresário com os clientes de forma ágil, organizada e simples.

Mas como funciona exatamente esse WhatsApp para empresas? Confira os tópicos a seguir para entender exatamente o que é, como usar e quais são os prós e contras do WhatsApp Business.

Quer bombar seu negócio em todas as redes sociais?

Confira o e-book IMPERDÍVEL da Azulis e saiba como! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

WhatsApp Business: o que é?

Criado em 2018, o WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido especialmente para empresas, microempreendedores ou profissionais autônomos. Com ele, é possível criar um perfil comercial para facilitar o contato com os clientes, a partir do uso de ferramentas como:

  • Mensagens automáticas: é possível salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência – como preços, prazos, formas de pagamento, etc. – para responder os clientes com mais rapidez.
  • Notificações: com o WhatsApp Business, o cliente receberá notificações de atualizações da empresa ou de qualquer mensagem desejada.
  • Estatísticas: é possível acompanhar os dados de quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
  • Etiquetas: permitem classificar conversas e contatos, possibilitando o envio de mensagens padrão para clientes que tenham determinada etiqueta.

Como funciona o WhatsApp Business?

Quem já está familiarizado com o WhatsApp, não terá problemas com o WhatsApp Business. A base do sistema de mensagens é igual, mas agora com novas ferramentas para facilitar a conexão com o cliente. Todas são muito intuitivas, simples de usar e de acesso rápido pelo menu de configurações. A única diferença que salta um pouco dos moldes já conhecidos do aplicativo é a criação do perfil profissional.

Depois de baixar o aplicativo, o WhatsApp Business pedirá uma série de informações para compor um perfil comercial. O ideal é colocar dados úteis para os clientes, como endereço, descrição da empresa, site, horários de funcionamento, etc.. Com isso, os usuários poderão encontrar o que querem e entrar em contato como desejarem.

Logo, cabe ao aplicativo verificar a conta. Há três tipos:

  • Verificada: o WhatsApp Business verificou que a conta pertence a um usuário autêntico e colocará um ícone verde no perfil.
  • Confirmada: o número de telefone corresponde ao da empresa e o perfil aparecerá com um ícone cinza.
  • Não-verificada: ainda não foi verificada ou confirmada e possui um ponto de interrogação no perfil.

Depois de criar o perfil, o aplicativo funciona basicamente como o WhatsApp, como uma rede social de mensagens instantâneas com imagens, vídeos, gifs, emojis, áudios e chamadas. As ferramentas novas -próprias do WhatsApp Business-  podem ser acessadas pelo menu de configurações e ajustadas de acordo com o gosto do usuário.

SAIBA+AZULIS: Copywriter: o que é e como se tornar um?

O que eu preciso fazer para poder usar o WhatsApp Business?

Qualquer um que tenha um celular e acesso à internet pode usar o WhatsApp Business, já que o aplicativo está disponível na Google Play Store e na App Store gratuitamente. Depois de baixá-lo, os seguintes passos são simples:

  • Concordar com os termos de condições;.
  • Permitir o acesso aos contatos, fotos e arquivos;
  • Inserir e verificar o número de celular. Atenção: não é possível agregar o mesmo número já associado ao WhatsApp normal. Caso isso aconteça, o WhatsApp Business vai informar e sugerir a transferência de todas as conversas e contatos.

Completando esses requisitos, já é possível usar normalmente as ferramentas do WhatsApp para empresas.

WhatsApp Business: qual é a vantagem?

A maior vantagem do WhatsApp Business é clara: todo mundo usa ou já usou o WhatsApp. Os números não mentem, é o aplicativo de mensagem mais popular do mundo, com 1.5 bilhões de usuários, segundo a Statista.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!